quinta-feira, 9 de setembro de 2021

.: "Upstate" acrescenta uma dose a mais de humanidade aos dramas familiares


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando.

Escrever um romance deve ter uma dose a mais de exposição para o crítico literário James Wood, autor do emblemático livro "Upstate", lançado recentemente no Brasil pela SESI-SP Editora. Qualquer deslize ou passo em falso pode ser um atrativo para as críticas mais contundentes. Em um livro fala sobre relações familiares em rota de colisão, o risco é ainda maior.

Felizmente, não é o que acontece em "Upstate", e a diferença está na sutileza do texto e dos detalhes que permeiam a obra. Não se sabe se o livro é tão bom porque Wood, entre os mais influentes críticos da língua inglesa, sabe as técnicas para encantar, emocionar e prender o leitor, ou se o autor é realmente este poço de sensibilidade que emana em cada uma das 248 páginas que saltam aos olhos dos leitores. 

A impressão é que James Wood uma mistura alguém que sabe todas as técnicas, mas tem um diferencial: tem sensibilidade e talento - sem essas características, não adiantaria nada ter todas as técnicas disponíveis. Mas não é só isso. O autor dos livros "A Coisa Mais Próxima da Vida" e "Como Funciona a Ficção" acrescenta em "Upstate" uma dose a mais de humanidade aos dramas familiares. É por isso que os personagens são tão profundos e críveis. 

Há um drama famliliar e um clima de tensão que ronda as histórias e o inconsciente de cada personagem, mas existe, também, uma catarse que faz com que o leitor, que torce para que a bomba exploda e os conflitos apareçam, passe a se identificar e queira colocar a própria vida em pratos limpos. 

Longe de ser um livro de autoajuda, "Upstate" conduz o leitor a uma jornada interna e paralela aos conflitos do livro. Enquanto lê, é possível questionar dúvidas existenciais e rir de si mesmo, já que o livro não é um dramalhão - mas uma espécie de catalisador de mudanças. Há uma maneira fácil de viver a vida? Por que não vivê-la, então? Há dramas que são desnecessários ou é preciso vivê-los com toda a intensidade possível? Quando a tristeza em doses cavalares torna as pessoas insuportáveis?

O livro gira em torno do investidor imobiliário bem-sucedido Allan Querry que, já em idade avançada, precisa enfrentar uma crise familiar em uma viagem com as filhas ao longo de seis dias. Confinados em um mesmo espaço, eles precisam se enfrentar. Nada é o que parece, pois há diversas camadas entre o personagem principal e as filhas Vanessa, uma filósofa com depressão desde a adolescência, e Helen, executiva de uma gravadora. Apesar de bem-sucedidas, as irmãs nunca se recuperaram do divórcio amargo dos pais e da morte precoce da mãe. Mais do que um romance, "Upstate" é um livro para aqueles que precisam enfrentar questões e resolver as próprias dores para seguir em frente. 

Você pode comprar o livro "Upstate", de James Wood, publicado pela SESI-SP Editora, neste link.

Ficha técnica
Livro: "Upstate" | Autor: James Wood | Tradutor: Leonardo Fróes | Editora: SESI-SP Editora | 
Páginas: 248 | Formato: 14 x 21 cm | Link na Amazon: https://amzn.to/2Vk4WpW

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.