sábado, 7 de maio de 2022

.: Livro "A Família Perfeita", de Lisa Jewell, é repleto de reviravoltas


Aclamado no Reino Unido, "A Família Perfeita", best-seller de Lisa Jewell, chega ao Brasil pela editora IntrínsecaUm dos principais nomes da literatura de suspense do Reino Unido nos últimos anos, Lisa Jewell é autora de 19  livros, que já foram traduzidos para mais de 25 idiomas.

Lançada originalmente em 2019, a obra tornou-se um best-seller instantâneo do The New York Times e chegou a ser escolhida para o Good Morning America Book Club, clube de leitura do talk-show norte-americano "Good Morning America". Descrito como “suspense de arrepiar” pela revista People, o thriller é uma ótima pedida para fãs de séries como "Seduced", "Por Trás de Seus Olhos" e "The Act"

Na história, Libby Jones é uma jovem órfã que sempre batalhou para ter tudo, incluindo o pequeno apartamento em St. Albans e a promoção no trabalho. No dia do seu aniversário de 25 anos, ela recebe a carta pela qual esperou a vida inteira. Ao abrir o envelope, não só a identidade de seus pais biológicos é revelada, como a jovem descobre ser a única herdeira de uma propriedade luxuosa em Chelsea, um dos bairros mais caros de Londres. Tudo na sua vida está prestes a mudar, mas o que ela não sabe é que outras pessoas também aguardavam por esse momento - e que seu destino está prestes a colidir com o delas.

Decidida a ir atrás da história de seus progenitores, logo Libby descobre que a mansão deixada para ela tem um passado terrível. Vinte e cinco anos antes, a polícia de Chelsea foi até o casarão após receber um chamado. Ao chegarem, os agentes encontraram na cozinha três cadáveres vestidos de preto ao lado de um bilhete que parecia ter sido rabiscado às pressas. No outro cômodo, porém, havia um bebê saudável de dez meses, balbuciando alegremente em seu berço. Narrado de diferentes pontos de vista e alternando passado e presente, A família perfeita é um thriller perturbador sobre duas famílias e uma casa que esconde o mais sombrio dos segredos. Você pode comprar Aclamado no Reino Unido, "A Família Perfeita", de Lisa Jewell, neste link.


O que disseram sobre o livro

“Personagens complexos, diferentes pontos de vista e uma narrativa dinâmica e perturbadora são as bases para essa história envolvente e cheia de surpresas.” — Publishers Weekly.

“Emocionante. Não queria que acabasse. Começar a ler outro livro logo depois desse parece uma traição.”Olivia Colman, atriz vencedora do Oscar por "A Favorita"


Sobre a autora
Lisa Jewell é uma das principais autoras de suspense do Reino Unido nos últimos anos. Com 19 livros publicados, suas obras já foram traduzidas para mais de 25 idiomas, ultrapassando a marca de cinco milhões de exemplares vendidos.


Livro: "A Família Perfeita"
Autora: 
Lisa Jewell
Tradução: Thaís Britto
Páginas: 400
Editora: Intrínseca
Link na Amazon: https://amzn.to/3FD5ZEB


.: Miá Mello volta em cartaz no Teatro das Artes com "Mãe Fora da Caixa"

Protagonizado por Miá Mello, o espetáculo "Mãe Fora da Caixa" estava lotando o Teatro das Artes antes da pandemia. A  peça é inspirada no best-seller homônimo de Thaís Vilarinho, tem direção de Joana Lebreiro e texto de Cláudia Gomes (roteirista da Rede Globo e criadora do blog Humor de Mãe) e trata com muito humor sobre os dilemas que envolvem a maternidade real. Nova temporada em sessões às sextas, às 20h e aos sábados e domingos, às 19h.

Sucesso de público e crítica, "Mãe Fora da Caixa", espetáculo protagonizado por Miá Mello e inspirado no best-seller homônimo de Thaís Vilarinho, volta em cartaz no Teatro das Artes para discutir os diversos dilemas que envolvem a maternidade real. Com muita leveza, a peça oferece ao público reflexões da protagonista, que nasce mulher junto com o bebê.

Tratando com muito humor sobre os diversos dilemas que envolvem a maternidade real, Miá Mello volta a apresentar o espetáculo Mãe Fora da Caixa no Teatro das Artes, a partir do dia 6 de maio, em sessões às sextas, às 20h e aos sábados e domingos, às 19h.

A peça, inspirada no best-seller homônimo de Thaís Vilarinho, tem direção de Joana Lebreiro e texto de Cláudia Gomes (roteirista da Rede Globo e criadora do blog Humor de Mãe) e trata com muito humor sobre os dilemas que envolvem a maternidade real. Foi indicada ao Prêmio do Humor nas categorias Melhor Espetáculo, Texto e Atuação, ganhando na categoria Direção.

Após uma turnê que passou pelas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas, Miá Mello avalia a volta aos palcos depois de tanto tempo sem poder atuar. “Estou muito feliz em voltar, essa volta do público quente, peça lotada de novo, é uma alegria sem fim. Durante esses meses tudo foi muito intenso, revi muitos conceitos como mãe e mulher, por isso estar de novo em cena falando um texto que sempre foi muito potente pra mim é ainda mais relevante”.

Sobre mudanças em cena, Miá destaca que a peça é focada principalmente nos primeiros intensos meses da maternidade, que é um tema universal, relevante e segue latente. “Durante a pandemia, fiquei pensando será que eu vou ter que refazer a peça, será que ela vai ainda ser relevante? Aí eu entendi que era tanta coisa pra ser falada sobre a pandemia que eu ia ter que fazer outra peça, a 'Mãe Dentro da Caixa'. Então, não mudei nada, mas como eu disse, é uma peça que segue sendo relevante e a gente trata de assuntos que, independentemente da pandemia, eles seguiram e seguirão acontecendo”.

O espetáculo surgiu quando o ator e produtor Pablo Sanábio se deparou com uma série de questionamentos sobre paternidade e acabou encontrando o livro "Mãe Fora da Caixa", de Thaís Vilarinho.  A autora é conhecida nas redes sociais por mostrar o lado real da maternidade e oferecer um ombro amigo para os pais e mães que se sentem pressionados com tantos desafios. Uns dos trunfos da peça é a capacidade de identificação com o público. Miá estabelece um tom confessional de quem parece contar histórias pessoais envolvendo a plateia em risos e lágrimas, com momentos de cumplicidade e interação.

