terça-feira, 5 de abril de 2016

.: "Cinematographo" apresenta filme de 1928 sonorizado ao vivo

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove o mensalmente o "Cinematographo", que conta com projeção de filmes sonorizados por músicos ao vivo. 

Na edição de abril, a banda Rumbo Reverso se apresenta durante a exibição do filme mudo "Vento e Areia" (Victor Sjöström, EUA, PB, 95´, 1928).

Adaptado por Frances Marion, do romance de mesmo nome escrito por Dorothy Scarborough e Montagu Love, o longa conta a história da jovem órfã Letty, que se muda para a casa de um primo no Texas, onde não é bem recebida pela esposa dele, Beverly. 

Por ciúmes, Beverly praticamente força Letty a se casar com um pretendente pelo qual ela não sente nenhuma afeição. Foi um dos últimos filmes mudos lançados pela Metro-Goldwyn-Mayer. Em 1993, o filme foi considerado "culturalmente, historicamente, ou esteticamente significativo" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e selecionado para preservação no National Film Registry.

Durante a projeção, que acontece às 16h no Auditório MIS (172 lugares), a banda Rumbo Reverso realiza improvisações sonoras ao vivo.  O ingresso, de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), pode ser adquirido no site da Ingresso Rápido e na bilheteria do MIS.

Rumbo Reverso é a realização dos experimentos, pesquisas e improvisos de Cacá Amaral, um músico incansável que se divide entre o FireFriend (tocando guitarra e bateria), a Naaxtro (bateria e samplers) e a participação no trabalho de outros amigos (como o curta-metragem Walking Bass, de Luiz Romero e Caio Ferraz). 

Disponibilizado para download gratuito (rumboreverso.com) e lançado o primeiro trabalho em CD e vinil em 2013 e o segundo trabalho em CD. Rumbo Reverso traz Cacá Amaral acompanhado de Rodrigo Hara no Baixo, Leandro Archela nos Teclados e Ricardo Pereira nos Eletrônicos e Vibrafone buscando manipular sonoridades através do uso de bateria, guitarras, gaita, samplers e loops diversos para criar novas paisagens sonoras.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.