segunda-feira, 16 de maio de 2022

.: “Poliana Moça”, do SBT: Resumos dos capítulos 41 ao 45

“Poliana Moça”

Resumos dos capítulos 41 ao 45 (16.05 a 20.05)


Helena e João quase se beijam (Foto: Divulgação/SBT)


Capítulo 41, segunda-feira, 16 de maio

Éric fala mal de João e ele chega (Foto: Divulgação/SBT)


Com a mão em recuperação, Violeta auxilia Waldisney para consertar a peça do “grilo” para religar Pinóquio. Éric diz para Helena que João está próximo dela só para fazer ciúmes em Poliana; João chega. Otto fala para Glória que Roger roubou os cristais e ela pergunta se ele tem provas. Ruth chama atenção dos professores sobre a cena de beijo e pede para removê-la da websérie. Roger chega na casa de Glória, começa a se desentender com Otto e a mãe fica no meio da discussão. Helena estuda na casa de João; ela tenta beijar o garoto, mas Ruth chega no momento e atrapalha o acontecimento. Raquel e Brenda escolhem roupas para entrevista; Lorena chega no quarto, e Raquel sem querer solta que quer um emprego para ter estabilidade e sair de casa; Lorena fica triste com essa  notícia. Mario conta para os pais que Luca Tuber o convidou para uma entrevista na  “Luc4Tech”, para ser agenciado com seu canal de games; os pais reagem. Lorena expõe Raquel no jantar e a universitária briga com Durval.


Capítulo 42, terça-feira, 17 de maio

Éric morde pescoço de Poliana (Fotos: Divulgação/SBT)


Tânia janta com Otto e Poliana; ela conta uma história surpreendente e triste sobre seu marido e sua filha. Poliana revela para Otto que beijou João. Marcelo e Luísa compartilham com Glória sobre o progresso com o médico em relação a fertilização in vitro. Marcelo conversa com Luigi e fala para retirar a cena do beijo, pois vai contra o posicionamento da escola. Pedro sofre bullying e Lorena vê a cena. Brena e Raquel vão para a entrevista de emprego. Mario aconselha Pedro sobre violência que está recebendo. Violeta e Waldisney continuam tentando consertar a peça “grilo”; Violeta sai do esconderijo em busca de material para o circuito do “grilo”. Éric grava cena com Poliana, em que deveria morder o pescoço da garota. 


Capítulo 43, quarta-feira, 18 de abril


Helena beija João (Foto: Divulgação/SBT) 


João fica incomodado com o take do Éric mordendo o pescoço de Poliana. João conversa em particular com Poliana e questiona o motivo dela ficar próxima do Éric e se afastar dele; Kessya interrompe a conversa para finalizar as cenas. Helena fala para João mostrar para ela o jardim da casa de Poliana e um grande momento acontece: Helena rouba um beijo de João. Celeste vai visitar Vinícius sem avisá-lo, ele pergunta quem é a mulher que ela procura. Chloe expõe para Eugênia que os meninos da escola estão fazendo bullying com o Pedro e a mãe vai conversar com o filho, diz que tomará providências. Luigi e Mario vão até a “Luc4tech”. Poliana conversa com Luísa sobre a relação com João. Como Mario precisa da autorização dos pais para assinar o contrato com o Luca, ele tenta convencer de entrar na empresa. Jefferson diz para Gleyce que Vinícius e Formiga deixaram ele morar na casa deles.


Capítulo 44, quinta-feira, 19 de abril


Yuna conta fofoca de Helena para a escola (Foto: Divulgação/SBT)


Waldisney afirma para Violeta que Roger está com os cristais e vai ter que engolir ele, mas não por muito tempo. Éric conversa com Poliana e diz que sentiu ela triste no final da gravação. Ela explica que estava tudo bem e que ele arrasou nas cenas. Eugênia vai conversar com Helô na escola a respeito do bullying que Pedro está sofrendo. Otto vai até a casa de Davi para obter informações do sequestro. Roger nota Otto saindo do apartamento do seu prédio. Jefferson arruma as coisas para ele ir embora, Gleyce ajuda ele arrumar as coisas com coração partido. Glória questiona Roger sobre o roubo dos cristais. Helena conta para Song que beijou João e que foi perfeito e o assunto começa a espalhar pela escola. O porteiro declara a Roger que Otto foi visitar Davi. Éric anuncia para a turma inteira sobre novo casal na área; Helena toma atitude na frente de todos os colegas. O resultado do processo seletivo de Brenda e Raquel é anunciado. Helena e João vão direto para a coordenação depois do acontecimento na frente de todos da turma. Tânia pergunta para Otto sobre o que conversou com Davi.


Capítulo 45, sexta-feira, 20 de maio

Mochila de Roger (Foto: Divulgação/SBT)


Helena pergunta porque as meninas estão evitando ela. Song comenta que achou desnecessário sua atitude na sala de aula e se o intuito era causar, ela conseguiu. Roger visita Davi, tenta descobrir alguma informação sobre o papo com o irmão e deixa a mochila na casa do médico. Helena conversa com Poliana sobre a amizade entre elas. Gleyce entrega para Celeste foto da pessoa que a jovem procura. Nanci dá palestras sobre relacionamentos abusivos. Eugênia nota uma mochila estranha em sua sala e acha que é uma bomba. Jefferson se muda para casa de Vini e Formiga. Pedro e Chloe alertam Megabelo sobre a mochila de Roger, que ficou na casa deles. Poliana percebe que seu colar de cristal sumiu e vai falar com Otto.  Violeta conserta Pinóquio; o boneco questiona porque demoraram tanto para ligá-lo.


Sábado, 21 de maio



Pinóquio é ligado (Foto: Divulgação/SBT)

Resumo dos capítulos da semana


A novela “Poliana Moça” vai ao ar de segunda a sábado, às 20h30, no SBT

.: "Like, o Musical" estreia em agosto no Teatro West Plaza


A montagem de "Like, o Musical", estreia em 6 de agosto, e terá apresentações aos sábado no Teatro West Plaza, em São Paulo. Em plena era digital um grupo de estudantes se reune para participar de um clipe musical de um famoso influencer, porém decidem fazer de uma forma diferente, se desvinculando das mídias sociais em busca de laços e trocas reais. 

Ao longo dessa jornada, em busca da realização de sonhos, descobrem o valor da amizade e do trabalho em equipe, criando conexões que vão além da tecnologia. O espetáculo aborda um tema da atualidade, como redes sociais, engajamento, algoritmos e likes. No musical, os amigos também enfatizam a importância das redes sociais no nosso dia a dia, mas também contam como elas podem influenciar no cotidiano. 


