domingo, 14 de agosto de 2022

.: Crítica: "O Lendário Cão Guerreiro" ensina a superar as diferenças

 

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


A animação das produtoras Paramount Pictures, Huayi Brothers e Nickelodeon Movies, "O Lendário Cão Guerreiro", com pré-estreia no sábado e domingo, dias 13 e 14 de agosto, nos Cinemas Cineflix, presenteia o público com um curta-metragem -hábito abandonado pela Pixar após lançar o projeto SparkShorts-, para então apresentar a trama ágil, em cores vibrantes e cheia de ensinamentos vivida por um cachorro que sonha ser samurai e um grupo de gatos que precisam de ajuda. 

O colorido de encher os olhos, na produção dirigida por Rob Minkoff, ‎Mark Koetsier e Chris Bailey, é complementado pelo texto divertido e sagaz, de Nate Hopper e Ed Stone, fala com o público -de todas as idades. Aliás, usa adequadamente a metalinguem, por várias vezes. Seja quando um personagen questiona de onde surgiram os letreiros com o nome da animação que caíram em cima dele, ou quando um outro encara firmemente -e com zoom- quem está assistindo a tudo pela telona, além de ainda lembrar o tempo que a produção tem para concluir a história.

A aventura com roteiro redondinho, seja por entreter e também ensinar, garante espaço para referências a clássicos, como por exemplo, "West Side Story" quando os Sharks e os Jets se enfrentam. Outro atrativo na animação do herói peludo, com ar inocente, é a estreia de Paulo Vieira na dublagem, que dá a voz ao cachorro Hank que quer ser samurai. E não é que casa perfeitamente a voz com o personagem?

Assim, o protagonista de "O Lendário Cão Guerreiro", o cachorro Hank (Paulo Vieira) é enviado a Kakamucho, pelo vilão Ika Chu, como um plano para eliminar o povoado que enfeia a visão que ele tem do alto de seu palácio. Embora, Hank seja mal recepcionado por todos dali, esbarra em um antigo samurai, Jimbo, gatão com uma triste história do passado que aceita ensinar o cão de caça -tal qual faz senhor Miyagi em "Karatê Kid" com Daniel San. Em meio a flashbacks, a animação ganha agilidade e traça o destino dos que precisam defender Kakamucho, lugar em que cães não são permitidos.

"O Lendário Cão Guerreiro" que tem ainda as vozes dos atores Ary Fontoura e Débora Secco, coloca na telona não uma nova história que remete a animações como "Rango" ou "Vida de Inseto". A produção de 1h 37 traz muita ação cheia de artes marciais, cenas engraçadas e deixa o válido ensinamento de que apoiar um ao outro e superar as diferenças, faz com que todos ganhem. É uma excelente pedida para toda a família!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "O Lendário Cão Guerreiro" ("Paws of Fury: The Legend of Hank")

Duração: 1h37

Gênero: comédia/artes marciais

Diretores: Rob Minkoff, ‎Mark Koetsier e Chris Bailey

Roteiro: Nate Hopper e Ed Stone

Classificação: livre

Vozes em português: Paulo Vieira, Débora Secco, Ary Fontoura

Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.