sábado, 27 de agosto de 2022

.: 2x6: "American Horror Stories" aborda a não aceitação da idade em "Facelift"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022



Uma senhora que não aceita a idade a ponto de colher a própria urina ao acordar e, deliberadamente, passar no rosto com algodão. Eis a tônica do sexto episódio da segunda temporada de "American Horror Stories", intitulado de "Facelift", escrito por Manny Coto. Protagonizado por Judith Light (Marilyn Miglin, de "American Crime Story: O assassinato de Gianni Versace"), a trama é pautada na busca de Virginia pela beleza eterna, uma vez que a falta de aceitação da viúva com o que vê no espelho após a passagem dos anos é gritante.


Vivendo numa mansão em Beverly Hills e tendo um Bentley na garagem, Virginia está nitidamente insatisfeita com a aparência que passou a ter com o avanço da idade. Embora a filha, que depois, numa briga, acrescenta-se a informação de que seja enteada, tenta animá-la, pois a viúva está interessada no cortador de grama, um senhor bastante atraente. Logo, ela que herdou dívidas do marido, esbarra com o homem num comércio. No entanto, ele está acompanhado de uma loira que cursou universidade com Virginia.



Fatalmente, ela fica interessada na técnica usada pela "amiga" para ter uma aparência tão jovial. Assim, Virginia leva um cartão de visitas e vai parar numa clínica que oferece o milagre do rejuvenescimento a um valor que a viúva não tem disponível. Desesperada para voltar a ser jovem, ela não segue o conselho de seu contador e gasta o que não tem. Eis o grande erro da desesperada que tanto se importa com a estética. Como não lembrar da antiga série de Ryan Murphy e Brad Falchuk, "Nip Tuck", em português, "Estética", ainda que o rumo da história seja de puro terror? Uma homenagem de Manny Coto, talvez?!


Em contrapartida, o enredo de "Facelift" é desenvolvido com lentidão. Até chega a crescer, mas o desfecho acaba sendo bastante insatisfatório. Todavia, reforça o ditado popular de que "beleza e sabedoria fazem rara companhia". Virginia, mimada e solitária, é impulsiva, sem sabedoria e totalmente focada na aparência -e nas aparências. É do tipo de pessoa digna de pena. Contudo, sempre é bom lembrar que "a beleza está nos olhos de quem vê". 







Seriado: American Horror Stories
Temporada: 2
Episódio 6: "Facelift"
Exibido em: 25 de agosto de 2022, EUA.
Elenco: 
Judith Light


* Mary Ellen é editora do portal cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Eu tive outra interpretação para esse episódio, acho q a mensagem é maior do q uma velha fazendo uma escolha errada por desespero. É sobre uma sociedade elitista, a Virgínia deu seu jeito de entrar na alta sociedade rica, porém ela nunca se encaixou muito bem, a questão dos sinais da idade foi só uma coisa q ela decidiu focar, na esperança de talvez sendo bonita se encaixar melhor. Mas quando o desfecho avança a gente pode perceber q nada do q ela fizesse poderia fazê-la se encaixar ali, pq eles não queriam ela ali. Pq quando vc se sente bem onde vc está, com o q vc tem, vc sempre vai olhar no espelho e se orgulhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso a mesma coisa na profundidade do episódio e em várias características dele levam a essa conclusão

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.