terça-feira, 22 de novembro de 2022

.: Crítica: "Bardo, falsa crônica de algumas verdades" é para Oscar 2023

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2022


"Bardo, falsa crônica de algumas verdades", produção dirigida por Alejandro González Iñárritu, vencedor de quatro estatuetas do Oscar 2015 com "Birdman", incluindo na categoria de Melhor Filme, é pura poesia dedicada ao momento de despedida da vida. Em 2h39, a história pessoal e profissional de Silverio, renomado jornalista e documentarista mexicano, é esmiuçada por quem está do outro lado da telona nos Cinemas Cineflix.

O latino-americano que viveu como norte-americano -a ponto de se sentir de tal nacionalidade-, após sobrevoar um campo seco que, no caso, é a divisa do México com os Estados Unidos, volta para as origens e tenta lidar com uma crise existencial depois de ganhar um importante -e muito desejado- prêmio internacional -sequência que garante cenas de bastidores belíssimas. Aliás, "Bardo, falsa crônica de algumas verdades" também imprime poesia na impecável fotografia.

Nessa viagem solitária, Silverio expõe relacionamentos familiares e a loucura de suas memórias, incluindo a perda de um filho que, simplesmente, não quer nascer, então, insatisfeito com o mundo, volta para a barriga da mãe. Em nome do prêmio, Silverio é o entrevistado de um programa ao vivo, mas lá está sem dizer uma palavra que seja, o que, automaticamente, provoca a ira de seu amigo apresentador. 

Calma! "Bardo, falsa crônica de algumas verdades" não é um filme exclusivamente onírico. E há uma certeza entre os reles mortais de que, alguns devaneios retratados na trama, já foram imaginados. Até a coreografia de situações cotidianas, como o "andar" em fila, é destacada. Outro destaque é a conversa linda, retratando a relação protetora do pai com a filha, na borda de uma piscina. Contudo, o longa, em certos momentos deixa transparecer a falta de edição garantindo certos excessos que derrubam um pouco a energia da narrativa. 

Todavia, ao fim, tudo o que parece ser somente imaginação ganha explicação para ser facilmente compreendido, uma vez que Silverio está numa situação um tanto que delicada. Não há como negar que a produção de Alejandro González Iñárritu é uma obra de arte que de tão caprichada. Assim, deixa a certeza de ser um forte candidato a colecionar indicações no Oscar 2023. Mesmo remetendo a estrutura de "Birdman""Bardo, falsa crônica de algumas verdades" consegue ser original e muito criativo. Filmaço imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: Bardo, falsa crônica de algumas verdades (Bardo)
Classificação:
 14 anos
Ano de produção: 2022
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Duração: 2h39
Elenco: 
Daniel Giménez, Cacho Griselda Siciliani, Ximena Lamadrid

Trailer



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.