terça-feira, 24 de janeiro de 2017

.: Resenha crítica de "La La Land - Cantando Estações"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em janeiro de 2017



Mia (Emma Stone) é uma garçonete que sonha ser atriz e Sebastian (Ryan Gosling) é um rapaz desempregado que deseja abrir o próprio clube de jazz, desde que seja em um lugar bem específico. Dois sonhadores que não se conhecem, até que a música dá uma mãozinha para que eles se esbarrem -aliás, que empurrão da vida. Esse é o início do novo musical "La La Land - Cantando Estações", que já tem pinta de clássico.

Eis que um engarrafamento de carros na ponte que, inicialmente, dita a energia da película. Como? Com música e dança! Explode em colorido e ritmo, embora amorne no primeiro momento do amor de estações. Todavia, a produção transborda referência aos antigos sucessos do cinema. Como ver um rapaz em roupas elegantes, postes de luz antigos e não se lembrar de Gene Kelly em "Cantando na Chuva"? Até os bastidores são exibidos, afinal, Mia é garçonete na própria Warner.

Cada detalhe muito bem escolhido faz a diferença nas tomadas: seja no visual dos personagens, uso de fundos pintados a mão, citações e até o desfecho da trama bebe da fonte de grandes clássicos, como "Casablanca". A transição de cenas, aquela abre e fecha que deixa apenas o centro da tela colorida, enquanto a escuridão apresenta a próxima cena, é um antigo recurso, mas que bem usado nlonga dirigido por Damien Chazelle (de Whiplash), é chamativo. Dá um toque ainda mais sofisticado à película.

Enquanto a história de amor de Mia e Seb acontece na telona, diante de cores vibrantes e contrastantes, tanto nas roupas, quanto nos cenários, a trama é levemente previsível, somente até o outono. Sim! É justamente nessa estação em que tudo passa a surpreender e as emoções do público são mais difíceis de serem controladas. Aviso: Chorar será inevitável!



Não! Emma Stone não canta como Lea Michele no seriado "Glee", mas ela que voltou a ficar ruivinha, assim como no inesquecível "A Mentira", consegue mostrar toda a maturidade acumulada na carreira. Ainda, é possível surgir a sensação de que a Olive da comédia romântica de 2010, cresceu, mudou de nome e melhorou muito no canto, desde "Pocketful Of Sunshine", de Natasha Bedingfield.

Neste, a mocinha até tem um namorado nojentinho, Greg (Finn Wittrock) -a participação do ator é pequena, mas boa. Em tempo, não há como ver Wittrock de cabelo arrumado, todo perfilado e esquecer seus "I hate you", na série "American Horror Story: Freak Show". A verdade é que a harmonia da senhorita Stone com Gosling nas cenas são extremamente envolventes e empolgantes. Os dois combinam muito em cada olhar lançado. Como não torcer para que tenham um final feliz, não é? 

Em contrapartida, essa não é uma história de amor previsível, logo o que importa se há um céu minuciosamente estrelado para os apaixonados? O casal voa, literalmente, numa constelação? Tudo ao redor deles acontece em câmera lenta enquanto vivem um momento romântico? Nada disso é passível de ser desacreditado.



Outro ponto enriquecedor da sonoridade de "La La Land - Cantando Estações", é o vocal de John Legend.  Na película, o cantor é Keith, grande nome da banda "The Messengers", é um personagem do tipo agente, pois é quem puxa a pontinha da linha para que tudo mude de lugar na trama. 

Entre a realidade e o sonho, qual é a grande sacada do longa? Dar vida ao eterno "e se". Nesse devaneio, destaca que o sonhar a dois e o sonhar só implica em finais distintos. Enfim, no encontro do atual e do antigo, está o prazer de quem pode desfrutar o inesquecível presente de estar diante de um novo clássico. Emocione-se com "La La Land - Cantando Estações" e sinta a magia acontecer numa sala de cinema. Sim! Definitivamente, o filme ganhará outra proporção para você.

Filme: La La Land - Cantando Estações (La La Land, EUA)
Elenco: Ryan Gosling, Emma Stone, John Legend, J.K. Simmons, Rosemarie DeWitt, Finn Wittrock, Callie Hernandez, Jessica Rothe
Gênero: Comédia Musical, Romance
Direção: Damien Chazelle
Data de lançamento 19 de janeiro de 2017

Duração: 2h 08min


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm




Trailer do filme (Sonhadores)

Trailer do filme (Cidade das Estrelas)

Cena musical de Emma Stone em "A Mentira"


Fotos da homenagem ao filme "La La Land – Cantando Estações", realizada pelo Cine Roxy, do Shopping Iporanga, em Santos.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.