quarta-feira, 6 de outubro de 2021

.: "American Crime Story: Impeachment" gera revolta com cenas de arrepiar

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em outubro de 2021


O quinto episódio de "American Crime Story: Impeachment""Do You Hear What I Hear?" dá a Monica Lewinsky (Beanie Feldstein) um encontro romântico no período natalino de 1997. É no trabalho, encontrando Linda Tripp (Sarah Paulson) que informa a amiga de que usará o vestido GAP na entrevista de emprego em Nova York. Com a informação de que o D.N.A. é mantido por anos num tecido, ainda sim, ou seja, Linda usa de artimanhas para que a jovem não lave o tal vestido azul com prova de que fez sexo com o presidente. Para tanto, dá seu melhor para convencer Lewinsky a mudar os planos.

Numa sala, homens engravatados debatem a inocência e culpa de Clinton (Clive Owen) no caso Jones. Afinal, todo o escândalo pode gerar o impeachment do presidente dos Estados Unidos. Discussão pra lá e pra cá, até que Clinton liga para Monica no meio da noite. Ao menos pergunta se a acordou. O que ele quer saber? Como que o nome de Monica foi arrolada no caso de Paula. 


Na sequência, o quinto episódio garante uma cena de arrepiar e é quando uma mulher que conhecia Paula Jones reluta para não se envolver no caso de assédio sexual, mas conforme é interpelada por uma dupla de representantes de Paula, aos poucos abre a porta de casa, até o momento em que aceita um cartão de contato. Quando os dois dão as costas, ela confirma que a acusadora de Clinton fala a verdade. "Tudo o que ela disser de mal sobre ele, é verdade!" Foi de arrepiar!

Paula Jones faz o juramento "de falar a verdade, somente a verdade". Diante dos advogados, a vítima recebe o típico tratamento tal qual uma culpada pelo abuso sexual de um homem, no caso, o presidente dos Estados Unidos. Momento que faz rolar lágrimas e recordar da influencer brasileira que foi abusada sexualmente, sendo tratada como causadora do estrupo que sofreu. Enfim, só deixa claro que o tempo passa, mas tais costumes não mudam. Seja nos Estados Unidos ou no Brasil.

Monica encontra Linda na festa de Natal que promove em casa. A sensação dela diante daquele circo é tão fácil de ser compreendida. Num misto de nervoso e coragem, ela parte até Linda para conversar sobre o que está acontecendo. As duas vão para o carro de Monica e a jovem revela que irá negar até o fim sobre o que houve entre ela e Clinton. O que Linda faz? Desconversa e deixa a amiga no carro.

No entanto, Monica sempre pede para ser usada, pois ainda liga para Linda e deseja um "Feliz Natal". Convenhamos, dá raiva do tanto que Lewinsky é tonta quando se trata da parceira de trabalho. Em um novo ambiente, Linda entrega as fitas das conversas com Monica ao advogado dela, é informada que fez algo ilegal e que pode ir para a cadeia.


Monica mantém o bico fechado, uma vez que seu emprego na Casa Branca é garantido por Clinton, desde que ela execute o que ele comenda. Para tanto, presenteia a moça com diversos mimos, inclusive com algo que simboliza coragem. Por quê? Ela esta indo para Nova York. O que ela solta a ele? "Você é o meu mundo". No entanto, o mais impressionante é a retribuição de Clinton: "Vá para Nova York. Fique bem".


Eis que a informação sobre as fitas das conversas gravadas por Linda chegam nos engravatados que defendem Clinton, o que é um bomba astronômica. O interesse de Linda é tornar as gravações legais e, para tanto, vai microfonada a um encontro com Monica. Com facilidade, Lewinsky deixa claro que irá mentir sobre não ter feito sexo com Clinton. Monica suspeita que Linda esteja com microfone, após ela passar as mãos no peito, logo cai na conversa da amiga-ursa. 


Não há como negar que o epísódio anterior desacelerou a trama e passou a mensagem de não aconteceria mais tantas outras coisas com as fitas das conversas gravadas. Contudo, o quinto episódio trouxe mais ritmo e plantou empolgação na espera de "Man Handled". Que venha o sexto episódio logo, pois ACS está incrível! 


Seriado: American Crime Story: Impeachment
Temporada: 3
Episódio 5: "Do You Hear What I Hear?
"
Exibido em: 5 de outubro de 2021, EUA.
Elenco: Sarah Paulson (Linda Tripp), Beanie Feldstein (Monica Lewinsky), Annaleigh Ashford (Paula Jones), Margo Martindale (Lucianne Goldberg), Edie Falco (Hillary Clinton), Clive Owen (Bill Clinton), Billy Eichner (Matt Drudge), Elizabeth Reaser, Judith Light (Susan Carpenter-McMillan), Anthony Green (Al Gore), Cobie Smulders (Ann Coulter), Colin Hanks, Taran Killam (Steve Jones), Mira Sorvino (Marcia Lewis), Kathleen Turner (Susan Webber Wright), Dan Bakkedahl (Kenneth Starr), Joseph Mazzello (Paul Begala), Blair Underwood (Vernon Jordan), Kevin Pollak (Bernie Nussbaum), Patrick Fischler (Sidney Blumenthal)

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.