segunda-feira, 15 de maio de 2017

.: Artigo: Finanças em ordem, análise de Bertelli

Por: Luiz Gonzaga Bertelli


Apesar do alto índice de desemprego, grande parte das empresas sente dificuldade em contratar profissionais qualificados para atuar na área de finanças. É o que aponta um estudo da empresa de recrutamento Robert Half: 55% das organizações ouvidas reclamam da falta de opções na hora de contratar. Apenas 10% dos diretores financeiros não relatam problemas. 

Historicamente, a oferta de profissionais no setor sempre foi escassa. Mas a situação agravou-se com a crise econômica, que dificulta a movimentação de especialistas entre as empresas. Como o setor é estratégico durante períodos de crise, a demanda pela área cresce e as empresas sentem mais dificuldades.

Outra questão abordada na pesquisa está relacionada à formação dos candidatos. Antes as companhias reuniam profissionais especializados em áreas específicas como tributos, auditoria e controladoria. Com o agravamento econômico e a alternativa de enxugar os quadros, as organizações querem um colaborador completo, que tenha uma visão mais ampla para atuar em várias áreas.

Para trabalhar com finanças, o profissional precisa ter aptidão para seguir normas, atuar o tempo todo sob pressão e trazer resultados a curto prazo. Cursos de especialização e MBAs no Brasil e no exterior são cada vez mais exigidos para altos executivos do setor.

Uma alternativa para criar um ambiente favorável à formação de novos talentos está no desenvolvimento da educação financeira entre os jovens. Uma pessoa ciente dos conceitos e da importância de gerir as finanças pessoais terá mais condições de se interessar e aprofundar-se no tema. Na semana passada, o CIEE promoveu a Semana de Educação Financeira, em parceria com o Banco Central, com o objetivo de estimular os jovens e seus familiares para a consciência sobre a gestão dos orçamentos. O programa contou com espetáculos de teatro, palestras de conscientização, exposição e treinamentos de instrutores. Dessa forma, o CIEE acredita estar ajudando às novas gerações a assumir uma postura mais saudável em relação às finanças e, quem sabe, abrir oportunidades para a formação de novos talentos no setor.

*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

.: 4º FIDIFEST: Festival Internacional de Dança acontece de 23 a 28 de maio

Abertura terá espetáculo gratuito da Cia. Tentáculo Jovem, de São Paulo. Evento receberá mais de mil bailarinos de várias cidades do país e da Argentina e do Chile. Workshops serão ministrados por grandes nomes do segmento


O Fidifest – Festival Internacional de Dança chega à sua quarta edição entre 23 e 28 de maio, no Teatro Municipal Braz Cubas. Realizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, o projeto vem disseminando, ao longo dos anos, a dança na Baixada Santista e formado público para o gênero artístico, que tem crescido no país.

Além disso, contribui para o turismo local. Para esse ano, contará com  mais de mil bailarinos vindos de Cajati, Campinas, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Jundiaí, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Paulo (Capital), São Vicente, Sertãozinho, Valinhos e Vinhedo, além da Argentina e do Chile. Eles estão divididos em 62 academias inscritas e levarão ao público 244 coreografias. São esperadas mais de 3 mil pessoas no teatro durante os seis dias de festival.

A abertura contará com o espetáculo da Cia Tentáculo Jovem de São Paulo reunindo três trabalhos da companhia que são “O eu pele”, “Voyeur cena final” e “Onírico”, no dia 23, uma terça, 20h, no Teatro Municipal Brás Cubas. A retirada GRATUITA de ingressos ocorrerá uma hora antes do início, na bilheteria do próprio teatro.

Nos dias seguintes, até  27 de maio, acontece a mostra competitiva e, em 28 de maio, ocorre a Noite de Gala. Para essas datas a entrada terá valor simbólico de R$ 10.

Paralelamente à mostra competitiva, acontecerá uma feira com diversos itens de dança.

O evento contará ainda com workshops ministrados (a partir do dia 25), também no Teatro Municipal Brás Cubas, por quatro profissionais reconhecidos internacionalmente: Neyde Rossi, considerada a “primeira dama” da dança no Brasil, Suely Machado e Ciro Barcellos, ambos integrantes do júri técnico do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, e Marcio Rongetti, que integra o festival desde a primeira edição. Todos também formarão o júri dessa edição do FIDIFEST. As reservas para os workshops podem ser feitas pelo e-mail: contato@fidifest.com.br ou pelo site www.fidifest.com.br.

ABERTURA: 
Com o objetivo de também promover o intercâmbio cultural e incentivar a criação de plateia, o FIDIFEST traz mais uma vez a Santos um importante espetáculo. Trata-se do Cia Tentáculo Jovem de São Paulo reunindo três trabalhos da companhia que são “O eu pele”, “Voyeur cena final” e “Onírico”. A Cia. Tentáculo Jovem e sua sede Tentáculo Dança foram criadas em 2015 por Liliane de Grammont, bailarina, coreógrafa e diretora da Tentáculo Dança, Liliane fez parte do elenco do Balé da Cidade de São Paulo por nove anos. Antes disso, foi bailarina da Distrito Cia de Dança em Ribeirão Preto por cinco anos e aluna da renomada The Juilliard School em Nova York. Formada em Psicologia em 2006, se especializou em terapia corporal Neo-Reichiana e Psicanálise.

“A Tentáculo Dança vem para cimentar o caminho que trilho como coreógrafa e diretora cênica desde 2009 junto a diversas cias e grupos no Brasil. Agora minha pesquisa tem casa própria”, explica a diretora.

Com 50 minutos de duração e dividida em três partes, a apresentação reflete o autoconhecimento através da pele, o voyeurismo, retrata as fantasias e ilusões do indivíduo em estado de inconsciência. 

