quarta-feira, 26 de setembro de 2018

.: Do Litoral: Vá aos teatros paulistas de metrô e divirta-se muito

Teatro Folha que fica entre a linha amarela e a linha vermelha do metrô

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em setembro de 2018



Teatro é vida, um sopro de cultura para a mente. Contudo, quem não é da grande São Paulo pode e deve se aventurar em um dia de entretenimento de primeira utilizando transporte coletivo. Embora os #Resenhanders sejam do litoral paulista, mais precisamente da cidade de São Vicente, com escritório em Praia Grande, volta e meia subimos a Serra para ter um dia ou até um final de semana que transpira cultura. 

Confira a lista dos teatros que visitamos utilizando transporte público do litoral paulista até São Paulo, traçando todo o trajeto da viagem a partir do metrô linha azul, Jabaquara. E quando o teatro não fica pertinho da estação do metrô? A andança e a diversão são garantidas. Se o cansaço bater, chame um motorista de aplicativo ou tome um ônibus. Divirta-se também!




Teatro 033 Rooftop: Da estação Jabaquara à estação Vila Olímpia
Iniciando do Jabaquara, na linha azul do Metrô, é preciso seguir até a estação Ana Rosa, mudar para a linha verde sentido Vila Prudente, seguir até a estação Consolação. Faça a baldeação para a linha amarela, no sentido Butantã e desça na estação Pinheiros para mudar continuar o caminho de trem. Na linha Esmeralda, vá sentido Grajaú e desça na estação Vila Olímpia. O teatro fica no telhado do Teatro Santander, sendo que a entrada pode ser feita pelo Shopping JK Iguatemi. É um lugar aconchegante e com uma belíssima vista!


Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação =) Pinheiros =) Vila Olímpia
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia, São Paulo


Teatro Alfa: Da estação Jabaquara à estação Santo Amaro

Partindo do início da linha azul do Metrô, ou seja, do Jabaquara, desça na estação Ana Rosa e mude para a linha verde sentido Vila Prudente, siga até a estação Consolação. Tendo que usar a linha amarela, vá sentido Butantã, mas desça na estação Pinheiros. Já na estação Pinheiros, faça a baldeação do metrô para o trem da linha Esmeralda, sentido Grajaú. Desça na estação Santo Amaro. Ao sair da estação de trem, vire à esquerda, seguindo pela rua Engenheiro Francisco Pitta Brito, vire à esquerda na segunda rua, ou melhor, na Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues. O teatro está localizado na rua Bento Branco de Andrade Filho, a locomoção pode até parecer complicada, mas o teatro é incrível! Qualquer dúvida, chame um motorista de aplicativo!

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação =) Pinheiros =) Santo Amaro

Endereço: R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro, São Paulo


Teatro Bradesco: 
Da estação Jabaquara à estação Palmeiras - Barra Funda ou Vila Madalena

Não há muito segredo para chegar até a estação de metrô Palmeiras - Barra Funda, basta embarcar num vagão da linha azul Jabaquara e seguir até a estação Sé, linha vermelha. Na estação vermelha, siga até o fim da linha, no caso a estação Palmeiras - Barra Funda. Ao descer, vire à esquerda, pela rua Deputado Salvador Julianelli até chegar a Avenida Francisco Matarazzo, nela cruze seis ruas e chegará no Shopping Bourbon, espaço que abriga o Teatro Bradesco, no segundo andar. Outra opção é a de mesclar metrô e ônibus. Partindo do Jabaquara, linha azul, siga para a linha verde, na estação Ana Rosa, sentido Vila Madalena e desça no fim da linha (Vila Madalena). Os ônibus 809U-10, 809U-21, 809U-10 e 7272-10 seguem por toda Avenida Pompéia, desça no ponto próximo a R. Palestra Itália. Qualquer dúvida é só chamar um motorista de aplicativo!