O espetáculo estreou em São Paulo em janeiro 2020, depois uma temporada carioca bem-sucedida, que começou com oito semanas e se transformou em cinco meses em cartaz. Com sessões lotadas e prestes a repetir o feito do Rio, a temporada foi interrompida repentinamente deixando cenário e luz montados na expectativa de uma volta que acabou demorando mais que o esperado. “Quantas mães ‘nasceram’ e quantas se descobriram grávidas na pandemia?”, pergunta o produtor Carlos Grun.


Sobre a montagem
Na trama, uma mulher que já tem uma filha com sete anos aguarda ansiosa em seu banheiro pelo resultado de um novo teste de gravidez. “A grande sacada da peça para mim se passa nesses 5 minutos em que a protagonista está no banheiro. São instantes em que cabe uma vida inteira, o mundo de pensamentos, as lembranças, os pensamentos contraditórios. É isso que acontece na cabeça e no coração de uma mãe e que tentamos trazer para a encenação”, revela a diretora Joana Lebreiro.

Uma das maiores dificuldades da mãe contemporânea é o acúmulo de tarefas, conta a atriz Miá Mello. “Temos essa sobrecarga mental provocada pela cobrança de ter que fazer um monte de coisas: ser boa mãe, ser boa profissional, ver as amigas, estar com o marido, ir ao mercado etc. Tem aquele bom e velho ditado que diz que para criar uma criança é preciso uma aldeia. E cada vez estamos mais isolados em uma ilha de nossas famílias modernas individuais. A peça tem essa força de mostrar que não estamos sozinhas de verdade. Eu começo dizendo que não é a minha história, mas que, sem dúvida, poderia ser. E pode ser a história de muita gente, existe um grande poder de identificação”.

O desejo de Thaís Vilarinho de escrever sobre maternidade aflorou com o nascimento de seu primeiro filho. “Lembro-me do sentimento de indignação quando percebi que não se falava sobre as dores e as dificuldades, sobre baby blues, sobre puerpério e nem sobre a mudança radical que acontece na vida da mulher que se torna mãe. Então, escrever foi necessário, terapêutico. Um processo de cura mesmo. Fico muito feliz que esteja, de certa forma, ‘curando’ outras mães”, revela.

A encenação foi criada a partir de um diálogo entre o livro e o perfil no Instagram de Thaís Vilarinho com as experiências pessoais de Miá, Joana e Cláudia. “Queríamos um espetáculo que juntasse esse papo reto e real sobre maternidade com a sensação de acolhimento às mães, sem deixar de lado esse humor ‘pé na porta’ que é a marca da Cláudia. Uma coisa que conversamos desde o início e que permeou a escrita dela é ter um espetáculo que fosse bem aberto, bem direto para o público. E que não ficasse fechado na história, no sentido de ter uma personagem falando sozinha. Ela está conversando com aquelas pessoas que estão ali assistindo”, esclarece Joana Lebreiro.


Mãe nas telas
Além do espetáculo, Miá está envolvida em mais dois projetos com a temática da maternidade. Ela é mãe de uma adolescente no longa-metragem "De Pai para Filho", escrito e dirigido por Paulo Halm. Também está no elenco da segunda temporada da série "Tudo Igual...SQN", da Disney+, baseada no romance infanto-juvenil "Na Porta ao Lado", da escritora Luly Trigo, que retrata a amizade de um grupo de adolescentes.

Em 2020, se tornou a primeira mulher da América Latina a apresentar um talk-show científico, o "Posso Explicar", que estreou no National Geographic e passou a ser exibido pelo Disney+. Com 16 episódios, entre os convidados estão Mônica Martelli, Maria Boop, Fábio Porchat, Rita Von Hunty, Sabrina Sato, entre outros.


Ficha técnica:
Espetáculo:
"Mãe Fora da Caixa". Texto: Cláudia Gomes. Elenco: Miá Mello. Idealização: Pablo Sanábio. Direção: Joana Lebreiro. Direção de produção: Carlos Grun e Thábata Tubino. Iluminação: Paulo César Medeiros. Cenário: Mina Quental. Direção de movimento: Andrea Jabor. Projeções: Vilaroucas Produções. Figurino: Bruno Perlatto e Mariana Safadi. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Produção: Bem Legal Produções.

Serviço:
Espetáculo: 
"Mãe Fora da Caixa". Temporada: de 6 de maio a 31 de julho. Sextas às 20h. sábados e domingos às 19h. Ingressos: Plateia central R$ 100 (inteira); R$50 (meia-entrada). Plateia lateral R$ 90 (inteira); R$45 (meia-entrada). Balcão R$ 80 (inteira); R$40 (meia-entrada). Duração: 80 minutos. Classificação: 12 anos. Capacidade: 769 lugares. Teatro das Artes - Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970, Loja 409, Pinheiros, São Paulo. Bilheteria: de terça a domingo, das 13h15 às 20h. Vendas on-line pelo site Sympla. Outras informações: (11) 3034-0075. Atenção: é obrigatória a apresentação do passaporte da vacina com pelo menos duas doses.


.: “Henrique IV”, dirigido por Gabriel Villela, adaptação de Luigi Pirandello

Encenador comemora seu 50º espetáculo com obra do autor ganhador do Nobel de Literatura. Chico Carvalho interpreta o personagem título. O Sesc Vila Mariana recebe o espetáculo até 5 de junho. Elenco de” Henrique IV” - Foto: João Caldas 


“É conveniente a alguns que considerem certas pessoas como loucas para terem a desculpa de mantê-las presas. Sabe por quê? Porque é difícil escutar o que os loucos dizem.”
Trecho de “Henrique IV”


O encenador Gabriel Villela apresenta “Henrique IV”, obra adaptada de texto de Luigi Pirandello, para comemorar a sua 50ª direção teatral. O espetáculo acontece no Teatro Antunes Filho, no Sesc Vila Mariana, e narra a história de um nobre que acredita (ou finge acreditar) ser um imperador de oito séculos antes, depois de sofrer um acidente. A temporada se estende até 5 de junho, de quinta a domingo, e os ingressos já estão disponíveis no Portal do Sesc SP ou nas bilheterias das unidades do Sesc no Estado. As sessões de 1º a 5 de junho contarão com intérprete de Libras.

