Da infância em Cordisburgo à medicina, da diplomacia na Europa às viagens pelo interior de Minas, a trajetória de Guimarães Rosa reúne experiências que alimentaram uma das obras mais singulares da literatura brasileira
Antes de ser o autor de “Grande Sertão: Veredas”, João Guimarães Rosa foi muitas coisas. Nasceu em Cordisburgo, no interior de Minas Gerais, estudou medicina, trabalhou como médico em cidades pequenas, tornou-se diplomata, aprendeu diferentes idiomas, viveu na Europa e acompanhou de perto acontecimentos políticos que atravessaram o século XX. No meio desse percurso, continuou recolhendo histórias, palavras, costumes e modos de falar.
Setenta anos depois da publicação de “Grande Sertão: Veredas”, romance mais conhecido dele que volta em edição especial pela Companhia das Letras, olhar para essa trajetória ajuda a compreender por que o sertão de Guimarães Rosa não cabe somente em um mapa de Minas Gerais. A paisagem concreta está lá, com rios, veredas, animais, vaqueiros, jagunços e pequenas comunidades. Ao mesmo tempo, o escritor encontrou naquele universo matéria para falar sobre escolhas, medo, desejo, amizade, violência, fé, coragem e dúvidas que acompanham Riobaldo durante toda a narrativa.
Um menino entre histórias e palavras
Nascido em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, João Guimarães Rosa era o primeiro dos sete filhos de Florduardo Pinto Rosa e Francisca Guimarães Rosa. O pai mantinha uma venda próxima à estação ferroviária, ponto de passagem de tropeiros, viajantes, comerciantes e moradores da região. O menino cresceu cercado por histórias que chegavam com essas pessoas. O contato com vaqueiros, tropeiros, caçadores e viajantes alimentou uma atenção especial para a fala e para as narrativas populares, algo que décadas depois apareceria de maneira radicalmente elaborada na literatura dele.
A relação com os idiomas também começou cedo. Guimarães Rosa aprendeu francês de forma autodidata antes dos sete anos e posteriormente estudou holandês e alemão. Ainda jovem, mudou-se para Belo Horizonte para morar com o avô materno. A facilidade com línguas se tornaria uma das marcas da trajetória dele, que não tratava o idioma apenas como instrumento de comunicação. Na literatura escrita por ele, palavras regionais, arcaísmos, neologismos e diferentes registros da fala convivem em uma escrita que exige do leitor atenção para o som, o ritmo e o significado.
O médico que conheceu o interior
Entre 1925 e 1930, João Guimarães Rosa estudou medicina na Universidade de Minas Gerais. Entre seus contemporâneos estavam Pedro Nava e Juscelino Kubitschek. Formado, começou a trabalhar como médico em Itaguara, onde atendia moradores da região e fazia visitas pelo interior a cavalo. A experiência foi decisiva para o contato direto com um universo rural que mais tarde seria reelaborado em sua ficção. O médico precisava conhecer pessoas, ouvir relatos, observar doenças, costumes, crenças e maneiras de viver. O escritor, anos depois, faria algo parecido com a linguagem.
Em 1930, Rosa casou-se com Lygia Cabral Penna, com quem teve duas filhas, Vilma e Agnes. A medicina, porém, não permaneceu como profissão principal. Depois de experiências durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e de um período como médico da Força Pública, Rosa decidiu prestar o concurso para a carreira diplomática. A mudança de rumo levaria o futuro autor de “Grande Sertão: Veredas” para longe de Minas Gerais.
Entre o sertão e o mundo
A diplomacia ampliou o território de João Guimarães Rosa. Em 1938, já separado de Lygia, Rosa seguiu para Hamburgo como cônsul-adjunto do Brasil. Foi na Alemanha que conheceu Aracy Moebius de Carvalho, conhecida como o Anjo de Hamburgo, funcionária do consulado que se tornaria sua segunda esposa. A relação dos dois atravessaria as décadas seguintes e acompanharia uma das fases mais importantes da trajetória literária do escritor.
Durante a permanência na Alemanha, os dois participaram da emissão de vistos para pessoas perseguidas pelo regime nazista, contrariando restrições impostas pelo governo brasileiro da época. A experiência europeia colocou o escritor em contato com outra realidade histórica, distante geograficamente do sertão mineiro, mas igualmente marcada por conflitos humanos e políticos.
Durante a permanência na Alemanha, os dois participaram da emissão de vistos para pessoas perseguidas pelo regime nazista, contrariando restrições impostas pelo governo brasileiro da época. A experiência europeia colocou o escritor em contato com outra realidade histórica, distante geograficamente do sertão mineiro, mas igualmente marcada por conflitos humanos e políticos.
