sábado, 17 de dezembro de 2022

.: Barbie grávida: qual é a boneca que tira a barriga, então?


Por: Mary Ellen Farias dos Santos*

Em dezembro de 2022


A boneca Barbie está prestes a ganhar as telas dos cinemas com um longa dirigido por Greta Gerwig que irá estrear em julho de 2023, com a atriz Margot Robbie no papel da namorada do boneco Ken. Ainda que ela tenha passado dos 60 anos, o produto principal, desconsiderando amigas e familiares, ainda retrata uma jovem mulher, ou seja, ainda segue a proposta de lançamento da Mattel. No entanto, cada vez mais a Barbie vem ficando mais jovial e, fatalmente, a ideia de ter uma Barbie grávida nas prateleiras somente ficou no passado.

No entanto, nos anos 90, quando as bonecas genéricas tentavam imitar com capricho as fabricadas pela Mattel e Estrela, surgiram nas feiras e em lojinhas, as inovadoras "Barbies Grávidas" com uma barriga removível e dentro um bebê. Tecnologia que em muito lembrava a boneca que fez sucesso nos anos 80, fabricada pela Mimo, aqui no Brasil, a "Boneca Ganha Nenê". Contudo, a comparação entre as duas bonecas fica por aqui, uma vez que são de escalas distintas. 

Contudo, nos anos 2000 foi a vez de a Mattel apostar numa outra família. Assim, lançou a Happy Family. Sem esbarrar no nome da Barbie, incluiu nessa família com marido, avós, um menininho e um bebê, a Mattel criou a amiga da boneca de quase 30 centímetros, a ruivinha com sardas, Midge para o posto de mamãe grávida. A amiga mais antiga da Barbie, que já tinha sido noiva e teve Barbie como madrinha, foi a única boneca do tipo Barbie a ser mamãe com o kit completo. 

Na época, inclusive, foi lançada, uma casa especial para a Happy Family. Hoje é um tesouro para fãs saudosistas que pode ser encontrado para revenda em valores extremamente salgados. No lar da Happy Family, não se tinha uma Barbie com barriga de mamãe, mas a Midge, ou seja, a ruiva, com aliança de casada, vinha com uma barriga com imã e um bebê dentro, pronto para nascer. 

No entanto, em 2002, a opinião do público foi ferrenha, por conta da influência que a boneca teria nas meninas, promovendo um incentivo a gravidez na adolescência. A venda da Midge mamãe, isolada, foi extremamente criticada pela opinião pública. Contudo, a Mattel contornou a situação e passou a vender a mamãe grávida junta a família inteira, cessando as reclamações. 

Quer saber mais do universo das Barbies e similares?! Conheça o canal Photonovelas e divirta-se: youtube.com/@Photonovelas

Assista:


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.