A abertura acontece terça, 23 de maio, 20h, no teatro. A retirada gratuita de ingressos ocorre uma hora antes. Nos dias 24, 25 e 26 a mostra competitiva começará 19h. Já nos dias 27 e 28, 18h30.

PROGRAMAÇÃO – ABERTURA E MOSTRA COMPETITIVA:

DIA 23/05/17 (Terça-feira), 20h
“O Eu Pele 15', Avesso 7', Onírico 25'”, da Cia Tentáculo Jovem
Gratuito – retirada de ingressos uma hora antes

DIA 24/05/17 (Quarta-feira), 19h
- Variação Infantil (Feminino e Masculino)
-  Variação Juvenil I (Feminino e Masculino)
- Solo Aberto Infantil (Feminino e Masculino)
-  Sapateado (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
-  Danças Urbanas (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e
Masculino
-  Trio Aberto – Todas Categorias
-  Contemporâneo (Conjunto) – Todas Categorias
Ingressos: R$ 10. 

DIA 25/05/17 (Quinta-feira), 19h
-  Variação Juvenil II (Feminino e Masculino)
-  Variação Adulto (Feminino e Masculino)
-  Estilo Livre (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
-  Balé Repertório (Conjunto) – Todas Categorias
-  Jazz (Conjunto) – Categoria Infantil e Categoria Juvenil I
-  Sapateado (Conjunto) – Todas Categorias
Ingressos: R$ 10.

DIA 26/05/17 (Sexta-feira), 19h
-  Jazz (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
-  Duo / Pas de Deux Aberto – Todas Categorias
-  Pas de Trois Repertório – Todas Categorias
-  Estilo Livre (Conjunto) – Categoria Infantil e Categoria Juvenil II
-  Danças Urbanas (Conjunto) – Todas Categorias
-  Balé Clássico Livre (Conjunto) – Categoria Juvenil I e Categoria Adulto
Ingressos: R$ 10.

DIA 27/05/17 (Sábado), 18h30
-  Pas de Deux Repertório – Todas Categorias
-  Balé Clássico Livre (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e Masculino
-  Contemporâneo (Solo) – Todas Categorias a partir do Juvenil I / Feminino e
Masculino
-  Balé Clássico Livre (Conjunto) – Categoria Infantil e Juvenil II
-  Jazz (Conjunto) – Categoria Juvenil II e Adulto
-  Estilo Livre (Conjunto) – Categoria Juvenil I e Adulto
-  3ª Idade (Conjunto)
Ingressos: R$ 10.

DIA 28/05/17 (Domingo), 18h30
Noite de Gala
1ª Parte
-  Baby (Conjunto)
2ª Parte
-  Apresentação de Todos Premiados em 1º Lugar que estarão concorrendo aos Prêmios em Dinheiro
Ingressos: R$ 10.

PREMIAÇÕES:
*  Certificado Impresso para todos os Participantes
*  Medalha para TODOS os Participantes do Conjunto Baby
*  Troféu para 1º, 2º e 3º lugar de cada Modalidade/Categoria
*  Troféu Estímulo para TODOS os trabalhos da Categoria Infantil e Juvenil I (exceto para os vencedores de 1º, 2º e 3º Lugar que já receberão Troféu)
*  Troféu Estímulo para TODOS os trabalhos participantes como Mostra Comentada
*  Premiação no valor de R$ 2.000,00 para “Melhor Grupo Adulto” + Troféu Especial
*  Premiação no valor de R$ 1.500,00 para “Melhor Grupo Juvenil II” + Troféu Especial
*  Premiação no valor de R$ 1.000,00 para “Melhor Grupo Juvenil I” + Troféu Especial
*  Premiação no valor de R$ 1.000,00 para “Melhor Grupo Infantil” + Troféu Especial
*  Premiação no valor de R$ 500,00 para “Melhor Bailarina” + Troféu Especial
*  Premiação no valor de R$ 500,00 para “Melhor Bailarino” + Troféu Especial
*  Troféu Especial para “Revelação FIDIFEST 2017”
*  Vaga GRATUITA no Festival FITNESS GROUP na Argentina para os 10 (dez) Melhores Trabalhos Coreográficos apresentados na Mostra Competitiva do FIDIFEST
*  Prêmio “ESPECIAL FIDIFEST” – 01 Passagem Aérea (Ida e Volta) + Curso (Duração de 05 Dias) numa Escola de Dança de Nova York (BROADWAY DANCE CENTER OU ALVIN AILEY AMERICAN DANCE THEATER) de acordo com a disponibilidade de vagas no período da viagem que deve ser até o Mês de Outubro/2017.

  
OS WORKSHOPS:
Balé Clássico Intermediário, com Neyde Rossi - Aula completa (barra, centro, pirouettes, diagonais (com giros e saltos) e portdesbras - Para bailarinos (maiores de 13 anos) com conhecimento técnico adequado. 

Bossa Jazz, com Ciro Barcellos - Estilo de dança desenvolvida pelo bailarino norte americano Lennie Dale (no qual Ciro Barcelos foi seu Assistente por 15 Anos) a partir da técnica de jazz do mestre Matt Mattox e a junção da paixão pela música e ritmos brasileiros - misturou assim a Broadway ao samba e ao swing do jazz dos EUA criando um novo estilo de dança, conhecido na época como dança da bossa nova. - Para bailarinos e interessados (maiores de 13 anos).