Like, o Musical

Estreia dia 06 de Agosto

Sábados às 19:30

Local: Teatro West Plaza


Direção Geral MF

Direção Artística Liza Caetano 

Musica Thiago Vaz

Arranjo Anderson França


Elenco: Raphaella Paes (Bibi), Karol Ribeiro (Laura), Fernanda Ortega (Mia), Anna Eizo (LiLika), Gabi Nóbrega (Valentina), Giovana Petenà (Tati), Pietra Nkala (Manuela), Luccas Antequera (Joaquim), Judson Silva (Alex), Duda Santos (Manuela), Thalison Marques (Felipe), Douglas Oliveira (Arthur)


Alternantes: Nicolas Narcizo (Arthur), Caio Moura (Alex), Alicia Rodrigues (LiLika), Ana Beatriz (Mia), Pietra Nkala (Manuela), Beth Jorge (Tati)

.: Entrevista: Johnny Massaro chega em "Além da Ilusão" como Nelsinho

Este será o primeiro trabalho do ator, na imagem caracterizado como o personagem. depois de completar 30 anos. Foto: Globo/João Cotta

Na novela "Além da Ilusão", Nelsinho (Johnny Massaro) chega com o parceiro Tavito (Rafael Gualandi) para marcar uma mudança na vida de Isadora (Larissa Manoela). A jovem começa a chamar a atenção da mãe Violeta (Malu Galli), da amiga Arminda (Caroline Dallarosa) e dos ex-namorados Joaquim (Danilo Mesquita) e Davi (Rafael Vitti) ao começar a frequentar a turma de Nelsinho, por meio da amiga Inês (Laís Gavazzi), e apresentar um comportamento um tanto rebelde. 

 A mudança acontece depois que Davi assume publicamente que é pai de Toninho e ganha um beijo de Iolanda (Duda Brack), deixando Isadora atordoada a ponto de pedir demissão da fábrica para esquecer o amado, e quando ela falha na encomenda de Darcy Vargas (Ana Carolina Rainha) e erra a medida da roupa da primeira-dama graças à armação de Úrsula (Bárbara Paz). 

Nessa onda de decepções, Isadora passa a andar com a turma e é convidada para participar da Gincana, promovida pelo motoclube de Campos, como dupla de Nelsinho. As dinâmicas têm a finalidade de arrecadar fundos para a LBA, mas preocupa a todos por ser uma atividade arriscada para a jovem. Além disso, Joaquim sabe bem o passado do jovem que conhece desde a infância e tem o apelido de Papa Figo pela fama de se aproveitar das jovens com quem se relaciona. No entanto, mesmo sabendo disso, Isadora confia nele e não acredita que Nelsinho possa lhe fazer algum mal. Nesta entrevista, Johnny Massaro fala sobre o personagem.


Como você define o seu personagem?
Johnny Massaro - 
O Nelsinho personifica o machismo, a falta de escrúpulos e o elitismo. É cínico, sedutor e rebelde. Mas, embora seja possível falar de uma personalidade corrompida pelo sistema ou pelo abandono afetivo, suas atitudes não têm justificativa nem merecem nenhuma flexibilização do olhar. 

 
Em que se inspirou para fazê-lo?
Johnny Massaro - 
Tive uma conversa muito esclarecedora com o Luiz Henrique Rios e o acompanhamento sensível da Maria Beta Perez, preparadora de elenco. No campo das referências mais diretas, assisti filmes como “Luca” e Juventude Transviada”, e pesquisei figuras como Elvis Presley
 

Qual a sua expectativa para ver este trabalho no ar?
Johnny Massaro - 
Estou especialmente animado. Acho que tem a ver com o fato de ser o primeiro trabalho depois dos 30. 


Comente sobre a relação de Nelsinho com Isadora.
Johnny Massaro - 
O Nelsinho enxerga a Isadora como uma coisa a ser conquistada. Ele se aproveita de um momento de fragilidade dela para achar a sua própria força, como um bom covarde. 
 

Como está sendo contracenar com Larissa Manoela?
Johnny Massaro - 
Larissa é magnética. Tem talento, carisma e estrela. A intuição de que seria fácil trabalhar com ela se confirmou logo na primeira cena. Descobrimos até uma explicação astrológica para isso: ambos somos capricornianos com ascendente em peixes! 


Como foi o convite para atuar em "Além da Ilusão"?
Johnny Massaro - 
Eu trabalhei com o Luiz Henrique em "Malhação", há mais de 12 anos. Quando o Fábio Zambroni (produtor de elenco) me ligou contando da personagem, senti de imediato que deveria fazer. Especialmente por ser algo radicalmente diferente do meu último trabalho na TV, “Verdades Secretas II”. 


Tem algum outro projeto em andamento?
Johnny Massaro - 
Estou no processo de finalização do meu primeiro longa-metragem como produtor e diretor, “A Cozinha”. Acredito muito na história do filme e no resultado que estamos alcançando. Sinto que as pessoas vão gostar!




.: Entrevista: Patrícia Pillar fala sobre a volta de Flora em "A Favorita"

"Essa provocação do João Emanuel Carneiro foi de grande originalidade e uma aposta arriscada que me agradou muito. Ele construiu uma trama muito surpreendente e para os atores abriu o campo de atuação trazendo muita liberdade", analisa a atriz, sobre a novela que está de volta no "Vale a Pena Ver de Novo" e divide o horário com as emoções finais de "O Clone". Foto: TV Globo / Renato Rocha Miranda

Uma novela que conquistou o público pelo estilo inovador está de volta a partir desta segundfa-feira, dia 16, no "Vale a Pena Ver de Novo". O autor João Emanuel Carneiro subverteu a estrutura do folhetim tradicional ao revelar, depois de muitos capítulos, a identidade da vilã da história. Ambientada em São Paulo, a novela "A Favorita" apresenta como trama central a rivalidade entre Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), antigas parceiras da fictícia dupla sertaneja Faísca e Espoleta.

Flora foi condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido de Donatela, Marcelo Fontini (Flavio Tolezani). Ao sair da prisão, ela luta para provar sua inocência, acusando a ex-amiga do crime que ela já pagou. Donatela, por sua vez, foi quem criou Lara (Mariana Ximenes), a filha de Flora com seu marido morto e herdeira única de um império de papel e celulose. A ex-presidiária garante que foi vítima de uma farsa armada por Donatela, a quem acusa de estar interessada na fortuna da família Fontini.

