sábado, 13 de agosto de 2022

.: Crítica: "Evita Open Air" é mais do que um espetáculo, é uma experiência


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em agosto de 2022


De fora se nota a gigante estrutura, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, devidamente preparada para oferecer a experiência inesquecível ao público de testemunhar o espetáculo "Evita Open Air", que chega repaginado ao Brasil, pela primeira vez a céu aberto. A montagem da Atelier de Cultura apresenta a história de Eva Peron, protagonizada pela atriz de vocal ímpar, Myra Ruiz, que contracena com talentos conhecidos dos musicais como Cleto Baccic (Perón), Fernando Marianno (Che), Felipe Assis Brasil (Agustín Magaldi) e Verônica Goeldi (Amante).

O cenário suntuoso, ganha mais força com a energia do elenco em cada cena, sendo o espetáculo dividido em dois atos para contar a história da pobre e sonhadora María Eva Duarte. A argentina, que aos 15 anos, ambiciona chegar a província de Buenos Aires e com o amigo da família, o cantor de tangos, Agustín Magaldi, parte para onde sempre quis a ponto de estrear no cinema, tornando-se uma estrela de radionovelas. 

A produção impecável ainda abre espaço para que o estilo musical, tango, esteja presente, seja nas batidas rítmicas ou na dança do elenco sempre devidamente posicionado por todo o palco -e até nas partes altas do cenário. Assim, se faz o jogo de sedução do tango, mas também a luta de Evita para sair de sua cidadezinha até chegar ao estrelato e, finalmente, conquistar o coração de Juan Domingo Perón,  iniciando carreira política, sendo esposa do presidente.

Elegante, a Evita de Myra Ruiz transborda carisma por meio de gestos afetuosos, incluindo momentos de total fofura quando uma menininha interage com ela -criança interpretada por Anna Beatriz Simões, Belle Rodrigues ou Isa Camargo. Na montagem nada está em excesso, tudo tem seu devido espaço e encanta num amplo palco que faz o público olhar para as laterais, o centro e, claro, o cenário.

"Evita Open Air" leva o plateia na arquibancada para acompanhar a linha do tempo do maiores feitos dessa forte mulher, que com somente uma malinha de poucas roupas e um grande sonho, consegue ser reverenciada pelos argentinos e tratada como santa. A evolução de Eva Perón acontece no palco, assim como quase todas as trocas de roupas. Como passar impune quando diante de todos, tal qual um arco-íris sua saia ocupa o centro do palco ou quando troca vários vestidos em cores vibrantes em segundos?

O musical de 110 minutos mais 15 minutos de intervalo, que também é uma aula de história, emociona e arrepia por vezes. Contudo, as lágrimas dificilmente são contidas quando a voz limpa de Myra Ruiz entoa a clássica canção "Não Chore por Mim Argentina" usando um vestido de festa e cheio de brilhos. Tudo ali no palco parece um sonho -e, acredite, ficará na sua lembrança por longo tempo. Imperdível!

Foto: Mary Ellen Farias dos Santos

HOMENAGEM: O palco a céu aberto de gigante estrutura, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, montado pela produtora Atelier de Cultura para o espetáculo "Evita Open Air", foi também cenário para o encontro de talentosos nomes que interpretaram Eva Perón em "Evita" no teatro musical brasileiro ao longo dos anos. Além de Myra Ruiz, a atual intérprete da mulher emblemática da política Argentina, foram homenageadas Claudya (1983), Marina Gabetta (1986), Paula Capovilla (2011) e Bianca Tadini (2011). Coincidindo com a semana em que se completou 70 anos da morte de Eva Perón (1919 - 1952), o quinteto no palco, com a liderança da Eva Perón de "Evita Open Air" no microfone, Myra Ruiz, elas comentaram o impacto de foi o musical "Evita" em suas carreiras de sucesso e receberam flores, no domingo, dia 31 de julho. 


* Mary Ellen é editora do portal cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm


Foto: Mary Ellen Farias dos Santos


Serviço
"Evita - O Musical"
Apresentado por Ministério do Turismo e Comgás
Patrocínio master: Porto
Patrocínio: Vivo
Apoio: Prosegur
Hotelaria oficial: Radisson Blu São Paulo
Apoio Institucional: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e Governo do Estado de São Paulo
Uma produção: Atelier de Cultura
Realização: Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Até 28 de agosto de 2022
Local: Parque Villa-Lobos - Entrada pelo portão Cândido Portinari
Av. Queiroz Filho, 1365 - Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Observação: a localização da megaestrutura já está disponível nos principais aplicativos de deslocamento como Waze, Google Maps, Uber e 99 digitando “Evita Open Air” na busca.

Sessões: 
Quinta-feira, às 20h. Sexta-feira às 20h. Sábado, às 15h e às 19h30. Domingo, às 15h e às 19h30.
Ingressos: De R$ 50 a R$ 300. À venda pelo bit.ly/ingressosevita.

Bilheterias oficiais (sem taxa de conveniência)
Parque Villa-Lobos (próximo à Roda Gigante)
Av. Queiroz Filho, 1365 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SP - 05319-000
Horário de funcionamento: quinta e sexta-feira das 16h às 20h. Sábados e domingos das 12h às 20h. Segundas, terças e quartas-feira, fechado.

Instituto Artium de Cultura
Rua Piauí, 874 - Higienópolis - São Paulo - SP - 01241-000
Horário de funcionamento: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 18h. Segundas-feiras, terças-feiras e feriados, fechado.
Capacidade da estrutura: 1.545 pessoas
Duração: 110 minutos mais 15 minutos de intervalo
Classificação Indicativa: livre
Gênero: Teatro Musical
Estacionamento terceirizado pago no local próximo à entrada do evento.
Entrada próxima à Estação Villa-Lobos - Jaguaré da Linha 9 Esmeralda.
Todas as sessões contam com acessibilidade física e acessibilidade de conteúdo, com intérprete de Libras e serviço de audiodescrição.

Cliente Porto tem 30% de desconto. Desconto não cumulativo a outros descontos, limitado a quatro ingressos por CPF, válido para todas as sessões disponíveis, exceto na Plateia Silver. Consulte o passo a passo para ativação do desconto no site de vendas.

Cliente Vivo Valoriza tem 30% de desconto. Desconto não cumulativo a outros descontos, limitado a quatro ingressos por CPF, válido para todas as sessões disponíveis, exceto na Plateia Silver. Consulte o passo a passo para ativação do desconto no site de vendas.

Desconto Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

Vídeo da homenagem

Trecho de "Não Chore por Mim Argentina"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.