sexta-feira, 16 de julho de 2021

.: Virginie Boutaud e Aline Rochedo Pachamama: unidas pela música


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

A cantora da banda Metrô, Virginie Boutaud, está lançando uma canção em parceria com a historiadora
Aline Rochedo Pachamama, que há cinco anos faz um trabalho de reparação histórica da identidade dos povos indígenas da região de Visconde de Mauá e Resende, na Serra da Mantiqueira. "Abya Yala" foi composta em idioma Puri e em português, como homenagem aos povos originários brasileiros.

A letra foi elaborada por Aline e a melodia foi feita por Virginie. E a parceria nasceu quase que por acaso. Aline conheceu Virginie durante um evento. Um pouco depois, Virginie teve a inspiração para fazer a melodia e decidiu perguntar para Aline se ela poderia escrever a letra no idioma Puri, originário da Serra da Mantiqueira.

Aline se inspirou na "Mãe Terra" como ponto de partida. "Abya yala" significa "terra em florescimento, terra que pulsa". E foi esse sentido que ela quis dar para a mensagem da canção. Os vocais foram feitos por Virginie, Aline e mais Kelia Danbes Ducasse. Ruben Jacobina atuou na produção e tocou violão, além de coletar a percussão de povos indígenas para a gravação. Daniel Roland  fez a percussão e Thiago Queiroz toca flauta

“Foi algo muito gratificante ouvir o resultado final. A letra acabou se unindo perfeitamente com a melodia. Senti que havíamos criado algo muito positivo e especial”, destacou Virginie. A renda obtida com a canção vai ajudar o Projeto Inhã Uchô, um espaço de aprendizado multi étnico de memória do povo Puri da Serra da Mantiqueira e dos povos originários do Brasil.

“É um trabalho que considero fundamental, pois não podemos perder nossas referências. É uma forma de ajudar a preservar e mostrar para as gerações futuras a verdadeira cultura dessas etnias. Sou muito grata a Virginie por essa iniciativa”, comentou Aline. A canção pode ser comprada por meio da plataforma Bandcamp, no endereço https://virginieboutaud.bandcamp.com/track/abya-yala.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho de Aline pode visitar o canal da Editora Pachamama no youtube e o seu perfil no facebook (Aline Rochedo Pachamama | Facebook ). Virginie também está com seu perfil no facebook (https://www.facebook.com/VirginieBoutaudmetro/ ).


"Abya Yala" (letra)

Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala
Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala

Voz da Terra a escutar
Oh Oh
Uchô Puri. Inhan namã ( Terra Puri, Mãe e Filha)

Mulher, mbl’êma Tschore (A mulher é a floresta)
Oh Oh
Mehtl’on, Dieh schuteh Poteh ( Força, você é boa luz)

Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala
Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala Abya Yala

Opeh (Sol)
Caminho é o Sol
Oh Oh
Poteh, tsatê dieh ( Irmã/ Irmão iluminado)
Mulher, mbl’êma Tschore (A mulher é a floresta)
Oh Oh

Mehtl’on, Dieh schuteh Poteh ( Força, você é boa luz)
Abya Yala

"Abya Yala" - Virginie Boutaud e Aline Rochedo Pachamama




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.