Patrícia Pillar e Claudia Raia precisaram construir a dualidade das personagens, de forma que os espectadores ficassem em dúvida sobre o caráter de cada uma. Todo esse processo foi bastante estimulante para as experientes atrizes. Nesta entrevista, Patrícia Pillar fala sobre o trabalho nesta novela que marcou época.


"A Favorita" é pedida há muito tempo pelo público para ser reexibida no "Vale a Pena Ver de Novo". Você também aguardava por isso? 
Patrícia Pillar -
Sempre foi uma expectativa nossa saber como seria assistir a novela já sabendo “quem estava falando a verdade”. Acho que pode ser muito interessante para o público que terá a chance de não ser “enganado pelas aparências”. Assim, as pessoas terão uma compreensão melhor da complexidade de cada uma das personagens.
 

A novela inovou subvertendo o folhetim tradicional ao ter a vilã revelada depois de muitos capítulos. Foi estimulante participar de uma obra com essas características?
Patrícia Pillar - 
Sem dúvida! Essa provocação do João Emanuel Carneiro foi de grande originalidade e uma aposta arriscada que me agradou muito. Ele construiu uma trama muito surpreendente e para os atores abriu o campo de atuação trazendo muita liberdade. 
 

Como foi sentir a reação do público quando Flora se revelou?
Patrícia Pillar - 
Foi mesmo uma grande virada, mas não foi nada forçado porque estava tudo ali construído no texto. A força da imagem pré-concebida que o público tinha de cada uma das personagens despistou as verdadeiras intenções de Flora e Donatela. Essa brincadeira levou o público a fazer uma aposta errada. 


A Flora é uma personagem muito subjetiva e exigiu uma intensa preparação para compor o lado psicológico dela, correto? Além disso, você também visitou um presídio feminino para conhecer a realidade das detentas. Pode relembrar um pouco como foi o processo de preparação para a personagem?
Patrícia Pillar - 
Uma pessoa que ficou presa por muitos anos precisa ter essa vivência impregnada em seu corpo e em suas atitudes. Estive no presídio feminino Talavera Bruce, conheci várias detentas, muitas histórias de vida que me ajudaram a entender a dureza que é viver essa experiência. Encontrei no boxe uma atividade física que serviu como meio para encontrar esse físico mais embrutecido.

 
Como foi a parceria com a Claudia Raia e com outros atores com quem mais contracenou?
Patrícia Pillar - 
Maravilhosa. Nunca tinha trabalhado com a Claudia e de cara tivemos uma cena muito difícil que era o reencontro das duas depois que a Flora saiu da prisão. Nessa cena já rolou muito bem, ali já senti que seria um jogo muito gostoso.  


O que mais te marcou neste trabalho e de que forma essa novela foi importante para sua carreira?
Patrícia Pillar - 
A força que fica guardada em uma pessoa que não soube lidar com o sentimento de rejeição, sentimento mal resolvido que fez o amor pela irmã virar ódio e o ódio virar desejo de vingança. Muitas ações violentas são regidas pelo ressentimento. Poder lidar com essa gama tão complexa de sentimentos foi um presente do grande autor que é o João Emanuel Carneiro e foi um grande aprendizado para mim. 


Qual a cena envolvendo a sua personagem ficou mais marcada na memória?
Patrícia Pillar - 
Foram três. A saída da prisão, a visita de Flora a Donatela na cadeia, onde ela diz que tomou tudo que era dela, e quando Flora confessa a Donatela que é uma assassina.


Quais as principais lembranças dos bastidores? 
Patrícia Pillar  - 
O clima era uma delícia! Trabalhávamos muito, muito mesmo, mas era sempre em meio a muitas gargalhadas! Muitos momentos maravilhosos foram vividos com Claudia Raia, Ary Fontoura, Mauro Mendonça, Murilo Benício, Glória Menezes, Mariana Ximenes, Genésio de Barros, Carmo Della Vecchia…Guardo grandes recordações e agora vou matar um pouco dessa saudade.  


Você pretende rever a novela? Gosta de assistir trabalhos antigos?
Patrícia Pillar  - 
Não sou de assistir trabalhos antigos, mas "A Favorita" eu vou assistir muito!!

 

.: Entrevista: Adriano Gannam, o terceiro eliminado de "No Limite"

“Roberta me surpreendeu muito porque ela me alertou sobre o Victor e, vendo o episódio de ontem, ela tinha razão. Eu a subestimei, acreditei que ela era minha adversária quando, na verdade, o meu adversário estava ao meu lado me chamando de amigo”, revela o eliminado do reality showFoto: Globo/ Fábio Rocha


Adriano Gannam entrou no "No Limite" com uma estratégia controversa: queria se aliar aos mais fortes para enfrentá-los na final. “Acho que foi um grande erro”, avalia depois de deixar a disputa. O médico de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, dizia que era bom de manipulação, mas acabou sentindo-se traído por quem acreditava ser seu aliado no jogo. Na entrevista a seguir, Adriano Gannam comenta a sua experiência no programa, fala sobre a sua eliminação, suas estratégias, alianças e traições entre companheiros de jogo. 


Você tinha uma relação boa com a sua tribo e não levou nenhum voto no primeiro Portal. Como explica a sua eliminação?
Adriano Gannam  -
Quando cheguei, achei que pudesse criar uma estratégia de levar os mais fortes até o fim, mas foi um grande erro. Eu sou um cara que me dou bem com todo mundo. E essa minha diluição dentro do grupo, que era uma coisa positiva no início, começou a me prejudicar quando a tribo se dividiu. Eu fiquei sem saber o que fazer: "vou atrás da minha estratégia ou fico com quem eu fiz aliança?". Eu deveria ter tido um pouco mais de sangue frio. Mas se eu tivesse mais sangue frio, não seria eu. 


Como você avalia a sua tribo?
Adriano Gannam -
É uma tribo muito diversa, cada integrante tem características bem determinantes. Talvez isso tenha sido um problema porque fez com que não houvesse um líder. Foi quando eu e Kamyla sugerimos compartimentar as habilidades de cada um e, ao chegarmos nas provas e identificarmos de qual tipo seria, decidir quem ditaria as regras, de acordo com as habilidades necessárias. A tribo focou muito no quesito força e habilidade, deixando muitas vezes de lado questões como lógica e raciocínio, talvez porque alguns membros não consideravam importante. No quesito força bruta e agilidade, fomos imbatíveis. 


