segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

.: Gorete Milagres comemora 25 anos da personagem Filomena no teatro


“Filomena 25 anos de Peleja”. Única apresentação. Dia 28 de março, 18h, no Teatro Gazeta. Foto: Leandro Furia

Gorete Milagres faz única apresentação de seu espetáculo “Filomena 25 anos de Peleja”. O solo celebra os 25 anos de sucesso de sua famosa criação, já entre as maiores personagens de humor do Brasil.

No espetáculo são retratados os melhores causos vividos em todos estes  anos. A direção é de Ana Kutner. “Optamos pelo formato stand-up por entender que Filomena precisa estar não só em teatros, mas em praças, bibliotecas, museus e escolas contando suas histórias, emocionando e retratando o Brasil de todos nós”, fala Kutner.

Filomena, ou melhor, Filó,  é o retrato da população brasileira com suas lutas, conquistas, afetos, encontros, criatividade, amor, humor, amizade e solidariedade. Graças ao seu perfil popular a personagem alcançou um público de todas as idades e classes sociais. Ela estreou em Belo Horizonte em maio de 1994 e chegou a televisão em 1997 e a identificação foi imediata junto ao povo brasileiro. O sucesso nacional foi imediato.

Esperta como ela só e com traços de anti-herói nacional, a mineirinha saiu da roça rumo à cidade trabalhou como empregada doméstica, faxineira e governanta. Acompanhando as mudanças sociais e percebendo a escassez de empregados domésticos no mercado ela abriu a sua própria agência de domésticas, a “FilóDaEmprego.com”, que depois virou o aplicativo de celular “Diaristas”.

Filomena protagoniza uma visão crítica de duas classes: a da empregada doméstica que agora quer ter empregada e deixar de ser doméstica para virar balconista, atendente, recepcionista, etc. e a da patroa que se vê obrigada a pegar no batente e que, muitas vezes, rejeita as melhorias impostas pelas leis trabalhistas a essa classe tão desprestigiada.

“Filomena 25 Anos de Peleja” mostra estas transformações da personagem nos últimos anos até chegar aos dias atuais, em que, devido à crise enfrentada pelo país, Filó retorna à sua peleja como faxineira, diarista e vendedora. Como todos os brasileiros, ela não perde a fé em um futuro melhor e vai à luta em busca de oportunidades. 


Sobre Gorete Milagres
Formada pelo TU – Teatro Universitário da UFMG – Belo Horizonte e Roteirista pela Universidade Anhembi / Morumbi – São Paulo. No seu primeiro ano do TU, escreveu um texto para sua personagem Filomena que já era encenada para amigos e familiares desde sua adolescência e a apresentou para um diretor paulista que iria dirigir a "Opereta Il Festino", que reunia o Teatro Universitário, a Escola de Música e o Coral Ars Novas da UFMG. 

Foi aprovada e selecionada para protagonizar o espetáculo interpretando o hilário personagem Arlequim da "Comédia Dell’ Arte". Para essa composição, a atriz teve um treinamento intensivo com estudos de roteiros, corpo e improvisação da comédia Italiana. No seu espetáculo de formatura interpretou outro personagem cômico e masculino: Trinculo do espetáculo "Tempestade" - versão do antilhano Aimé Césaire da comedia Shakespeare. 

Em seguida, foi chamada para integrar o grupo de Teatro de Rua Atrás do Pano em Belo Horizonte, e com essa companhia participou com um espetáculo do FIT/BH – Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua. Nesse mesmo evento, estreia a sua Filomena, com o roteiro baseado e inspirado na comédia Italiana, em um pocket show e caiu na graça do público Mineiro. A partir daí, começou a desenvolver uma carreira solo, com vários personagens cômicos.

O trabalho de Gorete Milagres é pautado na humanização de suas criações e, na tentativa de aproximá-las cada vez mais ao povo, ela nunca abre mão da improvisação, sua marca registrada. Gorete faz um resgate da cultura popular com um humor caloroso simpático para um variado público de todas as idades. Depois de conquistar o público mineiro, levou Filomena, sua mais famosa criação, para a televisão. Desde então atraiu as atenções da mídia nacional, que apontava a aparição da personagem como líder do Ibope. O bordão “Ô, Coitado!”, levou Filomena além das montanhas de Minas e ganhou o Brasil, de norte a sul e também o exterior.

Com 29 anos de carreira, atuando no Teatro, Cinema e TV- programas humorísticos, novelas e seriados, a atriz já recebeu vários prêmios pelo seu desempenho. Gorete tem duas filhas, a atriz e publicitária Alice Mondaca Milagres e a modelo e estudante de moda Maria Milagres Rique.

Serviço:
“Filomena 25 Anos de Peleja”
Gênero: comédia. Classificação: livre. Duração: 90 minutos.
Data: 28 de março. Horário: 18h. Ingresso: R$ 60 (inteira) | R$30 (meia)
Local: Teatro Gazeta (700 lugares).  Avenida Paulista, 900 – Térreo – Metrô Trianon Masp.  Bilheteria: (11) 3253.4102.  Vendas onlinewww.teatrogazeta.com.br e www.sympla.com.br/teatrogazetaBilheteria: de terça a domingo, a partir das 14h até 20h, ou até o horário do espetáculo. Grupos e caravanas: rmbrasileventos@uol.com.br. Telefone: (11) 99286.5010. Convênio com estacionamento Multipark: rua São Carlos do Pinhal 303.

Ficha Técnica:
Autor: Gorete Milagres. Elenco: Gorete Milagres. Direção: Ana Kutner. Figurino: Gorete Milagres. Iluminação: Mario de Castro. Trilha Sonora: Flavio Tagliafferi. Realização: Gorete Milagres Produções Artísticas.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.