sábado, 13 de maio de 2023

.: O "Retrato de Oscar Wilde" está em cartaz em São Paulo no Teatro de Arena


A peça teatral "O Retrato de Oscar Wilde" está em cartaz até o dia 28 de maio  no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O espetáculo ficará em curta temporada e terá Voucher Promocional com verba destinada à ações sociais para as 6 aldeias indígenas do Pico do Jaraguá, através da ONG Associação Espaço Curumim. Foto: Roberto Nakashima


Casado, pai de dois filhos, Oscar Wilde (1854-1900) assumiu publicamente um romance homossexual  com o poeta Alfred Douglas, que o levou aos tribunais e ruína financeira e profissional. Cento e sessenta anos se passaram desde o seu nascimento e a contribuição ao cenário literário e artístico do escritor irlândes é mundialmente reconhecida, bem como o preconceito do qual foi vítima.

O espetáculo, da Companhia Ágata de Artes, que completa 22 anos de contribuição para a esfera artística e cultural de São Paulo, tem como objetivo através da história de vida de Oscar Wilde, trazer uma reflexão da homofobia presente até os dias de hoje. Autor da obra “O Retrato de Dorian Gray”, seu único romance é considerado uma das mais importantes obras da literatura inglesa, também escreveu novelas, poesias, contos infantis e dramas e mestre em criar frases irônicas e sarcásticas.

Em 1895, o marquês de Queenberry iniciou uma campanha difamatória em periódicos e revistas acusando Wilde de tentar um caso amoroso com Lord Alfred Douglas, filho do marquês. Wilde tentou  defender-se com um processo contra Queenberry, mas não teve sucesso. No dia 27 de maio de 1895, Oscar Wilde foi condenado a dois anos de prisão e trabalhos forçados por atentado ao pudor. As inúmeras petições de clemência solicitadas por setores progressistas e pelos mais importantes círculos literários europeus não foram suficientes para sua soltura.

É possível creditar também ao escritor o tempero ácido e mordaz existente nas comédias contemporâneas, forma encontrada por ele para transcender os costumes da sociedade na época em que viveu . “A Importância de Ser Prudente", "Salomé", "Um Marido Ideal" , são espetáculos teatrais da autoria do autor, que trouxeram de volta ao mundo o poder de sátira política e social que a comédia possui, fazendo rir a muitos e incomodando a outros.

A Companhia Ágata traz a oportunidade de o espectador ajudar. Através da Associação Espaço Curumim, ONG que realiza diversas ações de ajuda para cerca de 250 famílias indígenas da etnia guarani que vivem em 6 comunidades no Pico do Jaraguá. Quem quiser colaborar poderá adquirir um “Voucher Promocional” cujo valor será revertido para compra de cestas básicas e miçangas para as mulheres indígenas que tem na venda de artesanatos sua única fonte de renda.


Ficha técnica
Elenco: Caio Pimenta, Gigi Santos, Henrique Possetti, Ju Camata , Marco Biofli, Ronaldo de  Lima e Vincce Vinnus. Direção: Silvio Tadeu


Serviço:
Data: dias 13,14, 20, 21, 27 e 28 de maio. Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Doutor Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque. Sábados, às 20h. Domingo, às 19h. Valor: R$ 30. Voucher promocional: R$ 20 (com verba destinada às ações sociais nas aldeias indígenas do Pico do Jaraguá através da ONG Associação Espaço Curumim). O Voucher deverá ser trocado na bilheteria do teatro no dia que o espectador irá assistir a peça. Para adquirir o Voucher e obter maiores informações, entrar em contato pelo telefone, (11) 99560-2507.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.