sexta-feira, 2 de setembro de 2022

.: Crítica: "Um Lugar Bem Longe Daqui" é intenso e cativante


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2022 


Até que ponto boatos maldosos interferem na sobrevivência de alguém? Nessa tônica, o cativante "Um Lugar Bem Longe Daqui" é desenvolvido de modo intenso, trabalhando com primor a mistura de gêneros como suspense, drama e romance. Eis que em 30 de outubro de 1969 o corpo do rapaz Chase Andrews (Harris Dickinson, de "King's Man: A Origem") é encontrado próximo ao pântano em Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Todas as evidências apontam para a jovem Kya Clark (Daisy Edgar-Jones, de "Normal People"), a garota rotulada por todos ali de a “Menina do Brejo”. 

Sem esboçar desespero ou indignação com a acusação, a moça segue presa e vai a julgamento. Embora garanta o desdém e todos os dedos da cidade apontados para ela como culpada, há alguns poucos que a conhecem, e até acompanharam a triste história de sobrevivência dela quando ainda era só uma menininha. Cada um ajuda como pode, incluindo o senhor Tom (David Strathairn), que a conheceu na infância e advoga em favor dela. 

Em 2h 5m, "Um Lugar Bem Longe Daqui", com ares de "A Lagoa Azul" e "Nell", brinca com quem está do outro lado da telona no Cineflix Cinemas, seja por acrescentar novas informações -nem sempre completas- ou por plantar dúvidas. No filme dirigido por Olivia Newman, ainda que permita ao público estabelecer conexões entre os fatos revelados, tudo se torna nebuloso para a resposta exata do "quem matou?". Calma! O longa não deixa nada em aberto. A revelação é emocionante e de arrepiar.

Adaptado do livro homônio, de Delia Owens, "Um Lugar Bem Longe Daqui" é sensível, não somente ao trazer uma linda fotografia, ambiente esse que ganha vida para Kya Clark, mas também por mostrar a vulnerabilidade de uma garotinha que se faz forte com uma história de vida assombrosa. Acredite! A produção da Hello Sunshine -que tem como dona, a atriz Reese Witherspoon-, faz chorar por vezes. É bom levar um lencinho consigo. 

O filme que constrói a trama de modo crescente, com a música "Carolina", de Taylor Swift, na trilha sonora, faz roer as unhas, mas também emociona ao retratar de modo impactante a necessidade de encontrar força na natureza para lutar e sobreviver quando quase tudo se está contra. E como o título original informa, a solução da trama está "onde os lagostins cantam". Ainda que flerte com o clichê do gênero romance, o longa é lindo para se ver e rever. Imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Gênero: mistério/drama

Direção: Olivia Newman

Roteiro: Lucy Alibar, baseado no livro "Um Lugar Bem Longe Daqui", escrito por Delia Owens

Duração: 2h05

Classificação: 14 anos

Data de lançamento: 1 de setembro de 2022 (Brasil)

Elenco: Daisy Edgar-Jones, Taylor John Smith, Harris Dickinson, David Strathairn, Michael Hyatt, Sterling Macer Jr., Logan Macrae, Bill Kelly, Ahna O’Reilly, Garret Dillahunt, Jojo Regina

Distribuição: Sony Pictures Motion Picture Group


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.