Chico Carvalho interpreta Henrique IV, Rosana Stavis é a Marquesa Matilde da Toscana, seu amor não mais correspondido, Hélio Cícero, o Doutor Genoni, que tenta trazer Henrique IV de volta à sanidade e André Hendges, o Barão Tito Belcredi, amante da Marquesa. Acompanhando Chico Carvalho em cena, seus dois camareiros-cantores Artur Volpi, o Oração, e Breno Manfredini, o Sonho. Todo o elenco compõe o quadro de espelhamento disforme do protagonista, que toma distância da própria existência e vê a si mesmo ridicularizado pelo olhar dos outros.

O elenco tem ainda: Regina França (como Frida), Rogerio Romera (como Carlo Di Nolli), além do músico Jonatan Harold, que toca piano ao vivo para acompanhar o elenco e é responsável pela direção musical, juntamente à Babaya Morais. A peça, em três atos sem intervalo, tem cenário de J.C. Serroni. 

Para essa nova parceria com Villela, o cenógrafo escolheu ressaltar os aspectos circenses e homenagear o encenador mineiro, com direito a picadeiro e arena. “E Gabriel Villela joga a encenação num circo teatro, não de cores vivas como de costume, já que ali habitam os fantasmas que rondam a cabeça do nosso Henrique, o que me traz um caminho claro para a encenação: um circo em desconstrução de uma trupe itinerante com sua carroça encenando por castelos medievais”, conta Serroni. Os figurinos são de Gabriel Villela e trazem tecidos das mais variadas origens, muitos bordados, adamascados da igreja ortodoxa grega e muito colorido. A iluminação é de Caetano Vilela.


Elementos cênicos
Mestre na crítica ao mundo, às suas aparências e convenções, Pirandello monta em Henrique IV um cômico e revelador jogo de espelhos. Um jovem fantasiado de Henrique IV perde a razão a caminho de uma festa de Carnaval, passando a acreditar que é de fato o imperador. Nesta versão dirigida por Villela, a história é contada por uma companhia de circo mambembe (e fictícia) italiana chamada “Francisco Eugydio do Calvário", que apresenta o drama de circo-teatro "Enrico IV" ao público.

Além disso, fazem parte da montagem várias menções contemporâneas - as canções cantadas ao vivo pelos atores, figurino e maquiagem fellinianos, numa lembrança feita ao cinema, entre outras. A escolha das músicas levou em consideração alguns fatores como o diálogo das letras com o texto e com a ação da peça, e são cantadas em italiano e em inglês (os dois idiomas que referenciam o texto em cena). No repertório estão "The Logical Song", do Supertramp, "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)", da Nancy Sinatra, "Canzone Arrabbiata", do Nino Rota, "I Started a Joke", dos Bee Gees, e “Lascia Ch'io Pianga”, de Georg F. Händel.


“Pobre daquele que não sabe usar a sua máscara”
Henrique IV trata sobre a psicologia dos loucos e como a loucura é uma forma de representação e de simulação também. Henrique IV parece ser louco aos olhos de seus companheiros, mas finge estar louco porque só aos loucos é dado o direito de dizer certas verdades.

O drama  “Henrique IV” foi escrito por Pirandello em 1922 e estreou um ano depois do sucesso de Seis Personagens em Busca de Autor, que já tratava sobre os desdobramentos de personalidades (e de personagens). A narrativa se desenvolve em Úmbria, no centro da Itália (Perugia), na época em que foi escrita. O nobre que dá nome à peça viveu nos anos 1500, e, ao cair do cavalo, considera ser o imperador da Alemanha (que reinou por volta de 1050) - por isso há saltos temporais no texto.

A peça faz um jogo imbricado e permite à plateia uma série de possíveis leituras, sempre mostrando que todos representam papéis - seja na sociedade, na vida e até mesmo os atores, nos palcos. A linguagem circense ainda possibilita a leitura segundo a qual a trupe em cena brinca de ser ou parecer louca.

Villela optou por combinar atores de diferentes idades e experiências, apesar de voltar a trabalhar com parte do elenco de Estado de Sítio, como Chico Carvalho, Rosana Stavis, André Hendges e Rogerio Romera.

A ideia é que a dicotomia do texto de Pirandello (entre lucidez e loucura, sinceridade e fingimento, clareza e obscurantismo, ser e parecer e entre o dia e a noite) possibilite o jogo cênico. O autor italiano em seus textos aproximava o relativismo existencial de seus personagens à teoria da relatividade de Einstein (documentos da época mostram um encontro dos dois, Einstein e Pirandello, em um camarim de teatro na Itália).


Ficha técnica
“Henrique IV". Autor: Luigi Pirandello. Tradução: Claudio Fontana. Direção e figurinos: Gabriel Villela. Elenco: Chico Carvalho, Rosana Stavis, Hélio Cícero, André Hendges, Regina França, Rogerio Romera, Jonatan Harold, Breno Manfredini e Artur Volpi. Cenografia: J C Serroni.  Iluminação: Caetano Vilela. Diretores assistente: Ivan Andrade e Douglas Novais. Direção musical, canto e arranjos vocais e instrumentais: Babaya e Jonatan Harold. Assistente de figurinos: José Rosa. Adereços de arte: Jair Soares Jr. Costureira: Zilda Peres. Maquiagem: Claudinei Hidalgo. Fotografia: João Caldas Fº. Assistência de fotografia: Andréia Machado. Diretor de palco: Tinho Viana. Operador de lua: PH Moreira. Camareiras: Ana Lucia Laurino e Maria Helena Arruda.  Produção executiva: Augusto Vieira. Direção de Produção: Claudio Fontana. Apoio: Só Dança.


Serviço
"Henrique IV". Texto de Luigi Pirandello e direção de Gabriel Villela. Com Chico Carvalho e grande elenco Até dia 5 de junho Quinta a sábado, às 21h, domingos e feriados, às 18h. Teatro Antunes Filho -  Sesc Vila Mariana. Classificação: 14 anos.