Da Consciência e Prática da Presença à Criação e Dramaturgia do Gesto, com Suely Machado  - Partindo do alinhamento do corpo, da flexibilização e consciência das articulações e possibilidades corporais, o trabalho se desenvolve da sensibilização e percepção dos órgãos dos sentidos, das estruturas ósseas e musculares como instrumentos da criação. Nesta construção da prática da presença, foco e objetividade, a criação do gesto dá sentido a uma ideia/sensação, que se torna corpo palavra nesta dramaturgia do gesto a partir da trajetória, bagagem de vida e artística de cada indivíduo. 

Esse processo soma sensações, memórias, sentimentos e urgências que geram a arte da palavra dançada, do corpo que comunica pelo sensorial, afetivo e cognitivo. Um processo metodológico intuitivo de técnicas corporais, inspirado em BodyMind Center, Holfing. O workshop é dividido em duas partes - portanto o ideal é que o participante faça as duas aulas. Para bailarinos e artistas (maiores de 13 anos) de artes cênicas.

Técnicas de Correções de Balé Clássico (Teórico Demonstrativo), com Marcio Rongetti - Neste workshop Marcio Rongetti dividirá sua larga experiência demonstrando através dos bailarinos presentes correções em postura, pés, posicionamento correto na barra, cuidados com joelhos, coluna, cabeça e os cuidados diferenciados para as idades. Para Professores e Estagiágrios/Aprendizes.

Serviço dos workshops: 
Local: Teatro Braz Cubas – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Valores:
Participante - R$ 60,00 (01 Workshop)
Participante - R$ 50,00 (Valor por workshop para quem fizer mais de dois)
Ouvinte (Apenas assiste a aula) - R$ 25,00

Dia 25/05/17 (Quinta-feira)
Balé Clássico Intermediário com D. Neyde Rossi - Turma 01 - Das 08h00 às 09h45
Técnicas de Correções de Balé - Teórico Demonstrativo (Para Professores) com Marcio Rongetti - Das 10h00 às 12h00 (*)
(*) Todos pagam como Participante nesse Workshop

Dia 26/05/17 (Sexta-feira)
Bossa Jazz com Ciro Barcelos - Turma 01 - Das 08h00 às 09h45

Dia 27/05/17 (Sábado)
Da Consciência e Prática da Presença à Criação e dramaturgia do Gesto com Suely Machado (Parte 01) - Das 08h00 às 09h45

Dia 28/05/17 (Domingo)
Da Consciência e Prática da Presença à Criação e dramaturgia do Gesto com Suely Machado (Parte 02) - Das 08h00 às 09h45
Balé Clássico Intermediário com D. Neyde Rossi - Turma 02 - Das 10h00 às 11h45
Bossa Jazz com Ciro Barcelos - Turma 02 - Das 12h00 às 13h45

D. Neyde Rossi
É uma lenda viva da dança no Brasil. Iniciou sua carreira profissional no Ballet do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Posteriormente, participou do Ballet do Museu de Arte de São Paulo, Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet do Teatro Cultura Artística, Ballet Amigos da Dança e Grupo Experimental de São Paulo. Trabalhou em vários programas de TV, onde recebeu vários prêmios. Foi considerada por críticos de São Paulo como a "Melhor Bailarina", bem como foi considerada uma entre quatro mulheres de diferentes áreas, a "Personalidade do Ano". Há mais de 40 anos dedica-se ao ensino da arte do Ballet. É "Mâitresse" convidada do Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro CIA de Dança, Cia de Dança Deborah Colker e Netherlands II. Atualmente também leciona em várias academias e ministra Cursos de Formação para Professores de Ballet, além de participar dos principais Festivais de Dança do Brasil e ser proprietária há quase 27 anos da Lavanderia dos Artistas.

Suely Machado
Bailarina, professora, coreógrafa e diretora de espetáculos.  Formada em Dança Moderna participou de cursos com expoentes da dança nacional e internacional, como: Pedro Pederneiras, Hugo Travers, Graça Salles, Fred Romero, Isabel Santa Rosa, Hector Zarasp, Rodrigo Pederneiras, Luiz Arrieta, David Mundim, Jairo Sette, Ismael Guiser, Yoko Okada, Bettina Bellomo, Tica Lemos e muitos outros. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Minas Gerais, (Bacharelado e Licenciatura) com especializações em Psicomotricidade, Coreoterapia e Pedagogia do Movimento para o Ensino da Dança. Preparadora Corporal de Atores e Músicos de Musicais e Peças Teatrais.  Diretora do Grupo de Dança 1º Ato, grupo de dança contemporânea, diretora do 1º Ato Centro de Dança e do Projeto “Dançando na Escola” realizada em parceria com a Escola Estadual D. Augusta, no Aglomerado de Santa Lucia, um projeto cultural de cunho social atendendo 150 crianças por ano. Participou durante dez anos no Festival de Dança de Joinville/SC como jurada de dança contemporânea e jazz, atuou como membro de Conselho Curador por dois anos e um ano como professora do mesmo Festival. Atua há quatro anos  como jurada técnica do quadro “Dança dos Famosos” no Domingão do Faustão da Rede Globo.

Ciro Barcelos
Bailarino, professor, coreógrafo, ator, músico e diretor. A partir dos sete anos descobriu a sua primeira habilidade artística, a música, até que após o curso de teatro com 17 anos adentrou o elenco do musical “Hair”. Um ano depois retornou ao Rio de Janeiro e conheceu o bailarino e coreógrafo Lennie Dale, com quem iniciou seus estudos de jazz e também de balé clássico com Eugenia Feodorova e Tatiana Leskova, e de Afro Dance com a veterana Mercedes Baptista. Em 1972 integra com Lennie Dale a formação original do grupo Dzi Croquettes, do autor e mentor teatral Wagner Ribeiro. De 1974 a 1981, Ciro fixou residência em Paris se dedicando aos estudos de dança e teatro. Estudou e dançou com grandes mestres, entre eles Maurice Bejárt, diretor do lendário Ballet do Século XX, Félix Blaska, Pina Bausch e Peter Goss. Ainda em Paris especializou-se na técnica de Barra Solo com a mestra Jaqueline Fynaért. 