A convivência com pessoas tão diferentes foi um desafio para você?
Adriano Gannam -
Nunca tive problemas em conviver com pessoas diferentes. Já viajei para diversos lugares e culturas. Sempre fiz amigos onde estive. Isso pode não ter sido bem visto por alguns integrantes da tribo, porque acreditavam que eu queria ser amigo de todo mundo. Mas quando me propus a participar do programa, fui com a intenção de viver a minha verdade. E é assim que sou. Não era estratégia, nem jogada, como alguns pensaram. Mas eu sou uma pessoa que se posiciona quando necessário e isso é uma característica bem marcante da minha personalidade.  Até porque, pela minha própria profissão, aprendi que muitas pessoas adoecem exatamente por não se posicionarem em suas vidas, nas mais diversas formas. 


Na sua lista de prioridades dentro do jogo, quem fica no topo? E no final?
Adriano Gannam -
Acredito muito no potencial da Roberta, Charles e Negreska. São bem equilibrados nos quesitos força, habilidade e raciocínio. Roberta me surpreendeu muito porque ela me alertou sobre o Victor e, vendo o episódio de ontem, ela tinha razão. Eu a subestimei, acreditei que ela era minha adversária quando, na verdade, o meu adversário estava ao meu lado me chamando de “amigo”. Ontem vi que ele tentou me derrubar em vários momentos. Falou para um monte de gente que ia votar em mim enquanto eu achava que a gente tinha uma aliança. Eu não achava a Roberta forte, mas vi que ela é uma grande competidora e merece estar na final pela visão de jogo que tem. 


Como você avalia a sua experiência no programa?
Adriano Gannam -
O "No Limite" foi uma das experiências mais diferentes que eu já tive, foi incrível. Ainda não consegui entender tudo o que aconteceu, mas, com o tempo, vou entender mais. Uma das coisas que eu aprendi no programa é a confiar menos nas pessoas. O "No Limite" também me mostrou que nenhuma adversidade ou pretensão minha vai fazer com que eu traia meus princípios e minha verdade. Acho que esse é o meu maior aprendizado. 


"No Limite" tem exibição às terças e quintas, após ‘Pantanal’, com apresentação de Fernando Fernandes, direção de gênero de variedades de Boninho, direção artística de LP Simonetti e direção geral de Angélica Campos. O reality show é mais uma parceria da Globo com a Endemol Shine Brasil, com base no "Survivor", um formato original de sucesso. A ex-"BBB" Ana Clara apresenta o programa "A Eliminação" aos domingos, após o "Fantástico".

domingo, 15 de maio de 2022

.: Crítica de teatro: "Chicago - O Musical" é a alegria de que o Brasil precisa


Por 
Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando. 

As batidas do jazz invadem o palco do teatro Santander e, pelo menos em duas horas e meia de apresentação, a plateia pode embarcar em uma história de adultério, crime e, pasmem, muito alto astral na era de ouro do jazz. Afinal, tudo é jazz e a vida pode, e deve ser bonita - mesmo se a paisagem for acinzentada ou, seguindo a linha do espetáculo, em tons mais escuros. E até na penumbra os personagens exalam vida e otimismo. 

Assistir "Chicago - O Musical" no Teatro Santander em São Paulo é preencher uma lacuna que contempla várias esferas. A começar pelo fato de um espetáculo tão grandioso - embora em uma montagem quase minimalista - voltar a lotar o teatro após a fase mais intensa da pandemia de covid-19. As pessoas estão voltando a viver e o teatro, até pouco tempo atrás, respirava sob aparelhos. O resultado disso são as concorridas apresentações que acontecem de sexta-feira a domingo.

Além da qualidade das apresentações, essa procura desenfreada pelos ingressos se justifica porque as pessoas esperaram por quase dois anos para ver uma nova montagem de "Chicago". Agora, eles se deparam com personagens que erram, metem os pés pelas mãos, mas sempre dão a volta por cima. São personagens que não ficam chorando as pitangas pelos dramas pesadíssimos que enfrentam, mas arregaçam as mangas e vão à luta, independentemente se a motivação deles é certa ou errada.

Carol Costa, como Roxie Hart, empresta à personagem algo inédito: uma pureza que ainda não foi vista nas outras montagens. A Roxie dela é espevitada e esfuziante e a atriz, que se preparou muito para o papel, deita e rola com as peripécias de uma persponagem não-linear. A Roxie Hart de Carol Costa é sacaninha e angelical ao mesmo tempo, como pede o script, mas também oferece uma doçura que nunca foi vista até então. A intérprete de Roxie Harte agrega um quê a mais a um personagem já consolidado - o que não é tarefa fácil e isso tem nome: carisma, talento e uma dose de disciplina.



Não é novidade para quem conhece a versatilidade de Carol Costa, que já foi no teatro uma golpista caricata em "Annie" e a Chiquinha de "Chaves - O Musical". Também não é supressa que ela esteja prestes a assumir outra personagem importante dos musicais da Broadway aqui no Brasil - a Wendy de "Peter Pan".

Do lado oposto da docilidade de Roxie Hart, está Velma Kelly, interpretada pela atriz e cantora Emanuelle Araújo. A força desta mulher de pequena estatura a torna gigante no palco - e ouso dizer que a Velma Kelly de Emanuelle Araújo é mais Madonna que a própria Madonna no auge dos anos 90 - femme fatale, perigosíssima e cheia de maldade e energia para fazer funcionar a dupla de antagonistas mais carismática dos musicais - será difícil superál-as em alguma próxima montagem.

Entre as feras femininas do elenco, somente umn ator com estrada e com estrela para não ser ofuscado. Paulo Szot, ator que já interpretou o personagem  Billy Flynn na Broadway, empresta charme, voz e a dose certa de ironia necessária ao personagem que manipula a imprensa e quem a consome de acordo com os próprios interesses. Seria  Billy Flynn o precussor das fake news ou ele é apenas um reflexo do que já foi visto desde sempre na política?


Por entre Szot, Carol Costa e Emanuelle Araújo desfilam personagens interessantíssimos, como a carceireira “Mama” Morton, interpretada pela atriz Lilian Valeska. Ela faz parte de uma das cenas mais saborosas do espetáculo e, atriz tarimbada dos musicais, segue se destacando com papéis cada vez mais desafiadores. Valeska já foi a protagonista de “Amargo Fruto - A Vida de Billie Holiday” e a carismática Sofia de "A Cor Púrpura".  Completam o time, entre outros artistas, os atores Eduardo Amir, como o marido de Roxie Hart, e L. Cândido, que interpretas uma repórter empática com as causas femininas.

