quarta-feira, 23 de outubro de 2019

.: Horror Expo 2019: sobre a primeira edição do evento no Brasil

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2019 



Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, o substantivo masculino horror é o mesmo que "forte impressão de repulsa, acompanhada ou não de arrepio, gerada pela percepção de algo ameaçador; sentimento de nojo, de aversão, de ódio". Eis que de 18 ao 20, em São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, aconteceu a primeira edição da "Horror Expo", intitulada de "Horror Expo 2019".

No evento, a sensação foi de aconchego, mesmo em meio a atrações temáticas, monstros assustadores perambulando -ou patinando- pelo lugar, maquiagens com caracterização de machucados -inclusive nos participantes-, o evento que, curiosamente, dividiu o espaço com a "Expo Cristã 2019", trouxe a atriz Naomi Grossman, intérprete da inesquecível de Pepper de "American Horror Story: Asylum", "American Horror Story: Freakshow" e de Samantha Crowe em “American Horror Story: Apocalypse”, para participar de painéis durante os três dias da "Horror Expo".



A atriz, que é extremamente divertida, surpreendeu os participantes da exposição ao se esforçar e se sair bem ao falar a nossa complexa Língua Portuguesa. Extremamente simpática, Naomi Grossman comentou que seu objetivo era a comédia, embora tenha estudado de tudo na Universidade. "Agora eu me dou conta, eu entendo que foi muito limitado da minha parte. Eu posso fazer de tudo". Naomi também revelou o que pensou ao atuar em "American Horror Story""Agora eu acho que o universo estava ajudando. No momento, não. Pensava que o universo estava me castigando".

Durante os três dias, o cinesta Mick Garris, foi outro grande nome presente no evento, ele que já fez parcerias com Steven Spielberg, Stephen King e Michael Jackson. Mick Garris é diretor e roteirista de grandes clássicos do horror e terror para cinema e TV, como por exemplo, "Abracadabra""A Mosca 2" e "O Milagre Veio do Espaço"O cineasta participou de painéis e também de um bate-papo após a exibição do filme americano "Nightmare Cinema", antologia de terror de 2018 com direção de Alejandro Brugués, Joe Dante, Ryuhei Kitamura, David Slade e dele, Mick Garris.



Garris revelou que o longa demorou mais tempo com a pós-produção, totalizando 15 anos até ser concluído. Garris, que também filmou as cenas de dentro do cinema, revela que a produção "foi feita com muita paixão". "Tanto quanto eu vi aqui em todos os fãs nessa exposição, o que é incrível", conclui. Segundo o cineasta, a ordem foi de que cada um dos cinco diretores fizessem o que quisessem. 



Acessíveis e muito simpáticos, o trio Armando Fonseca, Kapel Furman e Raphael Borghi, especialistas em efeitos especiais, produtores da Infravermelho Filmes e fundadores do Cinelab -série-reality em que é ensinado a trabalhar com baixo investimento e muita criatividade, marcaram presença na Horror Expo 2019. No espaço cinema, os três mostraram e detalharam a concepção e a construção das cenas de efeitos especiais.

Kapel Furman comentou a importância dos festivais de filmes. "Felizmente, os nossos filmes, vão bem em festivais. Mais lá fora, do que aqui. Quando você não tem dinheiro para o marketing, o festival é uma das ferramentas para que as pessoas conheçam o seu filme". Contudo, Armando Fonseca destacou que não se deve ater aos festivais nacionais, mas pensar também nos internacionais.

O criador destacou a trajetória do filme "A Percepção do Medo", o qual foi finalizado e enviado a vários festivais de cinema, tanto no Brasil quanto internacionais. "Aqui no Brasil foi meio morno, nesse primeiro ano. Lá fora, passou em um monte de festivais, ganhou vários prêmios e chamou bastante atenção. No ano seguinte, os festivais do Brasil, que não estavam ligando para o nosso filme, quiseram. Chegaram até a pedir para passar. Por quê? Porque chamou atenção lá fora."


O ator canadense, Lochlyn Munro, conhecido por ser um dos principais antagonistas da série "Riverdale" e estrelar os filmes "Freddy Vs Jason", "Todo Mundo em Pânico" e "As Branquelas", marcou presença no evento no sábado, dia 19. O painel especial teve como objetivo tratar sobre a profissão, com perguntas do público, ao final.  

A Horror Expo 2019 também agitou o Pavilhão de Exposições do Anhembi com muita música do Deathstars, Sioux 66, Therion, The Secret Society, Venomous, Alchemia, Highschool, Furia Inc, Midnight Danger e a Orquestra de Metais da Banda Marcial de Cubatão com releituras e arranjos especiais para trilhas sonoras de filmes e séries do gênero. 

Que venha a segunda edição, a Horror Expo 2020!! 




