sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

.: Bruce Springsteen declara amor a soul music em "Only The Strong Survive"


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Bruce Springsteen volta com um mais um excelente álbum. E desta vez, traz um trabalho cheio de covers nostálgicas que revelam uma parte importante de sua formação musical. "Only The Strong Survive", o disco, é composto basicamente por canções do estilo soul music dos anos 60 e 70, que foram determinantes para sua carreira como intérprete.

O disco tem produção de Ron Anielo, que tocou a maioria dos in  strumentos que acompanham Springsteen. E tudo foi cuidadosamente preparado para dar ao disco um certo clima retrô, mas sem exagero. São canções de The Temptations, Diana Ross & The Supremes, Four Tops, Billy Paul (que lançou a canção que deu título ao disco), além de outros menos conhecidos do grande público como Ben E. King e Tyrone Davis.

Se você ficou curioso para ouvir Springsteen como crooner de soul, vai se surpreender com o resultado. É de longe um dos melhores discos que ele gravou nos últimos anos. Se por um lado não traz canções autorais, por outro lado tem o mérito de mostrar para o público uma fase mágica da soul music que era produzida no passado nos Estados Unidos, mais precisamente em Detroit e na Filadélfia.

O disco tem entre as mais conhecidas as canções "Night Shift" (hit do grupo Commodores dos anos 80), "Someday We´ll Be Together" (de Diana Ross & The Supremes), e a surpreendente "The Sun Ain´t Gonna Shine Anymore", que foi gravada pelo grupo vocal Walker Brothers nos anos 60. Todas interpretadas de forma magistral.

Nas canções menos conhecidas, Bruce Springsteen mostra toda sua genialidade. Ele joga luz sobre canções obscuras como "Turn Back the Hands of Time" (de Tyrone Davis) e "Don´t Play That Song" (de Ben E. King), bem como nas demais faixas. A faixa título ganhou um arranjo mais rústico e menos dançante em comparação com a gravação original. E tudo funcionou muito bem na voz de Springsteen.

É preciso entender que ninguém recebe o apelido de The Boss (O Chefe) à toa. E ele faz questão de “exercer plenamente o cargo”, ao direcionar seus trabalhos sempre da forma que deseja conduzir. E este álbum "Only The Strong Survive" bem que poderia ter um segundo volume, porque tenho certeza que ele gostaria de ter incluído outras pérolas desse estilo musical. Ficaremos na torcida. Mas, por hora, esse álbum ficou perfeito. Vale muito a pena conferir. Você pode comprar "Only The Strong Survive"  neste link.

"Do I Love You"

"Turn Back The Hands Of Time"

"Night Shift"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.