Entre seus inúmeros trabalhos artísticos destacam-se: Coreógrafo e Diretor da casa de espetáculos francesa Crazy Horses; Coreografo de shows e musicais da TV Globo e de artistas, como Ney Matogrosso e Gal Costa; Coreógrafo e Bailarino da abertura do programa Fantástico sobre as montanhas do Grand Canyon e fundador da companhia Balé do Terceiro Mundo, que alcançou grande sucesso de crítica e público com seus espetáculos. Ao longo de sua carreira já coreografou e Dirigiu vários espetáculos musicais e de teatro, dando destaque ao musical “Francisco de Assis”, que permaneceu 12 anos em cartaz batendo recordes de bilheteria. Atualmente dirige seu próprio estúdio artístico em São Paulo, o ARTE-SE, Estúdio Ciro Barcelos e paralelamente dirige, atua e coreografa a nova versão do Dzi Croquettes, além de ser Jurado Técnico do Quadro “Dança dos Famosos” no Domingão do Faustão da Rede Globo.

Marcio Rongetti
Formado em balé clássico, seguiu para a Rússia a fim de aprimorar seus conhecimentos no Método Vaganova. Recebeu menção honrosa por ter sido o primeiro bailarino homem do Brasil a ser diplomado pelo Royal Academy of Dance. Trabalhou por 13 anos na Europa dançando em diversas óperas, entre elas ao lado de Montserrat Caballé. Trabalhou diretamente com Matt Mattox, um dos nomes mais importantes do jazz, além de ter recebido das mãos de Lennie Dale, o Pai do jazz no Brasil, o Prêmio de Melhor Coreografia e de Melhor Coreógrafo, no Festival Jazz Dance de Brasília. Ministrou aulas no Cisne Negro Cia de Dança, Ismael Guiser, Cia Paulista de Dança, Ballet Stagium, Victor Navarro Cia de Dança, Ballet Ana Marelas, de Barcelona, Dart Cia de Danza, Ballet Theatre Principal de Thessalonique, Ballet de Alexandria, na Grécia, Centro de Dança Rio, Victor Navarro Cia de Dança, Ballet da Cidade de Mataró, na Espanha, Festival do Imperador Constantino, na Grécia, Unesco, Studio 3, entre outros. Atuou como professor e assistente de coreografia de Victor Navarro no Cisne Negro Cia de Dança e no Ballet Nacional de Lisboa em Portugal. Atuou no aperfeiçoamento técnico de bailarinos nos Musicais Sweet Charity e Raia 30, ambos com Cláudia Raia. Atualmente além de ministrar aulas particulares para Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, é maitre da Cia de Dança de Diadema, do Projeto Balé Paraisópolis e do Espaço 10 x 21, professor convidado da Ballo Escola de Dança e também desenvolve oficinas de aperfeiçoamento técnico nas escolas de Preparação para artistas de Musicais Celia Helena e Vidarte. Participa como jurado em importantes festivais do ramo no Brasil.

SOBRE A ADALPA: 
É uma associação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2016 e se tornou legalmente constituída em Outubro/2016. Tem por missão assessorar os profissionais de dança do Litoral Paulista, em suas ações e atividades oficiais e independentes.

ORGANIZADORES DO FIDIFEST:
André Santos - Iniciou sua formação artística em 1987 quando foi residente numa comunidade carente de Cubatão e se juntou a um grupo de teatro de rua. Após dois anos descobriu o amor pela dança, fazendo parte do Grupo de Dança Espaço Inverso de Zeca Rodrigues. Após muita luta para se manter financeiramente da dança, realizando trabalho como bailarino e coreógrafo em outros países (Japão, Rússia, Itália), especializou-se profissionalmente na dança, chegando finalmente ao Raça Centro de Artes de São Paulo de Roseli Rodrigues. Lá, trabalhou em televisão e com artistas, como: Alexandre Pires, Wanessa Camargo, Netinho de Paula. Até que é convidado a integrar o Grupo Adryana e a Rapaziada, iniciando dessa forma na arte da música. Com o término do grupo ele retornou aos trabalhos como bailarino. Atuou no musical “Vitor ou Vitória?”, contracenando com Marília Pêra, Léo Jaime e Daniel Boaventura. Ao termino da temporada e encorajado por Marília Pêra, seguiu para EUA, onde estudou de 2003 a 2007 na Alvin Aylei American Dance Theater, de 2004 a 2009 na Paganini International Institute of Arts e. de 2008 a 2009, na Broadway Dance Center. Ao término do curso na Broadway Dance Center, retornou ao Brasil e abriu o Centro de Dança Backstage, que tem como diferencial o curso de Broadway Jazz. Além de dirigir e dar aulas em seu Centro de Danças, ele também é professor titular de Jazz de Musical no Curso Técnico de Teatro Musical do SESC São Paulo.

