quinta-feira, 28 de outubro de 2021

.: Crítica: "Ron Bugado" é animação que ensina importância de ser amigo


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em outubro de 2021


Quem nunca se sentiu fora de contexto em algum ambiente social que atire a primeira pedra. Em "Ron Bugado", animação produzida pela Locksmith Animation e 20th Century Studios, distribuída pela Walt Disney Studios Motion Pictures, a tecnologia pauta a trama, sendo usada para o bem e mostra que a falta de sabedoria gera o mal. 

Após um gênio dos algoritmos apresentar ao mercado o primeiro robô capaz de estabelecer amizades, o objeto vira febre entre as crianças: o B-Bot. É então que conhecemos Barney Pudowski, órfão de mãe, o menino é criado pelo pai, um inventor -que remete ao clássico "Gremlins", mas aqui ele tenta vender as bugigangas online- e uma vó carinhosa e ainda lúcida -com um toque de Mamá de "Viva: A Vida É Uma Festa"- que ama os costumes latinos.

Sem identificação com os demais, na escola, Barney detesta a hora do intervalo. O colecionador de pedras, deslocado e sem amigos, é o único sem um B-Bot, enquanto que todos outros andam para cima e para baixo com o seu robô personalizável, além de estarem inseridos na rede de amigos. Ao garoto resta o "banco da amizade" à espera. 

No entanto, Barney vislumbra uma chance de mudar essa dificuldade de fazer novos amigos, justamente no dia do aniversário dele. Ganhando um B-Bot para, então, estabelecer conexões. Sem ter alguém para chamar de amigo, não distribui os convites em papel para a festa dele que será em casa. Barney consegue o quer?! Depois, mas antes, é alvo de zombaria do "ex-amigo" Ricardo que simula a entrega de um robô embrulhado para presente, que, na verdade, é uma grande pedra. 

É no dia seguinte de seu aniversário que Pudowski tem a surpresa que tanto aguardou: um B-Bot para chamar de seu. Contudo, o dele está bugado, portanto não consegue se conectar, muito menos fazer amigos e, justamente, por estar offline apronta até o que não deveria. Barney passa a ser o amigo de nome Ambrósio da inteligência artificial de alta tecnologia que anda, fala e é seu "melhor amigo fora da caixa", treinado pelo próprio garoto. Nessa via de mão dupla que é a amizade, o B-Bot ganha o nome de Ron -conforme parte de seu código.

Embora toda a história seja de uma aventura infantil, o longa emociona, principalmente quando Barney se dá conta de que Ron não deve aprender a ser "amigo dele", mas precisa apenas "ser amigo". "Ron Bugado" é uma história  que critica a dependência tecnológica das crianças e deixa o ensinamento de fazer amigos que podem ser para toda vida. A animação com colorido perfeito é completo e tem todos os elementos que agradam os pequenos e adultos. Excelente opção para entretenimento em família!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

Filme: Ron Bugado (Ron´s Gone Wrong)

Vozes originais: Zach Galifianakis (Ron), Jack Dylan Grazer (Barney), Olivia Colman (Donka), Ed Helms (Graham Pudowski), Justice Smith (Marc), Rob Delaney (Andrew Morris), Kylie Cantrall (Savannah Meades), Ricardo Hurtado (Rich Belcher), Marcus Scribner, Thomas Barbusca

Data de lançamento: 21 de outubro de 2021 (Brasil)

Diretores: Sarah Smith, J.P. Vine

Música: Henry Jackman


Trailer


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.