quinta-feira, 11 de agosto de 2022

.: Crítica: "Tempos Super Modernos" satiriza a dependência tecnológica

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


Como viver a realidade diante da tecnologia e suas tantas formas e fórmulas que somos obrigados a nos adequar? O longa "Tempos Super Modernos", em cartaz nos Cinemas Cineflix, durante a Festa do Cinema Italiano, busca responder tal questionamento de modo bastante crítico, uma vez que, sendo na trama do filme ou na realidade, a modernização nos cerca com algoritimos -ainda que nem percebamos.

Eis que o gerente Arturo Giammareresi (Fabio De Luigi) apresenta para a empresa em que está empregado, um algoritmo facilitador para que os funcionários trabalhem menos e melhor. Entretanto, a própria criação aponta que a presença de Arturo ali é descartável, fazendo-o ser demitido para dar espaço para a máquina de café. E como todos os problemas chegam num combo, Arturo ainda perde a namorada e os amigos de curtição. 

Na busca por emprego, encontra dificuldades por conta da idade, 48 anos, até que um comercial chama a atenção dele: é a Fuuber. Acreditando estar diante de um nova oportunidade, vai ao local indicado, totalmente vazio e sem uma pessoa para recepcioná-lo, fala com uma atendente por voz e faz uma entrevista via videoconferência. E apesar dos questionamentos, Arturo não fica sabendo qual a ocupação que terá, é apenas informado que precisará responder a demanda. 

Ao retirar o kit para iniciar, percebe que será um entregador de refeições. Para tanto, decide dividir o apartamento em que mora e gerar uma renda. Assim, surge na trama um professor de filologia romana (Pif) que também trabalha como hater nas redes sociais para se sustentar. Desde a primeira conversa entre os dois, a comicidade crítica de "Tempos Super Modernos" ganha peso quanto ao hábito do uso de celular. Assim, os dois, estando lado a lado, diante da entrada do prédio em que está o apartamento de Arturo, somente conversam por meio do aplicativo de locação.

No entanto, o ponto alto do longa está na inserção de Stella (Ilenia Pastorelli), um holograma do amigo ideal, criado pela empresa de aplicativos Fuuber mediante as preferências dadas por Arturo. De fato, Stella é a parceira que completa Arturo, ajuda a melhorar o desempenho no tempo das entregas, mas não é real. Para piorar, após o período de uma semana, o aplicativo deixa de ser grátis e cobra 199 euros por semana.

Sem dinheiro e apaixonado por Stella, Arturo precisa colocar um plano perfeito em prática. Para tanto, começa se livrando da caixa de entregas que está atrelada a ele há algum tempo e segue em busca do verdadeiro amor. Neste ponto, "Tempos Super Modernos" remete ao clássico "Westworld" que, recentemente, ganhou versão no formato seriado.

Não há como negar que o apresentador de televisão, diretor de cinema, ator e escritor italiano, Pif, pseudônimo de Pierfrancesco Diliberto, é dono de uma mente brilhante que sabe criticar com muita inteligência por meio da sátira que causa espanto e nos faz refletir, além de abrir espaço para atuar ao lado do protagonista c. "Tempos Super Modernos" é sobre a dependência da tecnologia e os algoritmos que ditam o que e como fazer. Imperdível!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Tempos Super Modernos" ("E noi come stronzi rimanemmo a guardare")

Duração: 1h28

Gênero: comédia

Diretor: Pif 

Roteiro: Pif 

Produção: Mario Gianani, Lorenzo Mieli, Lorenzo Gangarossa

Classificação: 16 anos

Distribuído por: Elite Filmes

Elenco: Fabio De Luigi, Ilenia Pastorelli, Pif


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.