Destaca-se, também, a atriz Estela Ribeiro. Ela aparece em quase todas as cenas e, com uma figura marcante e enigmática, chama a atenção para si, mesmo que esteja parada em cena. O espetáculo acontece sob a direção competente de Tania Nardini, que faz com que a orquestra, que ocupa o palco em todas as cenas, seja uma espécie de narrador que sabe a respeito de tudo e de todos - até das intencionalidades de cada um, que não são tão boas. Ou querem salvar a pele, ou querem fama, ou só são motivados pelo dinheiro. As versões brasileiras das músicas inesquecíveis que fazem parte do show tornam o espetáculo ainda mais interessante e agradável.

A produção original da Broadway estreou em 3 de junho de 1975, no 46th Street Theatre e teve 936 apresentações.  Bob Fosse, coreografou a produção original. No Brasil de hoje, época de Copa do Mundo e de eleições, "Chicago" nunca esteve tão atual e relevante , já que discute ética e moralidade. As apresentações seguem até dia 29, no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi. O resultado é mágico e arrebatador. "Chicago" é um espetáculo para "botar" um sorriso na cara e sair dançando. Afinal, tudo é jazz e... também pode dar samba.


.: Literatura: obra de crítico Antonio Candido será publicada pela Todavia


Serão 17 livros, entre eles uma edição especial da "Formação da Literatura Brasileira", que começam a ser publicados no primeiro semestre de 2023. Foto: Renato Parada

A editora Todavia comunicou que passará a publicar a obra do professor e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). Serão 17 livros, entre eles uma edição especial da "Formação da Literatura Brasileira", que começam a ser publicados no primeiro semestre de 2023. 

A Todavia tem a grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência feito pela Ouro sobre Azul, casa editorial que publicou a obra do autor nos últimos anos, em edições revistas pelo próprio Candido até pouco antes de sua morte. 

O desafio será manter a qualidade impecável das edições atuais com novos projetos gráficos, ampliar a circulação dentro e fora do país e mostrar às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável e decisiva.

Antonio Candido não foi apenas o maior crítico literário brasileiro. Foi também o último representante da geração que produziu intelectuais do porte de Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, entre tantos outros. 

Intérprete do Brasil, Candido partilhava com Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda uma largueza de escopo que o pensamento social do país jamais voltaria a igualar, aliando anseio por justiça social, densidade teórica e qualidade estética. Com eles também partilhava o gosto pela forma do ensaio, incorporando o legado modernista numa escrita a um só tempo refinada e cristalina. 

Com seu saber enciclopédico, sua atitude generosa e seu olhar sensível sobre a cultura e a sociedade, Candido integra uma linhagem de pensadores latino-americanos que marcariam para sempre a produção intelectual do continente, com influência internacional.

Segundo Ana Luisa Escorel, filha de Antonio Candido e responsável pela publicação da obra do pai entre 2006 e 2022,  a passagem para uma nova editora completa o movimento virtuoso iniciado na Ouro sobre Azul. “Agora, sob os cuidados da Todavia, um público mais amplo poderá entrar em contato com essa obra fundamental da cultura brasileira”. A aproximação entre as editoras contou com a consultoria de Paulo Gurgel Valente, da ProFit.


.: Grátis: Jean William e Luiza Possi em apresentação no Teatro Porto

Um dos principais nomes da música erudita contemporânea no Brasil faz apresentação gratuita no Teatro Porto no dia 26 de maio, às 20h. Ingressos serão distribuídos duas horas antes do show. Foto: Cristina Granato


Um dos atuais expoentes da música erudita brasileira, o tenor Jean William apresenta seu novo espetáculo solo "Grandes Temas", em São Paulo, dia 26 de maio de 2022, quinta-feira, às 20h, no Teatro Porto. O artista, conta com a participação especial de Luiza Possi

O espetáculo é idealizado pelo tenor com o objetivo de sensibilizar e democratizar o acesso à música clássica, com apresentações gratuitas e o olhar moderno e descontraído do artista no repertório, que revisita grandes temas populares e de orquestra, tais como Villa-Lobos, Schumann e Giacomo Puccini, de maneira contemporânea, aproximando o público, principalmente jovem, da música erudita. 

Treze instrumentistas acompanham Jean na apresentação em São Paulo. A direção é de Guilherme Leme Garcia, a direção musical de Lourenço Rebetez e a iluminação de Anna Turra. “Começamos a turnê em 2019, mas fomos interrompidos pela pandemia. É uma alegria estar de volta, principalmente em São Paulo, a cidade onde escolhi morar. ‘Grandes Temas’ quer aproximar o público da linguagem da música erudita, especificamente da música erudita cantada, que terá uma roupagem diferente e moderna. Elementos do teatro musical como iluminação, cenário e figurino ajudarão a compor essa ideia de espetáculo”, explica o artista, de 36 anos.

Jean William é um fenômeno da música clássica brasileira e já se apresentou em locais como o Lincoln Center, em Nova York; a Ópera de Monte Carlo, em Mônaco, com a presença do príncipe Albert II; além de ter cantado para o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, em 2017, para um público estimado de 1 milhão de pessoas. Também dividiu o palco com artistas como Fafá de Belém, Sandy e Laura Pausini.

“A Luiza Possi é uma grande representante da atual música popular brasileira. Ela tem bom gosto musical, uma voz linda, além de ser uma pessoa maravilhosa. Estou com muitas expectativas para esse encontro e espero que seja uma parceria vindoura”, afirma Jean.

Na direção do show, Guilherme Leme Garcia, responsável por grandes sucessos de público e crítica como os musicais “Merlin e Arthur - Um Sonho de Liberdade”, com canções de Raul Seixas, e “Romeu e Julieta”, com hits de Marisa Monte, traz elementos do teatro musical para a cena, criando uma atmosfera ainda mais contemporânea, indo de encontro à proposta de um espetáculo moderno de música clássica.

“O foco do show é mostrar a diversidade artística do Jean, que navega belamente tanto no universo lírico quanto no contemporâneo. Apresentar as várias e diferentes camadas vocais que um cantor pode e deve utilizar de acordo com a música e interpretação escolhida”, explica o diretor.

“Grandes Temas por Jean William” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Usina Santo Ângelo, Native e Grupo Moreno e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Quem é Jean William e como ele se tornou um dos maiores nomes da música clássica brasileira.

A impressionante trajetória e carreira de Jean William - que em breve se tornará livro, pelas mãos do jornalista Elcio Padovez - é uma inspiração para todos que acreditam nos sonhos. Nascido em Sertãozinho e criado pelos avós em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, Jean aprendeu violão e acordeão com o avô Joaquim, que era cortador de cana.

