terça-feira, 14 de março de 2023

.: Entrevista: Natascha Falcão e a essência da arte de cantar e atuar


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

O que move um artista no sentido de desenvolver sua arte de forma plural? Para alguns, trata-se da eterna busca de mostrar a sua essência como pessoa nos personagens e cantando as músicas. É o que diz a jovem e talentosa Natascha Falcão, que além de estrear em novelas da Rede Globo, acaba de lançar um disco autoral, intitulado "Ave Mulher", que já chama a atenção da crítica especializada. Em entrevista para o portal Resenhando.com, ela explica como foi o processo de criação do disco e revela suas referências no campo da atuação como atriz e na música. “Eu divago tudo o que eu sou na música”.


Resenhando.com - Seu trabalho na música parece se fundir com o de atriz. A canção título de seu disco ("Ave Mulher") mostra um lado performático forte, com gestos e mensagem contundentes. Como foi que você chegou nessa forma de interpretação na música?
Natascha Falcão -
Eu acho que divago tudo o que sou na música. Toda a minha trajetória artística, que vem do teatro, da dança, buscando revelar tudo o que há de mais íntimo, verdadeiro, o que tem a ver com a nossa alma. Eu acho que a música nos dá essa possibilidade. É um campo fértil. Cantar uma música é uma forma de expressão muito completa. No caso do vídeo da canção Ave Mulher, teve muita pesquisa. A direção de movimento foi do Renan Martins, um grande amigo que volta a meia está na Europa. Tudo isso contribuiu para o que resultou no vídeo que está postado no youtube. Fiquei muito contente com o resultado.

Resenhando.com - Pernambuco revelou nomes importantes como Alceu Valença e Lenine. Fale sobre as suas principais influências na seara da música.
Natascha Falcão -
Eu escuto tanta coisa. Ouço muita música nordestina, feita pelo Alceu Valença. Curto muito o grupo Baco Exu do Blues. Amo música espanhola. E as cantoras que praticamente era atrizes no palco, como Elis Regina e Maria Bethânia. Minha avó gostava de ouvir Carmen Miranda, que nem é da minha época, mas gostava de ouvir suas interpretações. Gal Costa é outra referência importante. Isso sem contar a música pop que curtia na minha infância, com as cantoras Britney Spears, Christina Aguilera, Beyonce e Lady Gaga entre outras. Todas me inspiraram muito na minha formação.

Resenhando.com - Nesse disco de estreia você já tem quatro composições autorais feitas em parceria com outros músicos. Como funciona o seu processo de elaboração na música?
Natascha Falcão - 
Meu processo de criação na música é bem variado. Em Banho de Flor, por exemplo, eu estava em casa ouvindo Bethânia e comecei a cantarolar o refrão. Depois pedi auxílio para minha amiga, Marina Duarte, que ajudou a dar sequência para a canção. Mas não tem uma regra específica não. Na maioria das vezes a letra vem junto com a melodia, ou vice e versa.


Resenhando.com - Fale sobre sua experiência como atriz na Rede Globo. E quais são as suas referências na seara da interpretação?
Natascha Falcão - 
As primeiras referências que vêm na minha mente são Fernanda Montenegro e Meryl Streep. Eu acho elas muito fortes. Os atores emprestam suas almas para os personagens. Eu acho muito bonito quem consegue mostrar a sua identidade, a sua alma. E eu acho que elas fazem isso.de uma maneira muito preciosa.

Resenhando.com -Como estão os planos para divulgação do disco? Pretende realizar shows pelo País?
Natascha Falcão - 
Estou fazendo shows pelo Sesc, em cinco cidades do Rio de Janeiro. Estou programando shows para Pernambuco, também em cinco cidades. Tem uma perspectiva de show em Santa Catarina. E também quero muito ir para São Paulo mostrar esse trabalho. Estou muito contente com a recepção do público ao trabalho, que como disse no início da entrevista, mostra muito da minha essência como pessoa. Agradeço muito pela oportunidade de poder falar sobre o disco.


"Ave Mulher"

"Por que"

"Banho de Flor"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.