Ingressos: disponíveis online a partir de 26 de abril, em sescsp.org.br, e presencialmente no dia 27, em qualquer unidade do Sesc no Estado de São Paulo – R$ 12 (credencial plena); R$ 20 (estudante, servidor de escola pública, idosos, aposentados e pessoas com deficiência) e R$ 40 (inteira) *Obs.: desde 8 de fevereiro de 2022, os responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante de vacinação dos menores com ao menos a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Já para maiores de 12 anos é necessário apresentar o comprovante de vacinação com no mínimo duas doses ou a dose única da vacina. O comprovante pode ser físico ou digital e deve ser mostrado juntamente com o documento com foto. É recomendável o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, durante toda a permanência na unidade. Sesc Vila Mariana | Informações - Endereço: Rua Pelotas, 141, Vila Mariana - São Paulo. Central de Atendimento (Piso Superior – Torre A): terça a sexta, das 9h às 20h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (obs.: atendimento mediante a agendamento). Bilheteria: terça a sexta, das 9h às 20h30; sábado, das 10h às 18h e das 20h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Estacionamento: R$ 5,50 a primeira hora + R$ 2 a hora adicional. Credencial Plena: trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes). R$ 12 a primeira hora + R$ 3,00 a hora adicional (outros). 125 vagas. Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização travas de seguranças). 16 vagas. Outras informações: 5080-3000




.: Oscar Filho volta no palco em "Alto - Biografia Não Autorizada"

Espetáculo estreou no início de 2020, quase ao mesmo tempo em que os teatros fecharam, o que o levou a levantar âncora tornando-se o primeiro humorista brasileiro a cumprir temporada como residente em um navio de cruzeiro. Foto: Willian Abreu

Oscar Filho volta aos palcos com o espetáculo “Alto - Biografia Não Autorizada”, após apresentar por 11 anos, ininterruptos, “Putz Grill...” o seu premiado stand-up de estreia, visto por mais de um milhão de espectadores. O álbum de “Putz Grill…”, show inédito em qualquer plataforma, será lançado pela Cancel Records no dia 10 de junho. Os álbuns de comédia são tradicionais nos EUA e dão uma oportunidade aos comediantes a consagrarem para sempre o seu humor em formato de áudio. A Cancel Records é uma gravadora sediada em Miami, FL e é a pioneira que está trazendo esse formato ao país.

“Alto - Biografia Não Autorizada” estreou no início de 2020, quase ao mesmo tempo em que os teatros fecharam, o que o levou a levantar âncora tornando-se o primeiro humorista brasileiro a cumprir temporada como residente em um navio de cruzeiro. Entre 2021 e início de 2022 ele apresentou seu stand-up em alto mar, no navio Costa Diadema, para mais de 5 mil pessoas, com aprovação absoluta.

De volta à terra firme, ele retorna aos palcos neste sábado, dia 7 de maio, às 23h, no Teatro Morumbi Shopping para a temporada 2022 de “Alto - Biografia Não Autorizada”. O texto é baseado no livro, quase homônimo, “Autobiografia não Autorizada”, escrito por Oscar em 2014 e com a primeira edição esgotada. Mas não espere nenhum ensinamento sobre a vida.

Trata-se apenas das desventuras do humorista,  desde o seu nascimento, na cidade de Atibaia, até o dia em que a pandemia o forçou ao término da temporada, após uma única apresentação em 2020. Com a marcante e bem humorada narração de Cid Moreira, além do questionamento sobre o intrigante significado da palavra “Aserehe ra de re de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi an de bugui an de buididipi”, imortalizado na música Ragatanga, do grupo Rouge, o espetáculo promete o mesmo sucesso de seu antecessor. Conselho: apenas vá assistir! A promessa é que será o melhor show de stand-up que você já viu em toda a sua vida... Claro, se você não viu nenhum outro antes.


Serviço
Oscar Filho em  "Alto - Biografia não Autorizada"
Temporada 2022
Estreia:
dia 7 de maio
Temporada: sábados, às 23h
Duração: 60 minutos
Recomendação: +12
Ingressos: R$ 60 | R$ 30
On-line: Sympla
https://bileto.sympla.com.br/event/72763
Bilheteria Somente nos dias de espetáculos, 1h30 antes do início da sessão
TelEFONE: (11) 5183.2800
Teatro MorumbiShopping – 250 lugares
Avenida Roque Petroni Júnior, 1089


.: "Quanto Mais Vida, Melhor": resumo dos capítulos de 9 a 14 de maio

Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage) na novela que está chegando à reta final. Foto: Globo/João Miguel Júnior

A novela "Quando Mais Vida, Melhor!" conta a história que une Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage) que têm as vidas interligadas a partir de um epísódio sobrenatural e, a partir disso, passam por situações hilariantes. A novela é criada e escrita por Mauro Wilson, com direção artística de Allan Fiterman. Confira os resumos dos capítulos de 25 a 30 de abril. Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela. O Resenhando.com tem um grupo para comentar a novela das sete - entre e fique à vontade para participar!


Capítulo 145
Paula impede Odete de falar com Flávia. Paula finge passar mal na frente de Flávia. Tigrão se revolta contra Guilherme. Neném vai com Rose encontrar Tigrão. Flávia estranha o comportamento de Paula. Madame Lu engana Carmem. Tigrão e Tina se beijam. Neném conta para a família sobre Tigrão. Paula procura o celular de Flávia. Rose conversa com Tigrão. Flávia conforta Guilherme. Deusa não deixa Paula pegar o celular de Flávia. Neném e Tigrão se encontram.


Capítulo 146
Rose e Tina se animam ao ver que Tigrão e Neném se entenderam. Paula pega o celular de Flávia. Neném se entristece quando Rose diz que voltará para Paris. Ingrid ajuda Paula no plano contra Carmem. Tigrão se entende com Guilherme. Carmem observa a conversa entre Paula e Marcelo. Ingrid recebe várias ofensas pela internet e Flávia tenta consolá-la. Tina termina com Gabriel.  Paula convence Nilton a se disfarçar como Santiago Pachamanca. Gabriel tenta afastar Ingrid da banda. Tucão chega ao hospital para ser atendido por Guilherme. Neném decide ir com Rose para Paris.


Capítulo 147
Guilherme decide levar Tucão para sua clínica. Paula se assusta ao encontrar Carmem em seu quarto. Flávia, Ingrid e Vanda montam um trio. Paula engana Carmem. Tina se declara para Tigrão e Soraia a surpreende. Guilherme enfrenta Celina para atender vários pacientes na clínica. Roni e Cora ficam apreensivos com a fuga de Tucão. Carmem chega até Santiago Pachamanca na Terrare. Joana conta para Flávia que Guilherme salvou a vida de Tucão. Tucão pede para Roni resgatá-lo na clínica de Guilherme. Nilton se atrapalha ao falar com Carmem e Paula se desespera.


