sábado, 14 de maio de 2022

.: Crítica: "O Homem do Norte" filmaço de sangue jorrando e pura poesia


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


A mitologia nórdica é indiscutivelmente riquíssima para produções cinematográficas. Eis que em 2022, "O Homem do Norte", chega às telonas do Cineflix com um elenco de peso vivendo uma história fantástica de 2h24. O longa dirigido por Robert Eggers é pura poesia visual, embora faça jorrar sangue e cabeças rolem para contar a história do Príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) que está prestes a se tornar homem, mas foge para se salvar após presenciar um crime brutal. 

Assim, o tio, Fjölnir (Claes Bang) assassina o rei Horvendill (Ethan Hawke) e ainda sequestra a mãe, a rainha Gudrun (Nicole Kidman). Após duas décadas, Amleth com todo o fervor da raiva que manteve viva por todo esse tempo, como um viking, regressa disfarçado de escravo para cumprir a missão a que se deu quando menino: salvar a mãe, matar o tio e vingar a morte do pai.

O épico "O Homem do Norte" começa remetendo ao clássico sangrento de Martin Scorsese "Gangues de Nova York", transita pelos enfrentamentos com a poesia visual de encher os olhos de "O Senhor dos Anéis", tendo ainda um toque do filme de drama e terror "A Bruxa", do próprio Robert Eggers, e da animação de Robert Zemeckis, "A Lenda de Beowulf".

Como uma história da Era Viking, fatalmente, há violência -e muita-, mas com toques poéticos, principalmente quando o Amleth se conecta com a própria essência. Com enredo no estilo teatro trágico de William Shakespeare, tal qual "Hamlet" -até as letras dos nomes são as mesmas, Hamlet e Amleth-, não há como sair impune da sala de cinema. Sentir-se maravilhado com toda a trama bem apresentada, é uma certeza.

"O Homem do Norte", que tem show de atuação de Alexander Skarsgård, Ethan Hawke, Willem Dafoe, Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy e Bjork, sopra toda a sua história desde o início, basta prestar atenção nas entrelinhas. Toda a jornada do herói é clara, embora surpreenda com uma revelação bombástica por parte da mãe de Amleth a ponto de preservar um desfecho estupendo. Filmaço imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: "O Homem do Norte" 

Diretor: Robert Eggers

Adaptação de: Amleto

Lançamento: 22 de abril de 2022

Lançamento no Brasil: 12 de maio de 2022

Roteiro: Robert Eggers; Sjón

Companhia(s) produtora(s): New Regency

Duração: 2h24

Elenco: Alexander Skarsgård, Claes Bang, Ethan Hawke, Nicole Kidman, Willem Dafoe, Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy e Bjork

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.