Aos oito anos, passou a cantar no coral da igreja. Se apaixonou pela música clássica aos dez anos ao ouvir músicas italianas na casa de vizinhos. Ao cantar “Con Te Partirò”, canção que se tornou mundialmente conhecida na voz de Andrea Bocelli, em um festival escolar, Jean encantou uma das ouvintes, Julia Guidi, que o comparou ao tenor Caruso.

O então aspirante a tenor mudou-se para Ribeirão Preto, para a casa de Julia, onde pôde ter melhores condições de estudo. Em sua trajetória, foram necessários muito estudo e muita dedicação: passou em Música na USP Ribeirão Preto e, posteriormente, transferiu-se para São Paulo, formando-se pela ECA-USP. 

Foi apresentado ao grande maestro João Carlos Martins, que se tornou seu orientador em 2009. O jovem, aos 23 anos, sonhava alto, mas não esperava que as realizações estivessem mais perto do que ele imaginava. A partir daí, apresentou-se como solista em palcos como a Sala São Paulo e o Avery Fisher Hall, no Lincoln Center de Nova York, recebendo elogios da crítica. Foi para Milão aprimorar seus estudos em música e teve aulas com importantes nomes do cenário lírico como Davide Rocca, Luciana Serra e Umberto Finazzi.

Com mais de dez anos de carreira, apresentou-se junto a importantes orquestras em palcos nacionais e em países como EUA, Itália, Portugal, Suíça, Canadá, Argentina, Índia e Emirados Árabes. Em 2013, cantou para o Papa Francisco e uma multidão estimada em mais de um milhão de peregrinos na Jornada Mundial da Juventude.

Mesmo tendo forte influência de óperas italianas, Jean passeia também pelo popular e o melhor exemplo disso é o disco “Dois Atos” (2014), cujo repertório contemplou obras eruditas e composições populares. O trabalho contou com a participação de nomes como Monica Salmaso, Nelson Ayres, André Mehmari e Fafá de Belém. Cantou também com grandes nomes como Laura Pausini, Simone, Jaques Morelenbaum, Sandy, Renato Braz e Fabiana Cozza.


Ficha técnica
"Grandes temas por Jean William"
Idealização e voz:
Jean William
Direção: Guilherme Leme Garcia
Direção musical: Lourenço Rebetez
Piano: José Antônio Almeida
Sopros: Samuel Pompeo
Flauta: Danilo Crispim
Violão: Marco Papa
Violinos 1: Lucas Farias e Carol Duarte
Violino 2: Cuca
Violas: Guilherme Bomfim e Igor Borges
Cello: Thais Duarte e Nathalia Sudario
Contrabaixo: Alex Dias
Percussão: Rogério Alves
Iluminação: Anna Turra
Produção: S Rezende e AT Cultural


Serviço:
"Grandes Temas por Jean William"
Data:
26 de maio de 2022
Horário: 20h
Local: Teatro Porto
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos – São Paulo
Capacidade: 508 lugares.
Duração: 90 minutos
Ingressos: retirada na bilheteria do teatro 2h antes da apresentação
Livre. Grátis. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, com pelo menos duas doses do esquema vacinal, para acessar o teatro.
Informações: (11) 3366-8700


Teatro Porto
Alameda Barão de Piracicaba, 740 - Campos Elíseos
Capacidade:  508 lugares
Acessibilidade
Bilheteria: somente no dia da sessão 2h antes da apresentação
Telefone: (11) 3366-8700
Estacionamento próprio - Estapar:  R$ 20


.: Opressão, dor e loucura marcam lançamento de Maya Falks


Vencedora do prêmio Vivita Cartier de 2021, a escritora caxiense Maya Falks é conhecida por obras densas colocando sempre assuntos delicados como o centro da discussão. Olançamento não poderia ser diferente. “Já Não Somos os Mesmos” é um romance que flerta com a prosa poética, narrado em primeira pessoa pela protagonista Priscila.

A história se passa durante a ditadura militar brasileira, quando Priscila, jovem estudante de classe média, é arbitrariamente presa junto ao namorado e mais um casal de amigos. Sem direito à defesa e sequer saber sob qual acusação aconteceu a prisão, Priscila narra não apenas a violência de um porão clandestino do regime, mas a fragmentação de sua mente enquanto perde a noção do tempo, a saúde e a sanidade mental.

O título do livro é um trocadilho com o refrão da música “Como Nossos Pais”, de Belchior, eternizada na voz de Elis Regina, em que se ouve “ainda somos os mesmos”; porém, como diz a protagonista, é impossível permanecer o mesmo depois de tudo o que ela e tantos outros enfrentaram.

“Já Não Somos os Mesmos” é o primeiro livro que Maya Falks realizará lançamento presencial depois de dois anos de lançamentos virtuais. Neste período, a escritora lançou “Santurário” (Macabéa Edições), “Eu Também Nasci em Asas” (Telucazu) e “Pedaços que Vejo no Espelho” (inédito).

O título desta novela em versos que Maya Falks nos apresenta dialoga em contraponto com a música de Belchior que afirma que, apesar de tudo, ainda somos os mesmos, como nossos pais. Poderia a protagonista do livro ser a mesma após atravessar o inferno nas masmorras da ditadura, sofrendo tortura e abuso sexual de forma contínua? Como sobreviver à loucura e à perda de todos os pontos de referência no mundo? Como reagir à morte do parceiro e de seus amigos? Como perdoar o pai que a delatou para dar-lhe um susto?

A alegoria usada pela autora repercute a verdade histórica dos sequestros de jovens idealistas que foram levados para casas clandestinas em que os torturadores tinham carta branca do regime para eliminar opositores. Esses estudantes contestavam a falta de liberdade, sentiam-se oprimidos e sonhavam com alguma revolução: pelas armas, por meios pacíficos ou, simplesmente, pelas artes.

Não podemos esquecer o passado recente do país, não podemos compactuar com as forças retrógradas que enaltecem os torturadores e querem impor a desordem e destruir a democracia. Escrever é um ato de resistência e a força da escrita poética reside no seu caráter transgressivo. Às vezes é preciso chocar para abalar os alicerces da inércia do conservadorismo. Você pode comprar o livro "Já Não Somos os Mesmos", de Maya Falks, neste link.


Sobre a autora 
Maya Falks veio ao mundo no inverno de 1982 e não muito depois já criava as primeiras histórias. Graduada em Publicidade e Propaganda, atuou mais de 20 anos nesse mercado como redatora, criando campanhas para clientes dos mais variados portes. No meio acadêmico, Maya fez ainda uma pós-graduação, estudou Direito, se formou em Jornalismo e está no último ano de Letras, mas sua grande paixão é a literatura.