Capítulo 148
Paula tenta ajudar Nilton com Carmem. Roni manda seus capangas eliminarem Tucão. Osvaldo avisa a Paula que Neném vai embora com Rose. Tucão foge e pega Flávia e Guilherme como reféns. Paula implora para Neném não ir embora com Rose. Tucão ameaça Guilherme e Flávia. Guilherme tenta salvar a vida de Tucão novamente. Ingrid termina com Murilo e Paula a consola. Tucão liberta Guilherme e Flávia e ameaça Roni. Rose desiste de ir para Paris para ficar com Neném.


Capítulo 149
Três meses se passam. Neném e Rose arrumam os móveis de seu apartamento. Os funcionários da clínica exigem a saída de Celina. Vanda, Ingrid, Flávia e Paula fazem a campanha da Terrare. Daniel pede para Guilherme reassumir a clínica. Tina e Soraia discutem em campo e Neném as suspende. Carmem descobre que foi enganada por Paula. Guilherme volta para a clínica. Odete sugere que Flávia surpreenda Paula com a visita de Juca. Rose faz um teste numa redação de TV. Tina exige que Neném retire Soraia do time da escola. Paula se assusta com a chegada de Flávia, Juca e Odete a sua casa. 


Capítulo 150
Ingrid reconhece a roupa de Paula em Odete. Flávia estranha que Paula saiba o nome de seu pai. Tina é hostil com Neném. Guilherme e Tigrão impedem Nedda de atacar Celina. Tina se encontra com Roni e Cora fica irritada. Daniel questiona Guilherme sobre seu encontro com a Morte. Paula oferece dinheiro para Odete. Flávia estranha a relação entre Paula e Odete. Tina confronta Neném. Juca reconhece Paula. Rose passa no teste da redação de TV. Tina chega para o jogo e questiona Neném sobre a escolha da jogadora. Juca pergunta se Paula é Eliete. Guilherme sente-se mal enquanto dirige ao lado de Flávia.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

.: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" flerta com terror e feitiçaria



Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


Em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", assim como o título do longa dirigido por Sam Raimi sugere, o público é levado a encontrar o "Outro Outro Eu" do protagonista. Para tanto, logo nos primeiros minutos é apresentada a jovem America Chavez (Xochitl Gomez), garota com o dom sobrenatural de abrir portais em formato de estrelas, tendo grande facilidade em transitar pelos múltiplos universos. 

No entanto, ela, que é amiga de outro Doutor Estranho, topa com Stephen Strange conhecido do público no filme de 2016. Após fingir felicidade pelo enlace matrimonial de sua amada, Strange e seu manto salvam a jovem America das garras de uma criatura que a perseguia no multiverso anterior. Pois é! Filme Marvel sempre começa com um bom embate. Em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" não é diferente. 

Assim, aos poucos, sabe-se bem quem é America e, inclusive, quem está promovendo tal caçada para roubar o dom da moça: Wanda Maximoff, ou melhor, a própria Feiticeira Escarlate. Afinal, quem assistiu "WandaVision" logo entenderá o motivo da vingadora ter tamanha ânsia de viver em outro multiverso. Daí a loucura excessiva da parceira de Visão.

Como é um longa dirigido por Sam Raimi, essa mãe heroína assume toda vilania. Conforme o filme de 2h06 avança, fica impossível não estabelecer uma ligação entre Wanda e as mães insanas das produções cinematográficas de terror. Aliás, por vezes, os fãs da Marvel são retirados da habitual pancadaria de efeitos visuais para a essência do terror, garantindo sustos com direito a um Strange zumbi. Ainda mais que Sam Raimi é o diretor do clássico "A Morte do Demônio", embora tenha dado o seu toque de mestre na franquia do Homem-Aranha protagonizada por Tobey Maguire.

E nesse flerte de herói com terror há uma busca da Wanda mãe tentando passar por reflexos e quando consegue, é algo muito Samara de "O Chamado". No entanto, a força da Feiticeira Escarlate não pode ser subestimada, assim como a do Doutor Estranho. Tanto Elizabeth Olsen quanto Benedict Cumberbatch dão um show de atuação, principalmente quando estão em cena juntos. O enfretamento dos dois é uma sequência de arrepiar -e de dar pulos de sustos. 


Por outro lado, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" ainda contempla os fãs da animação Marvel "What If" e traz para um dos multiversos a incrível Capitão Carter. Maravilhosa! Nesse mesmo universo, há ainda um regresso emocionante que é o de Patrick Stewart como Professor Xavier, o responsável pelos X-Men. E não é que ele entra na cadeira de rodas amarela?! Claro! Não há como deixar de estabelecer uma ligação com a animação do final dos 90, muito exibida em canal aberto no Brasil nos anos 2000. E apesar da confusão ser estabelecida naquele universo pela presença de America e Wanda caçando-a, é Xavier quem dá a dica do que Strange deve fazer.

Não há como negar, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", em cartaz no Cineflix, é um super filme. Nele, além de apontar as falhas de Strange, a força da Feiticeira da Escarlate, introduzir America, Capitã Carter e Raio Negro, volta a colocar na telona personagens que amamos como, Wong, Doutor Fantástico, Capitã Marvel, Mordo. Imperdível!



Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"

Diretor: Sam Raimi

Roteiro: Michael Waldron, Jade Bartlett

Data de lançamento: 4 de maio de 2022 (Brasil)


 .: Sam Raimi, o diretor de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"

.: Quem é quem em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"


.: 1x6: "Cavaleiro da Lua" tem "Deuses e Monstros" com cena pós-créditos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


No sexto e último episódio de "Cavaleiro da Lua", reencontramos Marc morto, na Tumba. Assim, é Layla quem faz o jogo acontecer ainda mais rápido, incluindo um papo com Khonsu e com a Tuéris, a Deusa hipopótamo da fertilidade. Num campo de junco, a balança de Marc está equilibrada, uma vez que ele tem o coração cheio, estando em paz e ao lado da deusa protetora das crianças e mulheres. 