Juliana Luiz - Iniciou a carreira artística aos oito anos num grupo de Jazz e, na mesma temporada ingressou no Conservatório Municipal de Cubatão, onde após 09 anos, em 1993, conquistou a sua formação em balé clássico. Foi assistente de coreografia do Grupo Cênico da Prefeitura Municipal de Cubatão e fez aulas de Street Dance, que lhe permitiu, em parceria com dois dançarinos do Projeto Dança de Rua do Brasil, criar o grupo feminino de Danças Urbanas – KIZOMBA. Sua segunda formação superior é de Radialista – DRT: 30239, onde estagiou na TV Band e na TV da Gente (Netinho de Paula). Trabalhou na Rede Família de Televisão (Emissora do Grupo Record) como redatora e produtora executiva e depois no SBT como assistente de Produção Executiva, trabalhando diretamente com Marlene Mattos. Foi Conselheira de Cultura da Cidade de Cubatão – Segmento Dança (2012-2014) e professora freelancer de Produção de Eventos do SESC Santos (Janeiro/Fevereiro 2015) Elabora projetos culturais para a Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, é orientadora da Escola de Produtores Vara para Pescar de Cubatão e produtora cultural.

Vanessa Toledo - Formada em Pedagogia pela Universidade Metodista de SP, iniciou seus estudos em dança no Conservatório Municipal de Cubatão (Ivanildo Rebouças da Silva). Tem conhecimento e experiência em Balé Clássico, Jazz, Musical, Contemporâneo e Dança de Rua. Participou de diversos cursos de dança e teatro com Roseli Rodrigues, Zeca Rodrigues, Edson Santos, Kátia Barros, Henrique Carvalho, Gláucia Lacerda, Roseli Pustiglione, Miriam Carbonaro, Marcelo Cirino, Sabrine Sofia, Alexandre Camilo, Gregh Filho, Sandra Corveloni e Wilson Gava (Escola Wolf Maia), entre outros. Integrou os grupos Espaço Inverso, Cubatão Dança e Arte, Corpo Coreográfico e Cênico de Cubatão e Banda Nova Era/SP, participando de diversos Festivais de Dança, como: Festival de Dança de Joinville, ENDA – Encontro Nacional da Dança, Ribeirão em Dança, Passo de Arte e Festival de Dança do Mercosul. Trabalhou como bailarina profissional dançando com duplas sertanejas e em balés de programas de televisão. É funcionária pública da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, desde 2006. Também é Diretora Artística da Cia. de Dança de Cubatão, desde 2009. Sob sua direção, a companhia conquistou vários títulos em importantes festivais nacionais: Joinville, São José, Passo de Arte, Ribeirão em Dança, etc.

Sobre o FIDIFEST:
O Fidifest (Fall In Dance International Festival) é um festival internacional de dança que ocorre anualmente em Santos, inspirado no Fall for Dance, festival de outono lançado há 11 anos em Nova York. É organizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista, entidade sem fins lucrativos que visa promover a dança e auxiliar dançarinos na região.

O festival busca ser uma vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. Tem o objetivo de ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho.

Contribui para a formação de público na dança e o fomento turístico e comercial de Santos.

Endereço:
Teatro Municipal Brás Cubas – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Maiores informações:
www.fidifest.com.br
www.facebook.com/fidifest

sábado, 13 de maio de 2017

.: Tutorial para as incríveis manhãs de sábado

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em maio de 2017


A delícia de ser acordada por uma música, que até se gosta, em vão, não tem preço. A permanência do outro na cama só tende a piorar a irritabilidade de qualquer tipo de ser. 

Celular estrebuchando na cama e irradiando vibrações até seu travesseiro é uma sensação única. Qualquer sono, o mais profundo, é quebrado com o excesso tão próximo a seus ouvidos. Sem contar os sustinhos. Quem espera por tanto afeto enquanto se vai deixando de estar sonado?

Contudo, os sacodes do celular insistem, embora já se tenha reclamado da situação. Nada resolve!

Não bastando o estardalhaço, é hora do outro sair. Anda para lá e para cá. Procura por roupa e tira do lugar o que lhe parece estar onde encontrou. Eis que a cartada final fica por conta do perfume. O que ele faz? Anda para lá e para cá. Delícia!! Espirros são causados.

Como dormir diante dessa quase 1 hora de perturbação semanal?

Seu celular desperta. Hora de você ir trabalhar!

sexta-feira, 12 de maio de 2017

.: Pedro Miranda revive sambas clássicos em disco

Por Luiz Gomes Otero*, em maio de 2017.

Chegando ao seu terceiro disco em carreira solo, Pedro Miranda buscou na história do samba a fonte para inspiração desse trabalho, que contou com participação especial de Caetano Veloso em uma das faixas. Ele escolheu um repertório composto em várias épocas do passado, que ainda soa original nos tempos atuais, provando que a arte autêntica resiste ao teste do tempo.

“Samba Original”, de Elton Medeiros e Zé Keti, abre e batiza o disco de forma apropriada. E “Batuca no Chão”, a única parceria de dois gigantes da música brasileira, Assis Valente e Ataulfo Alves, vem na sequência, comprovando a genialidade dos dois autores.

Caetano Veloso divide os vocais na clássica composição de Ismael Silva e Noel Rosa, “A Razão Dá-se a Quem Tem”, originalmente um dueto criado por Francisco Alves e Mario Reis em 1933. A versão é respeitosa e conta com pequenas ousadias: os contrapontos do bandolim de Luís Barcellos, a bateria de Oscar Bolão e o arranjo de sopros de Gilson Santos. Ficou impecável.

Do compositor baiano Batatinha, Pedro Miranda  redescobre um samba clássico de estilo “carioca”, “Imitação”, lançado por Maria Bethânia em 1971. E foi recriado de forma respeitosíssima nesse novo trabalho, com direito a arranjo de cordas.

“Amanhã Eu Volto”, de Roberto Martins e Antonio Almeida, é um samba que já passou por mãos e vozes de Vassourinha, Dilermando Pinheiro, Ary Cordovil, Roberto Silva e Gasolina, todos cantores que, como Pedro Miranda, gostavam de brincar com o ritmo. Nesta nova gravação há um luxuoso solo de sax tenor de Eduardo Neves.

