segunda-feira, 12 de abril de 2021

.: Resenha de "Coraline", de Neil Gaiman, livro para ler e reler

Por: Mary Ellen Farias dos Santos


Em "Coraline", de Neil Gaiman, a garota que dá nome ao livro, protagoniza 224 páginas, por ser dona de uma mente criativa. Filha única e tendo ao lado os pais que vivem trabalhando -verdadeiros workaholics homeoffice-, para sair do tédio, ela tenta encontrar diversão na casa nova a ponto de conhecer os vizinhos excêntricos. Embora seja chamada erroneamente de Caroline, a menina faz amizade com um treinador de ratos circenses e duas irmãs que fisicamente parecem tão diferentes, mas se completam.

Contudo, no livro tudo começa com uma portinha e sua chave. Curiosa, Coraline mergulha num universo paralelo que, no decorrer da trama, percebe ser super do mal. Lá estão, inclusive, os pais dela que fazem as vontades dela. Totalmente diferentes dos que estão do outro lado da porta na parede. Como ela os diferencia? Não apenas pelo tratamento recebido, mas por cada um, no lugar dos olhos, ter botões.

Imagem sem legenda

Transitando entre duas formas diferentes de viver, Coraline, pelas mãos de Neil Gaiman, leva o leitor numa escrita deliciosa que envolve de modo orgânico e sempre desperta o desejo de "ler só mais um pouquinho" a cada fim de capítulo. A missão da pausa acaba sendo impossível, pois a curiosidade de Coraline faz a leitura fluir e permitir que o entretenimento não pare. 

"Coraline" é um livro voltado ao público infantil?! Também. No entanto, diria ser uma leitura obrigatória para o leitor, do mais jovem ao adulto. Em capa dura, as páginas com letras graúdas, facilitam a leitura. A publicação também tem as bordas das páginas na cor roxa, com divisórias ilustradas por Chris Riddell, assim como a capa e contracapa, a cada novo capítulo. A edição ainda acompanha um marcador especial do livro.


"Coraline", de Neil Gaiman é o tipo de livro para ler e reler. Não somente pela história incrivelmente inventiva e ágil, mas pela apresentação caprichada dada pela Editora Intrínseca. A edição especial que é um verdadeiro convite visual para a leitura de qualidade, já foi pauta aqui no Resenhando.com, em "Dez motivos para ler "Coraline", de Neil Gaiman, em edição especial" e até tema do "#ResenhandoQuiz: sabe tudo de "Coraline"? Descubra!". Isso que é livro para ter em destaque na estante para futuras releituras!!

Você pode comprar "Coraline", de Neil Gaiman aqui: Amazon neste link.


Livro: "Coraline"
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Chris Riddell 
Tradutora: Bruna Beber 
224 páginas
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Link de venda: amzn.to/3bJoud3

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.