Como escritora, Maya é autora de oito livros publicados; entre eles os romances “Histórias de Minha Morte” e “Santuário” e o poema longo “Eu Também Nasci sem Asas”, agraciado com o prêmio Vivita Cartier de 2021. Maya é também resenhista do blog Bibliofilia Cotidiana e atua como leitora crítica e oficineira.

Ficha técnica
Título: "Já Não Somos os Mesmos"
Autora: 
Maya Falks
Editora: Penalux
Formato:
14x21
Páginas: 122
Link de venda: https://amzn.to/3Mh5xyh


.: A semana em "Além da Ilusão": os capítulos de 16 a 21 de maio

Isadora (Larissa Manoela) e Nelsinho (Johnny Massaro) em "Além da Ilusão". Foto: Globo/Estevam Avellar

Na novela das 18h, "Além da Ilusão", o público acompanha a história de Davi (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela), em uma viagem ao Brasil das décadas de 1930 e 1940, marcado por tempos de profundas mudanças. Escrita por Alessandra Poggi e com direção artística de Luiz Henrique Rios, essa saga de amor surpreendente, que reúne o belo, o mágico e o delicado, desperta os sonhos de quem vive o encantamento dos grandes encontros. Confira os resumos dos capítulos de 25 a 30 de abril de 2022.  Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela. O Resenhando.com tem um grupo para comentar a novela das seis - entre e fique à vontade para participar!

Capítulo 85
Isadora fala de Joaquim e Rafael para Nelsinho. Constantino pede a ajuda de Margô. Nelsinho convida Isadora para participar de uma gincana beneficente. Joaquim, Davi e Arminda alertam Violeta quanto à aproximação de Isadora e Nelsinho. Margô se insinua para Francisco. Joaquim confronta Nelsinho. Leopoldo se oferece para ajudar Inácio a ficar com Arminda. Davi tenta se reaproximar de Isadora. Eugênio e Violeta se preocupam com o surto de malária. Heloísa ajuda Olívia com Fátima. Augusta cuida de Abílio. Nelsinho garante a Tavito que seduzirá Isadora. Joaquim e Davi se unem contra Nelsinho.


Capítulo 86
Arminda anuncia a gincana na rádio. Leopoldo inicia seu treinamento com Inácio. Joaquim pensa em sabotar a gincana, e Davi o contraria. Úrsula tenta convencer Julinha a transferir a festa de Natal para a sua casa. Isadora se incomoda com um comentário sobre Rafael e Iolanda, e Joaquim se aproveita da situação. Emília aceita a proposta de Enrico. Silvana rasga as cartas que Letícia mandou para Bento. Nelsinho descobre que Joaquim o prejudicou na gincana. Olívia se desespera ao ver Tenório doente. Davi repreende Iolanda por forçar uma vida de casal com ele. Arminda questiona Isadora sobre seus sentimentos por Nelsinho. Nelsinho e sua turma encurralam Joaquim. 
 

Capítulo 87
Davi salva Joaquim. Heloísa consola Olívia. Fátima disfarça quando Olívia a questiona sobre os segredos que esconde. Violeta afirma que vai separar Isadora de Nelsinho. Úrsula e Margô invadem a casa de Constantino. Leopoldo muda o visual de Inácio. Silvana se declara para Bento. Violeta teme que Matias descubra sobre o envolvimento de Isadora com Nelsinho. Isadora tira satisfações com Nelsinho, que tenta manipular a situação. Arminda não reconhece Inácio e se encanta com seu novo visual. Joaquim fala para Matias sobre Isadora e o Juiz vai atrás da filha no Bar de Giovanna.


Capítulo 88
Matias prende Isadora no quarto. Leopoldo tem uma ideia para Inácio conquistar Arminda. Enrico e Emília dão um golpe no cassino. Violeta tenta impedir Matias de manter Isadora presa. Julinha transfere a festa de Natal para a casa de Eugênio. Mariana vê Arminda subindo na moto com Inácio, mas não o reconhece também. Benê reclama da proximidade de Olívia com Heloísa. Tenório beija Olívia enquanto está sonolento. Davi ajuda Isadora, que decide fugir da fazenda.


Capítulo 89
Tenório se desculpa com Olívia. Mariana conta para Julinha que viu Arminda na moto de um desconhecido. Inácio beija Arminda, e Julinha flagra os dois, sem reconhecer o jovem. Violeta descobre a fuga de Isadora e se desespera. Matias passa mal. Isadora discute com Joaquim e deixa a casa de Eugênio. Julinha se enfurece ao ver Margô chegar para a festa de Natal. Úrsula se declara para Eugênio. Isadora beija Nelsinho na frente de Joaquim e Davi. Violeta incentiva Eugênio a se aproximar de Úrsula. Lorenzo revela a Giovanna que Bento está vivo. Eugênio dorme com Úrsula. Iolanda seduz Davi. Tenório decide voltar para o seminário.

 
Capítulo 90
Davi se arrepende de ter se envolvido com Iolanda. Isadora não deixa Nelsinho se aproximar dela. Eugênio decide ficar com Úrsula. Isadora volta para a casa de Arminda. Francisco e Margô se beijam. Benê e Fátima recriminam Olívia por causa de Tenório. Úrsula conta para Joaquim que ela e Eugênio estão juntos. Isadora decide sair com Nelsinho, e Arminda alerta Rafael. Isadora quebra a vidraça de uma sorveteria na companhia da turma de Nelsinho. Abílio pede Augusta em casamento. Úrsula conta a Violeta que está com Eugênio. Delegado prende Isadora e a turma de Nelsinho.

.: "Quanto Mais Vida, Melhor": resumo dos capítulos de 16 a 21 de maio

Giovanna Antonelli faz a divertida Paula Terrare na novela escrita por Mauro Wilson. Foto: Globo/João Miguel Júnior

A novela "Quando Mais Vida, Melhor!" conta a história que une Neném (
Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage) que têm as vidas interligadas a partir de um epísódio sobrenatural e, a partir disso, passam por situações hilariantes. A novela é criada e escrita por Mauro Wilson, com direção artística de Allan Fiterman. Confira os resumos dos capítulos de 25 a 30 de abril. Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição da novela. O Resenhando.com tem um grupo para comentar a novela das sete - entre e fique à vontade para participar!
 