“Samba Original”, o disco, ficou com um resultado acima da média. É um disco de samba. Aliás, feito com o que de melhor o samba produziu ao longo dos anos. E é cantado por um dos ótimos cantores de samba da atualidade. Vale a audição.

 "A Razão Dá-se a Quem Tem"

"Samba Original"

 "Imitação"

"Batuca no Chão"


.: Terça-feira: Participantes do “MasterChef” cozinham em um ringue

Na próxima terça-feira, dia 16 de maio, os competidores do MasterChef encaram mais uma prova em equipes. Desta vez, eles vão se enfrentar em um ringue, como verdadeiros lutadores. Os cozinheiros terão a dura missão de criar menus balanceados e nutritivos, mas sem perder o mais importante: o sabor. A equipe que for nocauteada vai direto para a eliminação, que trará um duelo de ingredientes simples e ao mesmo tempo complexos: sardinha fresca versus sardinha enlatada.

O MasterChef Brasil, formato da Endemol Shine Group, é uma co-produção da Band com o Discovery Home & Health. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h30, na tela da Band (com transmissão simultânea no aplicativo da emissora para smartphones). A atração também é exibida às sextas-feiras, às 19h20, no Discovery Home & Health, com reapresentação aos domingos às 21h45. Saiba mais sobre o programa em www.band.com.br/MasterChef e curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bandtv. Siga também nosso Twitter (@bandtv) e Instagram (@band).

.: "A Bela e a Fera" chega em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D no Brasil

Sucesso mundial de bilheteria, o longa traz bônus especiais, como cenas inéditas, bastidores de produção e videoclipe com Ariana Grande e John Legend


A adaptação do clássico de animação dos estúdios Disney, A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, USA, 2017), que bateu recordes de bilheteria nos cinemas mundiais, chega no dia 28 de junho às lojas de todo Brasil. A produção cinematográfica estará disponível em DVD, Blu-ray e Blu-ray 3D e conta o encantador e inesquecível romance dos personagens conhecidos e amados pelo público, Bela e Fera.

Os fãs poderão conferir extras de bastidores, como, por exemplo, a criação dos efeitos especiais e a produção da música “Days in the Sun”, composta por Alan Menken (Aladdin, Hércules). O material também traz cenas que não foram utilizadas no longa e uma opção interativa, onde é possível escolher a sequência inicial do filme (com Abertura ou no Modo Cante Junto). Além disso, a atriz Emma Watson faz parte de um bônus sobre diversas mulheres talentosas da produção que contam como tornaram o filme uma realidade.

Muito elogiada pela crítica, a interpretação de Celine Dion na música "How Does a Moment Last Forever", ganha comentário da cantora, que revela os bastidores da criação. E o videoclipe de "Beauty and The Beast", com Ariana Grande e John Legend, disponível nas versões DVD e Blu-ray, promete encantar os fãs do musical.

O elenco do longa-metragem conta com: Emma Watson (Harry Potter, As Vantagens de Ser Invisível), como Bela; Dan Stevens (O Hóspede, Downton Abbey), como Fera; Luke Evans (O Corvo, O Hobbit: A Desolação de Smaug), como Gaston; Ewan McGregor (Trainspotting – Sem Limites, Star Wars: Episódio II), como Lumière; Kevin Kline (Um Grito de Liberdade, Sexo sem Compromisso), como Maurice; Josh Gad (Frozen: Uma Aventura Congelante, Amor e Outras Drogas), como LeFou; e Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada, O Terminal), como o piano de cauda maestro Cadenza.

Dirigido por Bill Condon (Dreamgirls e Vamos Falar de Sexo), A BELA E A FERA conta com roteiro adaptado de Stephen Chbosky (As Vantagens de Ser Invisível, Rent: Os Boêmios) e Evan Spiliotopoulos (Hércules, Tinker Bell), trilha sonora de Alan Menken (Aladdin, Hércules) e figurino de Jacqueline Durran (Orgulho & Preconceito, O Espião que Sabia Demais).


Confira os bônus inclusos em cada versão:

BLU-RAY: 
Uma Leitura de Roteiro Encantada – Junte-se ao elenco para uma leitura elaborada do roteiro na produção do filme, com direito a canto, dança, música ao vivo e muito mais.
A Beleza de Um Conto – Explore o processo de transformar um amado filme animado em um novo clássico no formato live action.
As Mulheres dos Bastidores de A Bela e a Fera – Emma Watson e as mulheres talentosas - em todos os aspectos - da produção, que ajudaram a trazer este conto encantado para a vida.
Um Momento com Celine Dion – Celine Dion compartilha como foi cantar "How Does a Moment Last Forever" e fazer parte da produção de "Beauty and the Beast".
Da Música para a Tela: Criando as Sequências Musicais – Confira os bastidores de como foi realizado alguns dos maiores momentos de A Bela e a Fera.
Cenas Inéditas

Música Estendida: "Days in the Sun" com Introdução de Bill Condon – Saiba mais sobre a infância da Besta em uma versão alternativa desta linda canção, apresentada pelo diretor Bill Condon.

Videoclipe "Beauty and The Beast" com Ariana Grande e John Legend – Os dois cantores premiados Ariana Grande e John Legend interpretam uma versão emocionante da canção tema do filme.

Bastidores do Videoclipe: "Beauty and The Beast" – Acompanhe Ariana Grande e John Legend e saiba como obter a magia na produção do videoclipe.
Seleção de Músicas Disney – Selecione diretamente as suas canções favoritas e cante junto com o filme.

