terça-feira, 29 de novembro de 2022

.: Crítica: "Sra. Harris Vai a Paris" é conto de fadas sobre fazer o bem

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em novembro de 2022


Em tempos conturbados em que a prática da bondade é cada vez mais escassa, "Sra. Harris vai a Paris",  leva para as telonas do Cineflix Cinemas, um conto de fadas delicado e tocante, protagonizado por uma Mary Poppins com pouco mais de idade que, apesar das dificuldades que a vida traz, espalha o bem. Contudo, a produção dirigida por Anthony Fabian, baseado no livro de Paul Gallico, é essencialmente uma versão do conto da "Cinderella", ambientado nos anos 50, sendo a Sra. Ada Harris (Lesley Manville) uma faxineira sonhadora que embarca em uma aventura até Paris para comprar um vestido de alta costura Dior. 


Inicialmente, ela segue a rotina de trabalho e fica à espera do marido, Eddie Harris. Leva na bolsa, um embrulho que faz suspense sobre o que há dentro. Sem abrir, conversa com o pacotinho, pois não sabe se são notícias boas ou ruins de seu parceiro que está lutando na guerra. Contudo, ao lado da amiga e também empregada doméstica, Vi (Ellen Thomas), Ada descobre estar viúva. No entanto, recebe uma bolada por pensão acumulada.


Com dinheiro, mas sozinha, a amizade é capaz de devolver o sorriso no rosto da sonhadora que, um dia, na casa de uma empregadora que não honra o pagamento, vê um vestido Dior lilás, cheio de apliques -que mais parece de princesa de conto de fadas. Determinada, Ada estabelece metas, anotando cada pagamento, tira o passaporte para Paris, compra a passagem de avião, dando até para apostar em cachorros de corrida. Entre momentos de sorte e azar, ela embarca com roupas simples e uma mala rumo a realização do sonho que muitos caçoam.


No destino, avista a Torre Eifel ao longe e vai caminhando do aeroporto até o prédio da Dior. Lá, ajuda a modelo Natasha (Alba Baptista) -com um estilo bastante similar ao de Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo"- que leva um encontrão da ricaça Madame Avallon (Guilaine Londez). Ao correr atrás da modelo que esqueceu a bolsa, Ada sobe vários lances de escadas e se depara com um desfile exclusivo da coleção de dez anos da Dior. Faz amizade com André (Lucas Bravo), o contador da Dior, mas incomoda a diretora da Dior, Claudine (Isabelle Huppert), uma vez que Ada, uma faxineira, entra no mundo exclusivo da alta costura. 


Enquanto vive o sonho de contos de fadas, leva o público pelas mãos para testemunhar o mundo incrível da alta costura. Tal qual uma fada madrinha, Ada trabalha pelo bem daqueles que a cercam, inclusive tenta ser o cupido de Natasha e André. Ainda que o cotidiano traga o peso e a dureza da realidade, "Sra. Harris Vai a Paris", não se perde. O longa é descaradamente um conto de fadas que mostra a necessidade de fazer o bem ao próximo que sempre atrairá retornos positivos. O filme com roteiro de Anthony Fabian, Carol Cartwright, Olivia Hetreed e Heith Thompson é um lindo afago cinematográfico que reforça a prática do bem. Afinal, um dia colheremos o que plantamos. Imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


"Sra. Harris Vai a Paris" ("Mrs. Harris Goes to Paris")
Classificação: 12 anos
Gênero: drama/comédia
Distribuidora: Universal Pictures
Direção: Anthony Fabian
Roteiro: Anthony Fabian, Carol Cartwright, Olivia Hetreed e Heith Thompson
Duração: 1h56
Elenco: Lesley Manville, Alba Baptista, Lucas Bravo, Rose Williams, Jason Isaacs, Isabelle Huppert, Lambert Wilson, Ellen Thomas, Freddie Fox, Anna Chancellor, Roxane Duran, Philippe Bertin, Delroy Atkinson, Guilaine Londez, Panka Murányi, Christian McKay, Balázs Csémy, Jeremy Wheeler, Barnabás Réti, Declan Hannigan, Ben Addis, Péter Végh, Igor Szász, Zsolt Páll, Harry Szovik, Barney Pilling, Bertrand Poncet e Vincent Martin. 


Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.