sexta-feira, 11 de setembro de 2020

.: Jane Duboc conta histórias infantis em apresentações virtuais do Teatro Porto


A atração  "Ilustre Criança – Desenhando A Canção" idealizada por Jane Duboc, com direção de Fernando Cardoso estreia em formato digital no Teatro Porto Seguro em quatro apresentações especiais nos dias 19 e 27 setembro, 4 e 12 de outubro. Os ingressos, a partir de R$20, terá parte do valor destinado para campanhas que estão auxiliando os diversos profissionais das artes cênicas, afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Recomendado para crianças acima de dois anos, a proposta é interagir com toda a família por meio de histórias infantis escritas e interpretadas pela cantora, permeadas por canções e conversas. Durante a apresentação, as crianças podem pintar e desenhar seguindo as orientações do ilustrador Alexandre de Nadal. Após a apresentação, os pais que quiserem podem solicitar o livreto da peça com desenhos para colorir e outras atividades para a criança fazer em casa.

As apresentações acontecem ao vivo, com transmissão via streaming a partir da casa da artista no Rio de Janeiro, que estará acompanhada virtualmente pelo ilustrador Alexandre de Nadal, de Porto Alegre, e pelo músico Junior Lobbo, também do Rio. Jane Duboc escreveu e interpreta duas histórias infantis originais, "O Macaco Baterista" (dias 19 de setembro e 4 de outubro) e Ele Infante (dias 27 de setembro e 12 de outubro), que trazem ao público infantil os aspectos da preservação ambiental e da inclusão social.

Para Jane Duboc, são metáforas de nossa sociedade, abrangendo questões imprescindíveis para a formação da criança. “Desde mocinha adoro me aproximar das crianças, que me ensinam com muita honestidade de sentimento o deslumbramento pela vida. E, talvez por isso, tenha me inspirado a escrever contos e histórias infantis, algumas já publicadas, outras que estão guardadas e duas que vou mostrar no Ilustre Criança – Desenhando A Canção. Nessa fase tão difícil, em que as pessoas estão em casa sem poder se expandir, a gente quer chegar pertinho fazer a criança se divertir, e ao mesmo tempo, absorver alguns valores que fazem a vida ficar mais bacana como o respeito com nossa terra, nosso planeta e aos animais. E a criança pode se expressar através de desenhos, da dança e do canto com os animais que estão nas histórias”, conta.

O diretor Fernando Cardoso revela que não conhecia o lado contadora de histórias de Jane Duboc. “O dom natural dela não é só cantar, ela interpreta, faz diversas vozes, sabe contar história, então minha direção foi no sentido de transformar tudo isso numa experiência virtual. Trabalhamos para criar e roteirizar uma interação dinâmica entre a Jane, o músico Junior Lobbo e o ilustrador Alexandre de Nadal, cada um da sua casa”, explica.

Artista versátil
Cantora, compositora, instrumentista e escritora Jane Duboc é reconhecida por seus grandes sucessos da MPB, como Besame, de Flávio Venturini e Chama da Paixão, de Thamas Roth e Cido Bianchi. Com mais de trinta discos lançados no Brasil e no exterior, está na lista das 100 maiores Vozes da Música Brasileira pela Revista Rolling Stone Brasil.

Mas, poucas pessoas conhecem este outro lado. Avó de Taylor de 10 anos, Jane sempre gostou de escrever histórias para as crianças e, paralelamente ao longo de sua vida, foi apurando e desenvolvendo em si a sensibilidade para tratar o tema em suas criações. Como narradora de histórias, ela interpreta, cria vozes e gestuais, conduzindo seu público a uma viagem através da imaginação.

A relação de Jane Duboc com o universo infantil vem desde 1978, quando gravou Acalantos Brasileiros, projeto de Marcos Pereira, com belas canções de ninar retiradas do folclore brasileiro. No ano seguinte, gravou uma das faixas do LP Sítio do Pica-Pau Amarelo, sucesso da TV baseado na obra literária de Monteiro Lobato. Nos anos 1980, cantou com a Turma do Balão Mágico, participou do especial de TV e álbum infantil Arca de Noé, da dupla Vinícius de Morais e Toquinho cantando O Girassol e marcou sua presença no especial da TV Globo Verde que te quero Verde, projeto de Paulinho Tapajós, cuja temática, já naquela época, estava totalmente comprometida em conscientizar as crianças da preservação do meio ambiente.

Seus trabalhos reúnem passagens pela TV Cultura, no programa Rá Tim Bum em que cantou Sete Cores de Edu Lobo; no teatro com o Balé Teatro Guaíra e na gravação antológica de Valsa dos Clowns de Edu Lobo e Chico Buarque, de O Grande Circo Místico.  Outras participações que marcaram a trajetória de sua carreira foram em Deus Abençoe as Crianças e Paradão dos Baixinhos em que viajou com a Caravana da Xuxa pelo Brasil. 

Jane Duboc tem diversos livros infantis publicados e alguns deles, inclusive, adaptados para o teatro. Seu currículo literário inclui um livro de poesias chamado Através das Paredes e um romance intitulado Tomara.

Infantil
"Ilustre Criança - Desenhando a Canção"
Com Jane Duboc.
Direção: Fernando Cardoso.
Dias 19 de setembro e 4 de outubro, às 16h – O Macaco Baterista
Dias 27 de setembro e 12 de outubro, às 16h – Ele Infante
Ingressos: A partir de R$20.
Classificação: recomendado para crianças acima de 2 anos.
Duração: 40 minutos.

Teatro Porto Seguro
Vendas exclusivamente online no site:
http://www.tudus.com.br
Dúvidas: contato@teatroportoseguro.com.br
Atendimento pelo telefone (11) 3226-7300 de sexta a domingo das 14h às 20h.
Cliente Porto Seguro: na compra de um ingresso antecipado (até um dia antes) receberá um link extra de acesso para convidar alguém.
Formas de pagamento: cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.