Bônus DVD:
Videoclipe "Beauty and The Beast" com Ariana Grande e John Legend
SOBRE THE WALT DISNEY STUDIOS:
Por mais de 90 anos, The Walt Disney Studios tem sido o alicerce da The Walt Disney Company. Hoje, o estudo oferece filmes, música e teatro de qualidade para os consumidores ao redor do mundo. Os filmes são lançados sob as seguintes marcas: Disney, incluindo Walt Disney Animation Studios e da Pixar Animation Studios; Disneynature; Marvel Studios; Lucasfilm e Touchstone Pictures, que produzem os filmes não-animados da DreamWorks Studios. A Disney Music Group engloba as gravadoras Walt Disney Records e Hollywood Records, bem como a Disney Music Publishing. O Disney Theatrical Group produz e licencia eventos ao vivo, incluindo produções da Disney na Broadway, como a Disney On Ice e Disney Live!.

.: Exposição retrata os novos vínculos do processo de adoção

Mostra gratuita “Laços do Coração” segue no Litoral Plaza Shopping de  9 a 28 de maio


A maternidade e os estreitos vínculos familiares vão além da gestação e da compatibilidade sanguínea. Para celebrar o amor e o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, o Litoral Plaza, em Praia Grande, em parceria com o GAALA (Grupo de Apoio à Adoção “Laços de Amor”) traz a exposição “Laços do Coração”.

Com 10 fotos distribuídas em painéis no corredor onde está localizada a Telhanorte no empreendimento, a mostra gratuita segue de 9 a 28 de maio, sempre das 10h às 22h. A exposição é inspirada em expressões de amor e carinho entre pais e filhos, nos sentimentos e laços criados através da adoção. As imagens são da jornalista e fotógrafa Mayara Jacques, que registrou a formação das novas famílias, todas de Praia Grande.

“A delicadeza da exposição tem tudo a ver com o mês de maio, quando comemoramos o Dia das Mães e o Dia Nacional da Adoção. Enquanto fazem suas compras e passeiam pelo shopping, os clientes terão a oportunidade de ver de perto registros emocionantes e únicos”, destaca a gerente de marketing do empreendimento, Jannine Bastos.

GAALA - Após a adoção da filha caçula, Isabela, Julia Leal decidiu dividir sua história com outras pessoas. Em 2010, com a ajuda da cunhada, deu início às atividades do GAALA Praia Grande. O grupo, que se reúne mensalmente no colégio COC Novomundo, procura compartilhar informações e experiências voltadas a uma nova cultura da adoção, que é preparar famílias que pretendem adotar crianças que ainda estão acolhidas. Pais adotivos, filhos adotivos, pretendentes à adoção, profissionais da área e demais interessados podem participar dos encontros, que são gratuitos.

Serviço
Exposição “Laços do Coração”
Data: 9 a 28 de maio, das 10h às 22h
Onde: corredor da Telhanorte do Litoral Plaza Shopping

.: José Olympio lança livro de memórias da artista sérvia Marina Abramović

Aos 14 anos, Marina Abramović teve sua primeira aula de pintura. Depois de atirar tinta sobre a tela, o professor, um amigo de seu pai, acrescentou um pouco de areia e pigmentos coloridos, derramou gasolina, acendeu o fósforo, explodiu a obra e disse ao final: “Isso é um pôr do sol”.  A experiência na adolescência teve papel marcante em suas criações: “Ela me ensinou que o processo era mais importante que o resultado, exatamente como a performance significa mais para mim do que o objeto”, conta em “Pelas paredes”.

Três anos após o episódio, Marina começou a se preparar para entrar na Academia de Belas Artes de Belgrado, já com a ideia de que poderia fazer arte a partir de absolutamente qualquer coisa, fosse fogo, água ou o próprio corpo. Em 1973, apresentou em Edimburgo uma de suas primeiras performances: Rhythm 10, que consistia em fincar facas no espaço entre os dedos de uma das mãos o mais rápido possível, se expondo a quase inevitáveis cortes.

De lá pra cá, foram inúmeros experimentos polêmicos com simbologias curiosas, como oferecer objetos ao público, incluindo um revólver, para que fizessem o que desejassem com ela, correr e se lançar de encontro a paredes, deitar em volta de uma área em chamas, dar a volta na Muralha da China e a emblemática performance The artist is present, que levou cerca de 850 mil pessoas ao MoMA em 2010.  Além de ter sido uma retrospectiva do trabalho da artista, nesta última ação, Marina se sentava frente a frente com os visitantes, provocando reações emocionadas pela simples troca de olhares.

Seu livro de memórias revela que a ousadia de sua produção artística é também a manifestação de liberdade de alguém que veio de uma família extremamente rígida e que viveu em tempos sombrios, numa ditadura comunista na Iugoslávia dos anos 1940 aos 1970. Sua mãe era major do exército e seu pai foi designado para a guarda de elite do ditador marechal Tito.  Marina sempre teve uma relação conturbada com a mãe, uma mulher culta e pouco afetuosa, e acabou se afastando do pai após a separação do casal, reencontrando com ele apenas dez anos depois.

Entre as viagens relatadas no livro estão diversas passagens pelo Brasil, entre elas sua visita a xamãs em Curitiba, ao médium João de Deus, conhecido mundialmente por suas atividades de cura, e sua participação em ritos religiosos, alguns deles na Chapada Diamantina. Parte dessas experiências foram registradas no filme “Espaço Além: Marina Abramović e o Brasil.”

“Pelas paredes” é um relato visceral de uma artista que foi além dos limites da dor, da exaustão e do medo e se tornou um dos principais nomes da arte contemporânea.

Marina Abramović iniciou sua carreira no início dos anos 1970 e está em atividade desde então. Ela é considerada uma das pioneiras da arte da performance.  