Estações: Jabaquara =) Sé =) Palmeiras - Barra Funda
OU
Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Vila Madalena
Endereço: R. Palestra Itália, 500 - Loja 263 - Perdizes, São Paulo



Teatro Cetip: 
Da estação Jabaquara à estação Faria Lima
Partindo da linha azul, metrô Jabaquara, desça na estação Ana Rosa para continuar pela linha verde, siga sentido Vila Madalena, mas desça na Consolação para embarcar na linha amarela, em que descerá na estação Faria Lima. Saindo da estação Faria Lima, vire à esquerda, na própria rua do Teatro, no caso a Rua Coropé. Não é preciso andar muito e o espaço é muito bom, independente da localização de assento, a visibilidade e a acústica são perfeitas. (Enquanto produzidos esta matéria, no Google Maps, o teatro constava como "Permanentemente Fechado")

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Faria Lima
Endereço: Rua Coropé, 88 - Pinheiros, São Paulo 



Teatro Eva Hertz: Da estação Jabaquara à estação Consolação
É extremamente fácil de chegar no Eva Hertz. Seguindo da linha azul, estação Jabaquara, migre para a estação verde, descendo na Ana Rosa. Na estação verde, sentido Vila Madalena, desça na estação verde, Consolação. Desembarque na Avenida Paulista e vire à direita. O Teatro Evar Hertz fica no Conjunto Nacional, dentro da Livraria Cultura. O teatro é pequeno, porém aconchegante e muito bem localizado.

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César, São Paulo


Teatro Folha: 
Da estação Jabaquara à estação Higienópolis ou Santa Cecília
Ao partir da linha azul, estação Jabaquara, desça na estação Ana Rosa, para seguir pela estação verde, sendo que é preciso descer na estação Consolação. Pode-se descer na estação Higienópolis ou seguir na linha amarela, fazer baldeação para a linha vermelha, sentido Barra Funda e descer na estação Santa Cecília. Caso não vá de táxi, é preciso seguir pela Avenida Angélica para chegar até a Av. Higienópolis. Para não se perder, é bom ter acesso a um mapa online ou ter um impresso. O teatro é maravilhoso, agradável e fica no último andar do belíssimo Shopping Pátio Higienópolis.

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação =) Higienópolis
OU
Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação =) Santa Cecília
Endereço: Av. Higienópolis, 618 - Santa Cecilia, São Paulo 



Teatro Gazeta: Da estação Jabaquara à estação Consolação
É um dos teatros mais fáceis de se chegar utilizando transporte público, no caso, o metrô, afinal está localizado na famosa Avenida Paulista. Partindo da estação Jabaquara, da linha azul, é preciso fazer baldeação para a linha verde, na estação Ana Rosa. Seguindo sentido Vila Madalena, basta descer na estação Trianon-Masp.

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Trianon-Masp
Endereço: Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Paulo 


Teatro Itália: Da estação Jabaquara à estação República
Localizado no famoso Edifício Itália, o teatro fica na linha amarela do metrô. Partindo do Jabaquara, linha azul, é preciso descer na estação Ana Rosa e seguir pela linha verde, sentido Vila Madalena, para fazer baldeação na estação Consolação. Na estação amarela, sentido Luz, siga até a estação República, saindo ao lado da Avenida Ipiranga, ao sair do metrô e subir as escadas já é possível visualizar o prédio. O teatro fica localizado na parte debaixo do edifício. 
Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação =) República

Endereço: Avenida Ipiranga, 344 - República, São Paulo


Teatro Porto Seguro: Da estação Jabaquara à estação Luz
Para chegar no teatro é preciso ir até o fim da linha amarela do metrô. Seguindo da linha azul, da estação Jabaquara é preciso fazer baldeação na estação Sé, da linha vermelha. Siga no trem sentido Barra Funda e desça na estação República e siga na linha amarela para descer na estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. COMO PEGAR: Na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. A última van parte 15 minutos antes do início do espetáculo.