Mesmo alcançando grande objetivo, ele, sem pensar, age para resgatar Steven. Enquanto deixa a sensação de um possível fim de uma das personalidades, um reencontro emociona e garante um discurso recheado de lindas lembranças do passado sobre não abandonar. Pois é! Fica nítido que um não vive sem o outro.

Khonsu volta para enfrentar Ammit, a deusa libertada por Harrow, que é a "devoradora" ou "comedora de almas". Desta forma, a figura de um jacaré toma a ponta do cajado do vilão, sendo que essa deusa assume a forma de uma Cuca com visual egípico pra lá de maligna. Durante esse enfrentamento, Marc renasce, definitivamente como Cavaleiro da Lua. Cena de arrepiar! Lindo de se ver. 

Até que a emoção ganha um toque especial de bom humor quando as personalidades diante de Khonsu querem saber como tudo irá funcionar na forma que está. Momento de leveza ao episódio. Na tumba, é Layla quem prova a chance de se deixar ser um avatar, pela deusa Tuéris. Em tempo que show de atuação de May Calamawy nas trocas de personalidade entre Layla e a deusa. Ao ser avatar da deusa, fica lindamente poderosa.

Ammit quer as almas para se manter, mas Khonsu a enfrenta. Embora ela o queira a seu lado, a ponto de convidá-lo e tudo. Contudo, acontece uma digna luta de deuses. Longe das pirâmides egípcias, Marc reencontra Layla, que  agora é uma heroína. Diante da felicidade de rever Layla, Steven Grant assume a personalidade de Marc. Num embate pra lá de marcante, ao fim, Marc apaga e quem faz tudo é Steven.

Harrow parece ter sido vencido, assim Ammit é contida nele. É preciso matá-lo, mas justamente nesse momento em que acontece o típico debate sobre matar o vilão ou deixá-lo vivo. Entretanto, numa outra realidade, Marc percebe do que é capaz. Assim, ficamos órfãos de uma série incrível. Contudo, uma cena pós-credito consegue nos fazer roer as unhas. E, por fim, dentro de uma limosine tudo muda de figura, ao menos para Harrow. 


Seriado: Cavaleiro da Lua

Episódio: e Monstros

Exibição: 4 de maio de 2022

Emissora original: Disney Plus

Direção: Mohamed Diab

Elenco: Steven Grant e Marc Spector (Oscar Isaac), Khonshu (F. Murray Abraham), Arthur Harrow (Ethan Hawke), Layla El-Faouly (May Calamawy), Midnight Man (Gaspard Ulliel)


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

.: Cobra Kai: quinta temporada tem data para estreia na Netflix

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2021

A Netflix já anunciou a data de estreia da quinta temporada da série "Cobra Kai" que acontecerá em 9 de setembro. No trailer algumas dicas do que encontraremos na próxima temporada, desde a "amizade" entre Daniel San, o senhor Larusso, e Johnny Lawrence, uma vez que o dojo Cobra Kai segue sob os cuidados dos vilões

No entanto, deixa claro que haverá embate em Sam e Tory, destacando também a chance zero de Miguel e Robby tornarem-se amigos. Assim, o jovem de origem latina, destaca que não é amigo do filho de Lawrence, com a cara fechada e olhos raivosos, Robby reforça que os dois jamais serão. Confira o vídeo que a Netflix liberou!


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm





.: MPB em festa: o cinquentenário do Clube da Esquina

Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural

Há 50 anos era fundado o clube mais amado da nossa MPB. Tendo Milton Nascimento como principal catalisador, um grupo de músicos acabou por produzir um álbum duplo intitulado Clube da Esquina, que se tornou um dos mais importantes lançamentos da cultura musical do País.

É difícil dimensionar a importância desse álbum. Até hoje tem artista que cita ele como fator importante na sua formação musical. E é interessante, porque na época o disco tinha um certo ar de vanguarda, com alguns arranjos que nos remetiam até ao jazz em alguns momentos.

No entanto, o segredo do Clube estava na dose certa e equilibrada entre a musicalidade e o senso do gosto popular. O núcleo criativo desse disco estava centralizado entre Milton Nascimento e Lô Borges. O primeiro já havia participado dos festivais nos anos 60, enquanto que o segundo estava com apenas 18 anos e com muitas influências dos Beatles e de outras vertentes do rock da época na mente.

Os arranjos e as letras das canções tiveram vários colaboradores, entre eles Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Fernando Brandt, Marcio Borges, Novelli, Robertinho Silva, Tavito, Luiz Alves, Tavinho Moura, Nivaldo Ornelas, Murilo Antunes, entre outros. Boa parte deles oriunda de Minas Gerais.

Esse grupo saiu de Minas para produzir e gravar as canções no Rio de Janeiro em 1972, no estúdio da EMI-Odeon. E mostrou uma mescla incrível da MPB com outras influências musicais. Há momentos em que o ouvinte se transporta para o interior do País, com uma música de raíz, onde até se ouve sinos badalando ou vislumbra uma janela lateral de onde se avista a igreja da cidade interiorana.

Poderia citar algumas canções que se tornaram clássicas, como "Trem Azul" (com um solo antológico de guitarra de Toninho Horta), "Cais" (um momento mágico de Milton Nascimento como compositor e intérprete), "Paisagem da Janela" (com vocal de Lô Borges), "San Vicente" (com vocal antológico de Milton). Mas estaria sempre faltando algo, pois até mesmo as menos conhecidas do disco são essenciais para complementar a audição do álbum.

Fernando Brandt resumiu bem a questão da perenidade do álbum em uma de suas declarações dadas há alguns anos, antes de seu falecimento. “Acho que esse é um tipo de música que sempre vai ter gente interessada em ouvir. A influência do Clube está em tudo: música do interior, Folia de Reis, Jazz e dos Beatles, por causa do Lô e do Beto Guedes”.

A educadora e produtora editorial Andréa Estanislau está promovendo uma campanha na plataforma Catarse, com o objetivo de lançar a segunda edição do livro "Coração Americano", que mostra os bastidores da gravação do antológico álbum. Há depoimentos sensacionais dos personagens que fizeram o disco e de pessoas que relatam como essa obra impactou nas suas vidas e na nossa cultura popular. Quem quiser colaborar com a campanha basta acessar o endereço https://www.catarse.me/livro_coracao_americano_2a_edicao.