Livro: Pelas paredes - Memórias de Marina Abramovic 
Memórias de Marina Abramović
Autora: Marina Abramović
Tradução: Waldéa Barcellos
Páginas: 416
Editora: José Olympio / Grupo Editorial Record

quinta-feira, 11 de maio de 2017

.: Paula Lima faz show e leva sucessos para Flórida, nos EUA

Após passar por diversas cidades brasileiras com sua turnê, a cantora Paula Lima irá realizar uma apresentação nos Estados Unidos. Com sucessos já consagrados como “Guarda-chuva”, “É Isso Ai” e os novos hits “Fiu Fiu” e “Mil Estrelas” a diva da MPB vai agitar no sábado, dia 20, o Luau da cidade de Pompano Beach na Flórida (EUA).

Com cinco álbuns em sua discografia, Paula Lima tem como marca registrada o  balanço suingue soul singular e está muito animada para mais está apresentação internacional. “Alô bacanérrimos, eu estou contando os dias para matar essa saudade. Será incrível levar a música brasileira mais uma vez para fora e aquecer esses corações.”, convida a artista que já se apresentou em países como Japão, Paris, Amsterdã, África do Sul, Tunísia e Portugal.

Vale lembrar que Paula Lima lançou “Fiu Fiu”, canção fez parte da trilha sonora de Malhação. Além disso, ela também lançou a música "Mil Estrelas", que traz um estilo "pop soul" e foi composta por Ivo Mozart e Zeider Pires.

Serviço:
Data: Sábado, dia 20 de maio
Horário: 10h às 22h
Local: Pompano Beach – Flórida (EUA)
Informações: http://www.theheartbeatfoundation.org/2015/luau

Acompanhe Paula Lima:
Site – www.paulalima.com.br
Instagram - https://www.instagram.com/ploficial/
Facebook – https://www.facebook.com/plimaoficial/
Twitter - https://twitter.com/Lima_Paula
Vevo/YouTube - https://www.youtube.com/user/PaulaLimaVEVO/

quarta-feira, 10 de maio de 2017

.: Ter um estilo de vida diferente é uma opção que merece respeito

*Por Lúcia Almeida


Estilo pessoal significa, antes de tudo, ter autoconhecimento e, consequentemente segurança nas próprias decisões. Porque o estilo vem de dentro. Ou seja, é uma consequência da construção ao longo da vida, então, depende das escolhas e das experiências de cada pessoa. Na Consultoria de Imagem, por exemplo, quando fazemos um trabalho para descobrir o estilo daquela pessoa, é isso que analisamos, o seu modo de viver como um todo, por último iremos analisar as suas roupas. É a própria pessoa que irá nos fornecer as informações para chegarmos ao resultado e falarmos se ela tem o estilo: criativo, tradicional, clássico, esportivo, sensual, dramático ou romântico. Nunca iremos criar um estilo para ela e sim descobrir a sua marca pessoal.

Quando a pessoa se permite se autoconhecer, ela não tem medo de viver aquilo que lhe faz feliz, independente da opinião do outro. E, ter um estilo de vida diferente do estilo da maioria das pessoas, seguir uma determinada “tribo” ou grupo, é um jeito livre de ser, é andar na contramão dos padrões que muitas vezes são impostos pela sociedade. E isso, é muito bacana, porque não é uma questão de certo ou errado, é um jeito daquele determinado indivíduo se comportar. Tem a ver com identidade.

Se olharmos para a história, na década de 60, muitas pessoas viviam com estilos de vida considerados fora do comum. Haviam por exemplo as Tribos Urbanas. As pessoas que se identificavam com o modo de viver, achavam ali um lugar como se fosse à extensão da família, onde tinham segurança para serem pessoas autênticas, viviam a sua verdadeira personalidade. Na Inglaterra, a pergunta “Você é católico ou protestante?” foi substituída por “Você é Mod ou Rocker?”. Dois grupos que prevaleceram por muito tempo. O estilo dos Mods tinha como referência a moda das universidades de elite dos Estados Unidos e o jeito italiano. Preferiam as Vespas e Lambrettas aos carros e motos admirados pelos seus rivais Rockers, que usavam Jaqueta de couro e imitavam os atores norte-americanos Marlon Brando e James Dean.

Em meados dos anos 70, o Punk chegou como movimento contestador por excelência e abriu caminhos no mundo todo, inclusive influenciando a moda e a música. Então, ter um estilo próprio, considerado diferente pela maioria, significa assumir os riscos de não ser aceito por esta mesma maioria, todavia, é sem dúvida um ato de grandeza e de autenticidade e até de experiência para àquele determinado momento da vida, como os cosplay e sereismo, que pode ser uma opção de vida, um hobby ou algo passageiro, porque também tem a ver com o modismo, algo que logo vai passar.

Neste caso, é de extrema importância o entendimento dos pais, quando se tratar de adolescente. Os pais precisam estar abertos à opção dos filhos, saberem o porquê, terem um diálogo franco e aberto e apoiarem, o adolescente precisa ser acolhido e respeitado. Claro, dentro de todos dos limites e combinados de cada família. Quando há esse entendimento e a fase terminar, ninguém sofreu e sim foi um período de aprendizado.

Devemos ainda saber que cada grupo, personagem, estilo diferenciado traz uma mensagem. Existe um recado sendo dado ao mundo, assim como os punks que queriam falar sobre as questões políticas daquela época e continuam até hoje. Enfim, acho que o quê de fato é fundamental é respeitar as escolhas de cada um. E quem escolher viver de forma diferenciada, que também seja em consequência do seu autoconhecimento. O importante é ser feliz e jamais fazer simplesmente porque o outro fez.


*Lúcia Almeida é professora do Centro Europeu, especialista em imagem pessoal e comportamento.

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