AÇÃO E MEIA-ENTRADA: Na primeira edição, o evento possibilitou a qualquer visitante que adquiriu um ingresso inteiro comum ou passaporte inteiro comum, a entrada com 50% de desconto com o Ingresso Solidário Horror Expo, mediante a doação de 1 kg de ração para cães ou gatos, entregue no dia do evento. A venda de ingressos da "Horror Expo 2019" foi operada pela Eventbrite, com comercialização no site oficial do evento, horrorexpo.com.br.

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm




Naomi Grossman na Horror Expo 2019


Mick Garris na Horror Expo 2019


Trailer de Nightmare Cinema


Trailer de "A percepção do medo"

Trio Cinelab na "Horror Expo 2019"




Ver essa foto no Instagram

A HORROR EXPO 2019 FOI APENAS O COMEÇO 🧟‍♂🧟‍♂ . A HORROR EXPO 2019 chegou ao fim. Os dias 18, 19 e 20 de outubro foram fantásticos e representam o marco inicial, o primeiro passo, para um formato de evento inédito para este segmento no Brasil. . Ao todo, tivemos mais de 30 horas de conteúdo simultâneo, entre painéis, mesas de debates, filmes, concursos e shows, além de atrações de entretenimento (e sustos!) e expositores, que reuniram, num mesmo local, produtos, ativações e experiências com muitas coisas interessantes desse mercado. . Os artistas do HORROR ARTISTS’ PAVILION fizeram história. Pela primeira vez no Brasil, tantos profissionais especializados nesse segmento puderam apresentar o seu trabalho… E que trabalho! Mais de 130 Ilustradores, Quadrinistas, Escultores, Escritores, Roteiristas, Artesãos, Fotógrafos, entre outros, mostrando o talento e riqueza que o país reúne para este gênero. . Com o Ingresso Solidário recolhemos toneladas de ração para cães e gatos recolhidas pela AMPARA Animal e distribuídas para uma rede que conta com ONGs e protetores independentes cadastrados. . Gostaríamos de agradecer a todos que fizeram parte do evento e nos ajudaram a dar este importante passo. Foi essa união que tornou possível o que aconteceu nesses três dias. Aprendemos muito nesta primeira edição, entre acertos e erros, para desenvolvermos algo melhor e mais grandioso em 2020. . Por fim, e mais importante, o nosso agradecimento mais que especial para os mais de 12 mil visitantes, nossos maiores apoiadores, que prestigiaram o evento e ao longo destes 15 meses, desde o anúncio, estiveram conosco em cada passo dado. . O mundo do horror veio para ficar, para todos nós. Nos vemos em 2020! . Foto: @mariserralhafotografia #horrorexpo #horrorexpobrasil #horrorexpo2019 #horrorartistspavilion #naomigrossman #mickgarris #lochlynmunro #therion #deathstars #alchemia #thesecretsociety #sioux66 #venomous #furiainc #midnightdanger #highschool #orquestra #zumbi #cosplay #halloween #ingressosolidário #amparaanimal
Uma publicação compartilhada por Horror Expo (@horrorexpobrasil) em


Ver essa foto no Instagram

AMPARA ANIMAL JÁ DISTRIBUIU TODA A RAÇÃO ARRECADADA COM O INGRESSO SOLIDÁRIO DA HORROR EXPO 2019! ❤❤ . É com muita felicidade que anunciamos que o Ingresso Solidário da HORROR EXPO 2019 atingiu arrecadação total de quase 2 toneladas de ração para cães e gatos! A AMPARA Animal, parceira fundamental nesta empreitada, já destinou o volume para as seguintes ONGs e protetores independentes cadastrados: . ➡ Abrigo Saltimbancos de São Bernardo do Campo/SP; ➡ Protetor Markinhos Perez de Mairiporã/SP - @kiinho_perez_ ; ➡ Protetora Cleonice do bairro São Mateus, São Paulo/SP. . Gostaríamos de agradecer a cada uma das pessoas que participaram do Ingresso Solidário e à AMPARA Animal por abraçar essa causa conosco e disponibilizar com agilidade as doações em uma época do ano que é tão crítica àqueles que resgatam e cuidam de animais abandonados. . Em 2020 o Ingresso Solidário estará de volta, e se você quiser conhecer mais sobre o trabalho tão bonito e amplo que a AMPARA Animal realiza, por favor visite @amparanimal. #horrorexpo #horrorexpobrasil #ampara #amparaanimal #somostodosviralatas ‪#JuntosPelosAnimais‬ ‪#DefesaAnimal #naocompreadote‬ #adotarétudodebom #adoteumamigo #animais #pet #cachorro #dog #animal #gato #pets #meiaentrada #ingressosolidário
Uma publicação compartilhada por Horror Expo (@horrorexpobrasil) em
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.