"Tudo o que Você Podia Ser"

"Trem Azul"

"Cais"



.: A semana em "Além da Ilusão": os capítulos de 9 a 14 de maio

Davi, personagem de Rafael Vitti em "Além da Ilusão". Foto: Globo/João Cotta

Na novela das 18h, "Além da Ilusão", o público acompanha a história de Davi (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela), em uma viagem ao Brasil das décadas de 1930 e 1940, marcado por tempos de profundas mudanças. Escrita por Alessandra Poggi e com direção artística de Luiz Henrique Rios, essa saga de amor surpreendente, que reúne o belo, o mágico e o delicado, desperta os sonhos de quem vive o encantamento dos grandes encontros. Confira os resumos dos capítulos de 25 a 30 de abril de 2022.  Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela. O Resenhando.com tem um grupo para comentar a novela das seis - entre e fique à vontade para participar!


Capítulo 79
Pablo aceita o convite de Rafael, que comemora com Augusta a chance de desmascarar Iolanda. A modelo de Isadora tem um acidente, e Joaquim sugere que ela desfile nu lugar. Tenório se culpa pelo afastamento de Olívia. Abílio sofre com a suposta morte de Bento. Silvana propõe uma viagem com Bento. Giovanna observa Letícia consolar Lorenzo. Davi afirma a Ícaro que conseguirá Isadora de volta. Margô se insinua para Constantino. Leopoldo se irrita com a disputa de Mariana e Arminda por Inácio. Pablo encontra Iolanda. Joaquim beija Isadora, que o repreende. Davi questiona Iolanda sobre a paternidade de Toninho.
 

Capítulo 80
Davi tenta convencer Iolanda a revelar a verdade sobre a paternidade de Toninho. Ícaro pede que Davi ajude Sirius com seus truques de mágica. Arminda alerta Inácio sobre as intenções de Leopoldo. Leônidas planeja encontrar a filha de Heloísa para se aproximar dela. Tenório recebe notícias de Olívia. Isadora e Violeta conversam sobre suas dores de amor. Geraldo garante a Julinha que Constantino não se envolverá com Margô. Matias sabota a água de Leônidas com um remédio que furtou de Dr. Elias. Mariana questiona o interesse de Leopoldo por Inácio. Pablo rouba pertences de Rafael. Heloísa, Isadora e Leônidas descobrem que Matias sequestrou Violeta. 


Capítulo 81
Eugênio se desespera com o sequestro de Violeta. Em surto, Matias atenta contra a vida de Violeta no cativeiro. Davi hipnotiza Pablo com a ajuda de Ícaro. Violeta consegue conversar com Matias e acalmá-lo. Margô beija Constantino, e Geraldo vê. Mariana chantageia Leopoldo para ter seu programa de volta na rádio. Constantino afirma para Margô que ama Julinha. Davi faz com que Pablo devolva tudo o que lhe roubou. Julinha confronta Margô e Constantino. Tenório pede que Fátima se recupere para buscar Olívia. Leônidas e Eugênio chegam ao cativeiro em que Matias prendeu Violeta. 


Capítulo 82
Violeta disfarça e afirma que não foi sequestrada por Matias. Leônidas dá um ultimato em Matias. Eugênio pede que Leônidas não deixe Matias a sós com Violeta. Darcy Vargas encomenda um vestido a Isadora. Arminda chantageia Constantino para retomar o controle da rádio. Joaquim pede ajuda a Úrsula para destruir o vestido de Isadora. Arminda protege Leopoldo de Mariana. Giovanna afirma a Emília que Lorenzo está sofrendo. Bento agradece a ajuda de Silvana. Sirius passa mal, e Davi, vestido de Mandrake Mascarado, se apresenta em seu lugar. Úrsula sabota as medidas de Darcy Vargas para prejudicar a confecção do vestido. Durante o show de sua trupe, Pablo revela que é pai de Toninho na frente de todos.
 

Capítulo 83
Davi desmente Pablo e afirma que é pai de Toninho. Iolanda beija Rafael, e Isadora sofre. Tenório encontra Olívia. Isadora decide pedir demissão da fábrica. Heloísa questiona Violeta sobre seu suposto passeio com Matias. Arminda sustenta para Constantino que é namorada de Leopoldo. Julinha perdoa Constantino. Iolanda se encanta com a proteção de Rafael com Toninho. Letícia revela a Arminda que Marcos sofreu um acidente aéreo na guerra. Pressionado, Lorenzo confessa a Abílio que Bento está vivo. Darcy se decepciona com o trabalho de Isadora. Dr. Elias desconfia de que Fátima esteja com malária. Iolanda se declara para Rafael.


Capítulo 84
Rafael garante a Iolanda que jamais deixará de amar Isadora. Enrico convence Emília a dar golpes com fichas falsas do cassino. Lorenzo volta atrás e disfarça sua confissão sobre Bento, mas Giovanna desconfia. Rafael pede que Iolanda deixe a cidade com Toninho. Isadora chora nos braços de Heloísa. Filipa aconselha Silvana sobre seu amor por Bento. Constantino sofre com dores na coluna. Matias tenta se aproximar de Isadora, mas acaba tendo um novo surto. Inês apresenta Nelsinho a Isadora. Joaquim e Davi sentem ciúmes ao ver Isadora com Nelsinho.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

.: Quem é quem em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"


Prepare-se para desbravar novos universos no mais novo filme da Marvel Studios e uma das produções mais aguardadas dos últimos tempos:  "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura". No segundo longa-metragem protagonizado pelo super-herói feiticeiro, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 5 de maio, o MCU desbloqueia o Multiverso e expande seus limites mais do que nunca. A equipe do Resenhando.com irá assistir a estreia do filme no Cineflix Santos.

O público viajará para o desconhecido com o Doutor Estranho, que, com a ajuda de antigos e novos aliados místicos, atravessa as realidades alternativas alucinantes e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário. Confira, abaixo, a lista de personagens que farão parte dessa aventura.


Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch)
O Doutor Stephen Strange é o feiticeiro mais poderoso da terra. Endurecido pela batalha, ele assume seu lugar solitário no Multiverso após os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Spider-Man: Sem Volta para Casa (2021).


