sexta-feira, 6 de maio de 2022

.: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" flerta com terror e feitiçaria



Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


Em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", assim como o título do longa dirigido por Sam Raimi sugere, o público é levado a encontrar o "Outro Outro Eu" do protagonista. Para tanto, logo nos primeiros minutos é apresentada a jovem America Chavez (Xochitl Gomez), garota com o dom sobrenatural de abrir portais em formato de estrelas, tendo grande facilidade em transitar pelos múltiplos universos. 

No entanto, ela, que é amiga de outro Doutor Estranho, topa com Stephen Strange conhecido do público no filme de 2016. Após fingir felicidade pelo enlace matrimonial de sua amada, Strange e seu manto salvam a jovem America das garras de uma criatura que a perseguia no multiverso anterior. Pois é! Filme Marvel sempre começa com um bom embate. Em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" não é diferente. 

Assim, aos poucos, sabe-se bem quem é America e, inclusive, quem está promovendo tal caçada para roubar o dom da moça: Wanda Maximoff, ou melhor, a própria Feiticeira Escarlate. Afinal, quem assistiu "WandaVision" logo entenderá o motivo da vingadora ter tamanha ânsia de viver em outro multiverso. Daí a loucura excessiva da parceira de Visão.

Como é um longa dirigido por Sam Raimi, essa mãe heroína assume toda vilania. Conforme o filme de 2h06 avança, fica impossível não estabelecer uma ligação entre Wanda e as mães insanas das produções cinematográficas de terror. Aliás, por vezes, os fãs da Marvel são retirados da habitual pancadaria de efeitos visuais para a essência do terror, garantindo sustos com direito a um Strange zumbi. Ainda mais que Sam Raimi é o diretor do clássico "A Morte do Demônio", embora tenha dado o seu toque de mestre na franquia do Homem-Aranha protagonizada por Tobey Maguire.

E nesse flerte de herói com terror há uma busca da Wanda mãe tentando passar por reflexos e quando consegue, é algo muito Samara de "O Chamado". No entanto, a força da Feiticeira Escarlate não pode ser subestimada, assim como a do Doutor Estranho. Tanto Elizabeth Olsen quanto Benedict Cumberbatch dão um show de atuação, principalmente quando estão em cena juntos. O enfretamento dos dois é uma sequência de arrepiar -e de dar pulos de sustos. 


Por outro lado, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" ainda contempla os fãs da animação Marvel "What If" e traz para um dos multiversos a incrível Capitão Carter. Maravilhosa! Nesse mesmo universo, há ainda um regresso emocionante que é o de Patrick Stewart como Professor Xavier, o responsável pelos X-Men. E não é que ele entra na cadeira de rodas amarela?! Claro! Não há como deixar de estabelecer uma ligação com a animação do final dos 90, muito exibida em canal aberto no Brasil nos anos 2000. E apesar da confusão ser estabelecida naquele universo pela presença de America e Wanda caçando-a, é Xavier quem dá a dica do que Strange deve fazer.

Não há como negar, "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", em cartaz no Cineflix, é um super filme. Nele, além de apontar as falhas de Strange, a força da Feiticeira da Escarlate, introduzir America, Capitã Carter e Raio Negro, volta a colocar na telona personagens que amamos como, Wong, Doutor Fantástico, Capitã Marvel, Mordo. Imperdível!



Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"

Diretor: Sam Raimi

Roteiro: Michael Waldron, Jade Bartlett

Data de lançamento: 4 de maio de 2022 (Brasil)


 .: Sam Raimi, o diretor de "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"

.: Quem é quem em "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.