sexta-feira, 17 de março de 2023

.: Crítica musical: Consuelo de Paula traz Maryakoré para o palco


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

A cantora e compositora Consuelo de Paula está realizando uma série de shows em cidades paulistas, baseados no seu último disco, intitulado "Maryakoré". Um trabalho de qualidade e extremo bom gosto, com fonte de inspiração em diversos ritmos tradicionais brasileiros.

Além de assinar todas as composições, Consuelo é responsável pela direção, pelos arranjos e violões e por algumas percussões no disco. Ao interpretar letras carregadas de imagens e sensações, ao dedilhar os ritmos que passam por Minas Gerais e pelos sons dos diversos “brasis”, nota-se a artista imersa em sua história: vida e a arte integrada às canções.

O violão, seu instrumento de composição, nesse trabalho funciona como parte de seu corpo; tamanha a sincronia que comanda e orienta os ritmos que dão originalidade à obra. Consuelo gravou o violão e a voz juntos, ao vivo no estúdio, transpondo para o disco a naturalidade e a energia original das canções. O belo resultado pode ser conferido em faixas como "Arvoredo", "Chamamento" e a que deu título ao disco ("Maryakoré"). É nítida a influência de ritmos ligados a tradição indígena e africana em sua obra.

Em alguns momentos o violão silencia as cordas para servir de tambor. Em outros se ausenta para deixar fluir a voz à capela. E as cordas produzem somente um pizzicato para acompanhar o movimento da melodia e, às vezes, soa como percussão e instrumento harmônico.

A voz de Consuelo de Paula é um capítulo à parte. Dona de um timbre forte e agradável, ela consegue transmitir uma emoção que cativa o ouvinte logo na primeira audição. E ainda é capaz de compor canções carregadas de imagens e mensagens fortes.

Com oito discos gravados, Consuelo de Paula é cantora, compositora, poetisa, diretora artística e produtora musical. Possui músicas gravadas por Maria Bethânia (“Sete Trovas” - CD Encanteria, também lançada em single, em 2021) e Alaíde Costa (“Bem-me-quer” - CD Porcelana, com Gonzaga Leal). Apresentou-se no Gran Rex, em Buenos Aires, foi destaque na capa do Guia Brasilian Music (Japão), que elegeu os 100 melhores discos da música brasileira, e gravou o programa "Ensaio", de Fernando Faro (TV Cultura). 

Sua discografia teve início com a trilogia "Samba, Seresta e Baião" (1988), "Tambor e Flor" (2002) e "Dança das Rosas" (2004), da qual foi lançada a coletânea "Patchworck", no Japão. Em 2011, lançou o DVD "Negra", seguido pelos CDs: "Casa" (2012), "O Tempo e O Branco" (2015), "Maryakoré" (2019) e "Beira de Folha" (2020, em parceria com o violeiro João Arruda). Consuelo também lançou o livro "A Poesia dos Descuidos", com cartões de arte de Lúcia Arrais Morales.

Estas apresentações integram o projeto "Maryákoré", de Consuelo de Paula, contemplado pelo ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no Edital Nº 16/2022 - Música Popular / Circulação de Espetáculo.  As demais datas da circulação serão divulgadas oportunamente.

Serviço
Show:
Consuelo de Paula em "Maryákoré"
Consuelo de Paula (voz, violão) e Guilherme Ribeiro (piano e acordeon).
Duração: 60 minutos. Classificação: livre.

Campinas
30 de março. Quinta, às 20h
Centro Cultural Casarão
R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n -  Barão Geraldo. Campinas/SP
Gratuito. Retirar até 1h antes do espetáculo.

Jundiaí
31 de março. Sexta, às 20h
Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 255. Jundiaí/SP.
Gratuito. Retirar na bilheteria a partir de 30/3 (limite de 2 ingressos por pessoa).

"Andamento"

"Maryakoré"

"Chamamento"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.