quinta-feira, 25 de agosto de 2022

.: Crítica: "13 - O Musical" é agradável filme sobre mudanças inimagináveis

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022


A adolescência não é uma fase tão agradável. Para o judeu Evan Goldman (Eli Golden), protagonista de "13 - O Musical", está sendo ainda pior, pois além das inseguranças da idade e as mil dúvidas sobre ser jovem ou velho para certas coisas, precisa lidar com a completa guerra da separação dos pais. Para tanto, ele sai de Nova Iorque com a mãe para uma cidade do interior, Indiana. No lugar novo, tendo só a mãe e a avó ao lado, Evan ainda deve organizar o bar mitzvah, cerimônia para os meninos que transitam dos 12 para os 13 anos -considerados, então, maduros-, daí o título do longa da Netflix. 

Embora não curta a cidadezinha, logo faz amizade com Patrice (Gabriella Uhl). Passado o tempo de férias, eles vão à escola. Patrice faz parte do grupo de alunos que é ignorado pelos populares, as líderes de torcidas e os jogadores. E é justamente com esses alunos que Evan quer fazer amizade. No entanto, nesse grupinho, estão as amigas Kendra (Lindsey Blackwell) e Lucy (Frankie McNellis), assim como o jogador Brett (JD McCrary). Aqui é iniciado um triângulo amoroso, embora Kendra e Brett tenham decidido dar o primeiro beijo e determinem que deve ser especial.

Fatalmente, Lucy não aceita a ideia. Ela também está apaixonada por Brett e ao interpretar a sequência musical "Opportunity" mostra o total empenho em conquistar o que deseja. Cena que em muito lembra a vilã de outro longa adolescente, a Sharpay de "High School Musical". Contudo, no longa baseado no musical de sucesso da Broadway, adaptado recentemente para os palcos brasileiros, a vilã não tem um irmão ou alguém para ajudá-la a colocar o plano em prática. Assim, convence Evan, o garoto novo na cidade, ainda que use ameaças -típico. 

"13 - O Musical" é uma produção bastante solar e altamente agradável de assistir nas 2h 4m. Embora tenha como público-alvo a turminha dos quase adolescentes, consegue atingir outras idades facilmente, seja pelo visual de cores alegres ou para recordar essa fase dad vida. Afinal, todos adultos já passaram por essa idade e tiveram que lidar com as mesmas incertezas quando diante de mudanças inimagináveis. Vale a pena conferir!


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: "13 - O Musical" (13 - The Musical)

Gênero: Drama, comédia

Classificação etária: Livre. Menores de 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Direção: Tamra Davis

Duração: 2h04

Data de lançamento: 12 de agosto de 2022

Elenco: Eli Golden (Evan Goldman), Josh Peck (Rabino Shapiro), Debra Messing (Mãe), Peter Hermann. Personagem (Joel Goldman), JD McCrary (Brett), Luke Islam (Carlos), Frankie McNellis. (Lucy), Khiyla Aynne (Charlotte), Gabriella Uhl (Patrice)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.