sexta-feira, 8 de abril de 2016

.: Neri Per Caso, uma viagem musical através das vozes

Por Luiz Gomes Otero
Em abril de 2016

Grupos vocais tendem sempre a mostrar algo que emociona. Porque quando mais de uma voz canta uma canção, a melodia e a mensagem contida na letra ganham ainda mais força. No caso do grupo italiano Neri Per Caso (Negros por acaso), a coisa funciona dessa forma. Seu disco mais recente, "Due Punto Zero", traz várias releituras saborosas de clássicos da música pop internacional, cantadas predominantemente a capella, ou seja, sem instrumentos musicais.

Para quem não sabe, Neri Per Caso foi formado em Salerno, na Itália, em 1991, com seis integrantes, com dois pares de irmãos (Diego e Ciro Caravano, Mimi e Gonzalo Garavano), além dos amigos Mario Crescenzo e Massimo De Divitiis. Em 2014,  Diego Caravano deixou o grupo, sendo substituído por Moris Pradella.

O repertório de "Due Punto Zero" abre com uma surpreendente versão de "Englishman In New York", do segundo álbum solo de Sting, mantendo o mesmo arranjo com as vozes, de forma impecável. Eles navegam também pelo ótimo pop italiano de "Luna Per Noi". Há uma balada soul típica ("Come Away Wit Me") e outros momentos que flertam com o jazz, como na italiana "Un´Altra Storia". As versões de "Michelle", clássico dos Beatles, e de "Guantanamera", um clássico latino-americano, traduzem bem o universo globalizado que o grupo desenvolve em público.

O bom humor dos integrantes é demonstrado no descontraído vídeo da faixa Make Love, que mescla versos em italiano e inglês, tal qual fazia Dean Martin nos anos 50 e 60. Mas o que me pegou mesmo de jeito com a versão de Human Nature, de Michael Jackson. É incrível o jogo de vozes que serve de apoio para o solo vocal. Realmente uma pintura o que esses caras fazem com as suas vozes, sem sombra de dúvida. 
Due Punto Zero é um disco que vai agradar muito quem curte a música cantada com sensibilidade e emoção.

Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.



"Englishman In New York"


"Make Love"



"Human Nature"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.