Estações: Jabaquara =) Sé =) Luz
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos, São Paulo


Teatro Procópio Ferreira: 
Da estação Jabaquara à estação Consolação
Iniciando da linha azul, estação Jabaquara, migre para a estação verde, descendo na Ana Rosa. Na estação verde, sentido Vila Madalena, desça na estação verde, Consolação, da Avenida Paulista. Para encontrar a Rua Augusta, vire à direita, na esquina está o Conjunto Nacional. Desça a rua até o número 2.823. Também é possível encontrar ônibus que seguem por toda a Rua Augusta.

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação
Endereço: R. Augusta, 2823 - Cerqueira César, São Paulo


Teatro Raul Cortez: 
Da estação Jabaquara à estação Consolação
Para chegar no teatro é preciso descer na linha verde do metrô, além de andar bastante. Iniciando da linha azul, estação Jabaquara, faça baldeação para a estação verde, descendo na Ana Rosa. Na estação verde, sentido Vila Madalena, desça na estação verde, Consolação, da Avenida Paulista. Ainda na Paulista, siga até o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, desça pela lateral, para chegar na Avenida 9 de Julho, siga até o número 285. 

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Consolação
Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo


Teatro Renault: Da estação Jabaquara à estação Liberdade ou Brigadeiro
É um teatro afastado das estações de metrô, logo é aconselhável tomar um ônibus ou chamar um motorista por aplicativo. Partindo da estação Jabaquara, da linha azul, siga até a estação Liberdade e desembarque. Utilize a Praça da Liberdade, siga pela rua Dr. Rodrigo Silva e vire à esquerda para seguir pelo Viaduto Dona Paulina até chegar na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. De noite, é desaconselhável fazer esse caminho, pois a iluminação é pouca e inexistente em alguns pontos da Praça Carlos Gomes. Outra opção, porém longa é vir da Avenida Paulista, descendo na estação Brigadeiro, linha verde do metrô. Localize a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e tome um ônibus que siga até o fim, para descer no número 411.

Estações: Jabaquara =) Liberdade
OU
Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Brigadeiro
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 - República, São Paulo


Teatro Ruth Scobar: Da estação Jabaquara à estação Brigadeiro
Embora esteja mais afastado das estações de metrô, é fácil chegar no Ruth Escobar. Partindo da estação Jabaquara, da linha azul, siga até a estação Ana Rosa e faça baldeação para a linha verde. Siga rumo Vila Madalena e desça na Brigadeiro. Depois é preciso andar ou chamar um motorista de aplicativo. Aos andarilhos, basta seguir pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e seguir pela Avenida dos Ingleses até o número 209.

Estações: Jabaquara =) Ana Rosa =) Brigadeiro
Endereço: Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista, São Paulo


Teatro Sérgio Cardoso: 
Da estação Jabaquara à estação São Joaquim
Mais afastado das estações de metrô, para chegar nele, partindo do Jabaquara, linha azul, basta seguir até a estação São Joaquim. Lá ande bem ou chame um motorista de aplicativo. Aos andarilhos, a estimativa de andança é de 17 minutos. Log, siga na direção sul na Avenida da Liberdade em direção a Rua São Joaquim, siga pela Rua Vergueiro, vire à direita na R. Pedroso (placas para Av. 23 de Malo/Bela Vista/Consolação) e depois vire à direita na Rua Rui Barbosa e siga até o número 153.

Estações: Jabaquara =) São Joaquim 
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

7 comentários:

  1. Muitos teatros. E tem mais. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem muitos outros teatros em São Paulo. Aqui, listamos os teatros que nós já visitamos usando metrô.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Serviço de utilidade pública. Bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Ficamos muito felizes por saber que lhe agradou. Divirta-se também!! Nós sempre usamos ônibus e metrô para ir ao teatro.
      Um grande abraço e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Vale a pena visitar os teatros de metrô. Eu vou assim.

    ResponderExcluir
  4. E para sair do metro Jabaquara ao Teatro Claro? Alguem poderia informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá até a estação Lilás, para fazer baldeação. Nela, pegue o trem sentido Osasco e desça na estação Vila Olímpia. Indo reto você chega no shopping, onde está o teatro.

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.