Capítulo 151
Guilherme freia o carro e evita uma batida. Neném escolhe Tina para jogar. Paula e Juca descobrem que foram enganados por Odete. Roni alerta Neném sobre Tina. Guilherme tem lapsos de memória e fica preocupado. Neném se acerta com Tina. Gabriel avisa que a banda de Murilo foi chamada para um programa de TV e tenta fazer as pazes com Flávia, Ingrid e Vanda. O time de Tina e Soraia ganha o campeonato. Rose estreia na TV. Cora se irrita ao ver Roni com Tina. Paula se emociona com o vídeo de Flávia. Guilherme desmaia em casa.
 

Capítulo 152
Paula pensa em como contar a verdade para Flávia. Juca exige que Odete devolva todos os itens que pegou de Paula. Neném tem uma ideia para voltar a jogar no Flamengo. Guilherme esconde sua preocupação de Flávia e conversa com um neurologista. Paula e Carmem pensam no que irão fazer para vencer a aposta. Um vídeo de Neném jogando bola com crianças no Flamengo se torna um sucesso na internet. Paula vai atrás de Neném. Rose procura Guilherme. Juca tenta falar com Flávia sobre Eliete. Rose flagra Paula com Neném. Guilherme decide fazer um vídeo para a filha.
 

Capítulo 153
Rose discute com Paula, que vai embora furiosa. Flávia se recusa a falar sobre Eliete. Tuninha e Nilton sentem medo de Paula. Guilherme se reconcilia com Celina. Rose pede para ter outro filho com Neném. Nedda expulsa Osvaldo de casa e corta relações com Jandira e Betina. Cora fica tensa ao saber que Roni encontrou os homens que atacaram Tina. Paula afirma que vencerá Carmem. Murilo, Pink, Blue, Goldie, Leco e Neco se apresentam em um programa de TV. Guilherme afirma para Neném que será o escolhido pela Morte.
 

Capítulo 154
Neném tenta acalmar Guilherme. Paula se lamenta para Marcelo. Juca convida Flávia para jantar em sua casa. Guilherme grava uma cirurgia. Juca avisa a Paula que contará a verdade para Flávia. Soraia percebe a troca de olhares entre Tigrão e Tina. Neném assina contrato com o Flamengo. Guilherme se sente mal e tenta disfarçar na frente de Flávia. Paula desiste de ir ao jantar na casa de Juca. Osvaldo e Nedda se reconciliam. Bibi passa mal e todos se preocupam. Daniel encontra Guilherme desmaiado. Flávia descobre a verdade e confronta Paula.
 

Capítulo 155
Flávia é hostil com Paula. Guilherme acorda e tenta tranquilizar Daniel. Joana avisa a Neném que Bianca pode ter que ficar internada. Soraia termina com Tigrão. Neném recebe um convite para dar uma entrevista na TV. Guilherme passa mal antes de uma cirurgia e Joana se preocupa. Neném tenta convencer Flávia a perdoar Paula. Guilherme conta sobre a Morte para Joana. Neném elogia Paula durante sua entrevista e Rose se chateia. Roni fala com os homens que atacaram Tina. Flávia descobre os vídeos que Guilherme fez para a filha e se desespera. Neném ajuda Paula. 
 

Capítulo 156
Neném tenta confortar Paula. Guilherme conta sobre sua desconfiança para Flávia. Paula decide aceitar ser amiga de Neném. Roni se enfurece com Cora. Rose discute com Neném. Flávia grava um vídeo para a filha com a ajuda de Guilherme. Roni expulsa Cora da Pulp Fiction. Tina e Tigrão se beijam. Carmem e Paula bebem juntas no bar de Gabriel. Flávia conversa com Ingrid. Edson tenta voltar para a casa de Nedda. Joana tenta convencer Guilherme a fazer um exame para confirmar sua suspeita. Cora se une a Tucão. Flávia, Neném e Paula procuram Guilherme.

sábado, 14 de maio de 2022

.: Crítica: "O Homem do Norte" filmaço de sangue jorrando e pura poesia


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2022


A mitologia nórdica é indiscutivelmente riquíssima para produções cinematográficas. Eis que em 2022, "O Homem do Norte", chega às telonas do Cineflix com um elenco de peso vivendo uma história fantástica de 2h24. O longa dirigido por Robert Eggers é pura poesia visual, embora faça jorrar sangue e cabeças rolem para contar a história do Príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) que está prestes a se tornar homem, mas foge para se salvar após presenciar um crime brutal. 

Assim, o tio, Fjölnir (Claes Bang) assassina o rei Horvendill (Ethan Hawke) e ainda sequestra a mãe, a rainha Gudrun (Nicole Kidman). Após duas décadas, Amleth com todo o fervor da raiva que manteve viva por todo esse tempo, como um viking, regressa disfarçado de escravo para cumprir a missão a que se deu quando menino: salvar a mãe, matar o tio e vingar a morte do pai.

O épico "O Homem do Norte" começa remetendo ao clássico sangrento de Martin Scorsese "Gangues de Nova York", transita pelos enfrentamentos com a poesia visual de encher os olhos de "O Senhor dos Anéis", tendo ainda um toque do filme de drama e terror "A Bruxa", do próprio Robert Eggers, e da animação de Robert Zemeckis, "A Lenda de Beowulf".

Como uma história da Era Viking, fatalmente, há violência -e muita-, mas com toques poéticos, principalmente quando o Amleth se conecta com a própria essência. Com enredo no estilo teatro trágico de William Shakespeare, tal qual "Hamlet" -até as letras dos nomes são as mesmas, Hamlet e Amleth-, não há como sair impune da sala de cinema. Sentir-se maravilhado com toda a trama bem apresentada, é uma certeza.

"O Homem do Norte", que tem show de atuação de Alexander Skarsgård, Ethan Hawke, Willem Dafoe, Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy e Bjork, sopra toda a sua história desde o início, basta prestar atenção nas entrelinhas. Toda a jornada do herói é clara, embora surpreenda com uma revelação bombástica por parte da mãe de Amleth a ponto de preservar um desfecho estupendo. Filmaço imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Filme: "O Homem do Norte" 

Diretor: Robert Eggers

Adaptação de: Amleto

Lançamento: 22 de abril de 2022

Lançamento no Brasil: 12 de maio de 2022

Roteiro: Robert Eggers; Sjón

Companhia(s) produtora(s): New Regency

Duração: 2h24

Elenco: Alexander Skarsgård, Claes Bang, Ethan Hawke, Nicole Kidman, Willem Dafoe, Nicole Kidman, Anya Taylor-Joy e Bjork

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