quinta-feira, 29 de setembro de 2016

.: 6x3: Croatoan faz os Miller evocarem espíritos em AHS

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2016



CONTÉM SPOILERS!



"Chapter 3", de "American Horror Story: My Roanoke Nightmare", apresenta o r
esumo medonho do que está por vir. Logo, é fácil entender a postura da mãe de Flora, Lee: "Não há maior medo do que o de perder uma criança". Para impactar mais a trama: pedaços ensanguentados de um porquinho, uma boneca -que era de Flora- e um vestido, tudo espalhado pelo quintal dos Miller. Enquanto a situação estressante da busca por Flora, a filha de Lee, continua, com direito a reconstituição, cenas medonhas pipocam na tela. Até um grande porco serve de refeição para dois seres, que só sabem repetir o nome de Flora. Que medo!

Lee aceita a ideia de  manter as buscas pelo corpo da pequena, mas é o ex-marido que opta por uma cena de chilique. Todos chegam ao limite. Em tempo, a emoção do depoimento de Lee (Adina Porter) é de arrepiar, o que, por sua vez, transborda nas cenas de reconstituição com Angela Basset. Porter e Basset são divas!

Eis que as câmeras instaladas por Matt, no casarão, causam uma tremenda briga em família, até a entrada de um novo personagem. Calmaria? Mais ou menos. Assim, surge a ideia de abdução. De fato, em AHS nada precisa fazer sentido nos primeiros episódios, não é? E o serviço da polícia? É o mesmo sem importância, pois para eles um corpo foi encontrado.

O novo personagem, que é do tipo agente -faz a história acontecer-, Cricket (Leslie Jordan), empunhando uma bengala com um sapo no topo, revela que Flora não está morta, mas com Priscila. Momento: Hein?! Hora de evocar espíritos e o que mais for preciso. Sim! A verdade é que Priscila não se faz presente, mas é a vez de uma mulher brilhar: é a protetora do lugar, The Butcher (Kathy Bates).

Após mostrar um pouco do que é capaz de fazer, Cricket pede uma dinheirama para encontrar Flora. Na sequência? Lee cansa de brincadeiras e age: Grande cena de Angela Basset. Uma volta ao passado da mamãe desesperada, quando tinha 17 anos e foi mãe pela primeira vez: Emily. Retornando ao presente, há algo de curioso, o público visualiza obastidores dos depoimentos. Adina Porter dá um banho de atuação, não ficando atrás de Basset. Não há duvida de que o terceiro episódio é da personagem Lee.

Uma pista interessante para mergulhar em "American Horror Story: My Roanoke Nightmare" é lançada: Para chegar na menina é preciso saber tudo do inimigo. Eis que fica a questão: Quem é de fato esse inimigo, hein? Somente The Butcher?! Provavelmente, não! Afinal, "Roanoke nada tem a ver com a família, apenas com Flora".

Na pele de todo bom personagem que ajuda a história a acontecer, Cricket conta a história de The Butcher: na floresta, jogada à própria sorte, com fome e sede, até que na maior ameaça de morte, encontra um "anjo da guarda" que lhe dá um coração como alimento: vida nova. Eis que a hora da vingança de Butcher é de deixar qualquer um boquiaberto. É válido lembrar que não há amizade entre vivos e mortos.

Em uma pitadinha de "Bruxa de Blair", na floresta, Matt cai no sono e fica sumido. Ledo engano, é a vez de Lady Gaga protagonizar uma ceninha de sexo básica com Cuba Gooding Jr. Que loucura!! Já Wes Bentley, finalmente tem algumas aparições, porém nada marcante que gere comentários.


Embora o termo "croatoan" apareça repetidas vezes na trama, ainda não há muito o que se afirmar de "My Roanoke Nightmare". Por outro lado, o pouco que foi descoberto do tema, antes da estreia da sexta temporada, está mais do que confirmado. 

O que é croatoan? Não é mais um tema exclusivo -e tão usado- em "Supernatural", seriado dos irmãos Winchester: Sam e Dean. Desta vez, Ryan Murphy está bebendo muito da lenda. Croatoan é muito conhecida no folclore norte-americano, mistura história, paranormalidade, boatos, fantasmas, demônios, religiões. Exatamente o que foi apresentado nos três episódios de AHS. Enfim, vamos acompanhar!!




Seriado: American Horror Story: My Roanoke Nightmare
Temporada: 6
Episódio: 3 - "Capítulo 3"
Exibido em: 28 de setembro de 2016, EUA.
Elenco: Lagy Gaga, Sarah Paulson, Wes Bentley, Denis O'Hare, Matt Bomer, Evan Petters, Kathy Bates, Angela Bassett, Cuba Gooding Jr., Adina Porter, Leslie Jordan 


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.