A carreira diplomática ainda o levaria a outros países e ampliaria o contato dele com culturas, línguas e tradições literárias. Essa circulação ajuda a entender uma característica importante da obra roseana: embora profundamente ligada ao interior brasileiro, a literatura de Rosa nunca se limita a uma representação regional. Em entrevista ao portal Resenhando.com, o professor e pesquisador Pedro Süssekind chamou atenção para essa dimensão. Ao comentar “Grande Sertão: Veredas”, afirmou que considerar Rosa simplesmente um “homem do sertão” poderia reduzir a obra dele. Para ele, o próprio escritor reconhecia essa ligação, mas acrescentava que ela era essencial, e não apenas biográfica.
“O sertão é do tamanho do mundo”
A frase, dita por Riobaldo no romance “Grande Sertão: Veredas”, acabou se tornando uma das chaves possíveis para compreender a dimensão da obra. Em 1952, Rosa fez uma das viagens mais importantes para a construção do livro. Durante dez dias, acompanhou oito vaqueiros em uma travessia pelo sertão de Minas Gerais, conduzindo cerca de 180 cabeças de gado até Araçaí. A viagem foi registrada em cadernos que posteriormente serviriam de material para “Corpo de Baile” e “Grande Sertão: Veredas”. O escritor anotava palavras, expressões, nomes de lugares, comportamentos, histórias e detalhes do cotidiano.
A experiência reforçou uma relação que já vinha desde a infância: observar o sertão diretamente para depois reinventá-lo pela literatura não era um simples registro documental. Guimarães Rosa recolhia elementos concretos e os transformava por meio da linguagem, misturando experiência, memória, invenção e reflexão. O sertão reconhecível permanece no texto, mas passa a carregar outras dimensões. É por isso que Riobaldo pode falar de jagunçagem, batalhas, rios, fazendas e veredas enquanto pensa sobre Deus, o amor, a morte, o destino e a possibilidade de fazer escolhas.
1956: o ano de “Grande Sertão: Veredas”
O ano de 1956 foi particularmente movimentado para Rosa. “Corpo de Baile” começou a ser vendido em fevereiro. Meses depois, o escritor entregou à Editora José Olympio os manuscritos de “Grande Sertão: Veredas”. O romance chegou às livrarias em julho e rapidamente provocou forte repercussão crítica. A obra permaneceu durante meses entre os livros mais vendidos, ao mesmo tempo em que despertava debates sobre a estrutura, a linguagem e a maneira como o livro reinventava a tradição do romance brasileiro.
Guimarães Rosa já havia publicado “Sagarana”, em 1946, livro que recebera elogios de nomes como Paulo Rónai, Sérgio Milliet, José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Antonio Candido. Com “Grande Sertão: Veredas”, porém, alcançaria uma dimensão ainda maior. A trajetória posterior também ganhou um capítulo importante quando foi eleito, por unanimidade, para a Academia Brasileira de Letras em 1963. Ele adiou a posse durante anos e só assumiu a cadeira em 16 de novembro de 1967. Três dias depois, morreu, aos 59 anos, vítima de um ataque cardíaco.
Um escritor que deixou o livro aberto
A morte de João Guimarães Rosa ocorreu pouco depois da entrada dele na Academia, mas “Grande Sertão: Veredas” continuou a produzir novas leituras, adaptações e interpretações. Setenta anos depois da publicação, a obra permanece cercada por pesquisadores, escritores, artistas e leitores que encontram nela questões diferentes.
Pedro Süssekind, autor de “O Mar, o Rio e a Tempestade: sobre Homero, Rosa e Shakespeare”, defende que um clássico precisa continuar sendo lido como literatura viva, e não tratado como peça de museu. Para ele, cada nova leitura pode recolocar o romance em circulação e permitir que leitores de diferentes épocas encontrem outras possibilidades na narrativa.
Essa perspectiva ajuda a compreender por que a biografia de Guimarães Rosa interessa tanto quando se fala de “Grande Sertão: Veredas”. O livro reúne o menino que escutava histórias em Cordisburgo, o médico que percorreu o interior, o diplomata que viveu na Europa, o estudioso de idiomas e o escritor que voltou ao sertão para registrar em cadernos aquilo que depois seria transformado pela ficção.
Dossiê Resenhando: “Grande Sertão: Veredas” - 70 anos
- "Grande Sertão: Veredas" completa 70 anos e abre novos horizontes
- João Guimarães Rosa, o escritor que inventou um sertão universal
- Riobaldo, Diadorim e os jagunços: os personagens que continuam provocando leitores
- O sertão de Rosa: as paisagens, as viagens e os lugares que entraram para a literatura
- Da página para a tela: “Grande Sertão” de Guel Arraes e as outras adaptações do romance
- Diadorim em cena: Bruna Lombardi, Luisa Arraes e as diferentes faces da personagem
- Setenta anos depois: por que “Grande Sertão: Veredas” continua vivo













0 comments:
Postar um comentário
Deixe-nos uma mensagem.