Wong (Benedict Wong)
Wong assume o lugar da Anciã como Feiticeiro Supremo e líder de Kamar-Taj, ensinando uma nova era de feiticeiros a proteger nossa realidade de ameaças místicas.

America Chavez (Xochitl Gomez)
America Chavez é uma jovem de fora do nosso universo que está sendo caçada por conta de seu poder: ela consegue abrir buracos na realidade em formato de estrela, que lhe permitem viajar pelo Multiverso e para outras realidades.

Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen)
A Feiticeira Escarlate, também conhecida como Wanda Maximoff, uma das mais fortes personagens entre os Vingadores, encontra seu lugar no lado místico do MCU após os acontecimentos de WandaVision (2021) - série original da Marvel Studios para o Disney+, disponível na plataforma.

Dra. Christine Palmer (Rachel McAdams)
A Dra. Christine Palmer usa seus conhecimentos de medicina, o Multiverso e as artes místicas para ajudar o Doutor Estranho no filme.


Mordo (Chiwetel Ejiofor)
Mordo se revoltou desde que deixou Kamar-Taj e vive caçando outros feiticeiros por quebrarem as leis da realidade. Ele nunca deixa de seguir o rastro do Doutor Estranho.


Dr. Nicodemus West (Michael Stühlbarg)
Nicodemus West é um ex-colega do Doutor Estranho que trabalhou com o feiticeiro antes dele se tornar o Mestre das Artes Místicas. Sendo assim, Nicodemus só conhecia Stephen como cirurgião, não como o super-herói que ele é hoje.


Equipe por trás de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"
O filme é dirigido por Sam Raimi, com produção de Kevin Feige. Louis D'Esposito, Victoria Alonso, Eric Hauserman Carroll e Jamie Christopher atuam como produtores executivos, e o roteiro foi escrito por Michael Waldron. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia nos cinemas do Brasil em 5 de maio de 2022.

Trailer de  "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


.: "No Limite": Dayane Sena é a primeira eliminada do reality show

Após vencer as duas primeiras provas, tribo Lua não consegue imunidade e elimina a participante de Belford Roxo. Foto: Fábio Rocha/Globo


Na sua apresentação, Dayane garantiu: “Vou surpreender porque sou uma pessoa destemida”. Ela só não contava que, logo nos primeiros momentos, teria que encarar uma prova na água - uma grande dificuldade para a participante de Belford Roxo, na baixada fluminense, o que acabou lhe rendendo seis votos no Portal de Eliminação. A professora é a primeira competidora a deixar o "No Limite", mas garante que a experiência lhe deu vários aprendizados.  

Na entrevista a seguir, Dayane comenta sobre participação no jogo, o entrosamento com sua tribo e repercute a eliminação. Ela faz a sua avaliação sobre a tribo adversária e revela como foi aguentar a saudade de casa, principalmente de sua filha. 

 

Quais foram as suas primeiras impressões no jogo? 

Foi algo completamente diferente de tudo que eu já vivi na vida, e olha que eu já passei por muita coisa, mas nada com tanta intensidade. Assim que eu cheguei, já vi que tinha que ir para a água e já me deu um certo desespero. Ali já enfrentei o meu primeiro medo e vi que o negócio ia ficar bem sério para mim. 

 

Além da água, qual outro desafio você destaca? 

No acampamento, quando começava a anoitecer já me dava umas palpitações. A noite não passava, era longa demais. Os mosquitos “carregam” nosso corpo, quase tiram a gente do chão, é inacreditável. E ainda tem muitos barulhos, chuva em cima de você. Mais difícil do que as provas, foi tentar dormir. 

 

O racionamento de comida também foi um problema para você? 

Como a gente ganhou as duas primeiras provas de comida, até que estávamos bem abastecidos. É claro que não era uma grande quantidade, mas dava para comer bem. Conseguimos pegar bastante coisa, mas foi só na segunda prova que conseguimos o sal. A primeira comida estava bem ruim, um monte de enlatado misturado, mas pelo menos a gente conseguiu se alimentar para fazer a outra prova. 

 

Como você avalia a sua tribo? 

Todo mundo é muito forte. Todos ali têm uma história dentro do atletismo ou alguma outra coisa. Acho que só a Kamyla que não praticava atividade física, mas ela estudou as provas da edição passada. Eles estão muito preparados fisicamente e psicologicamente para estarem ali. Comparado a eles, eu só tinha a minha força de vontade mesmo, não tinha o preparo físico que eles têm. E além de serem bem fortes, também são muito organizados. Logo no primeiro dia, todos já sabiam no que cada um era bom e no que era mais fraco. E a equipe estava sempre conversando sobre o que poderia vir nas provas.  

 

Apesar de vocês terem pouco contato, como você avalia a tribo Sol? 

Eu acho muito que a tribo Lua está muito mais preparada do que o outro time, acho que eles estavam muito despreparados. Nessa última prova, acho que eles deram foi sorte mesmo, porque a gente ainda conseguiu alcançar, os ultrapassamos, mas depois eles conseguiram vencer. Mas a gente percebeu que eles ainda não tinham se entendido. 

 

Você é mãe de uma menina e falou sobre isso na sua apresentação. A saudade foi um desafio para você? 

Sim, acho que a parte mais difícil de tudo foi realmente segurar a saudade da minha filha. Mas eu sabia, a todo instante, que tudo que eu estava fazendo era pensando nela. A cada 10 coisas que eu contava no acampamento, nove eram sobre a minha filha (risos). Nunca fiquei tanto tempo longe dela. 

 

Quais foram os seus maiores aprendizados? 

Depois de ficar lá, deitada naquele chão sem conseguir dormir, com mosquito em cima, chovendo, passei a valorizar muito a minha casa e o conforto da minha cama. A gente acha que têm pouco, mas diante das condições que ficamos ali, só tenho a agradecer pelo que eu já tenho. É claro que ainda quero conquistar muito mais, mas quando a gente está vivendo no limite, começa a ser muito grato pelo que já tem. 

 

"No Limite" tem exibição às terças e quintas, após "Pantanal", com apresentação de Fernando Fernandes, direção de gênero de variedades de Boninho, direção artística de LP Simonetti e direção geral de Angélica Campos. O reality é mais uma parceria da Globo com a Endemol Shine Brasil, com base no "Survivor", um formato original de sucesso. Ana Clara apresenta o "A Eliminação" aos domingos, após o "Fantástico".   

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