sexta-feira, 1 de junho de 2018

.: Robert Cray traz seu blues com tempero soul em disco


Por Luiz Gomes Otero*, em junho de 2018.

Robert Cray mostra novamente sua competência ao fundir o blues com a soul music em seu mais recente lançamento, o álbum com a lendária banda de Memphis, a Hi Rhythm Section.

Esse trabalho conta com a produção de Steve Jordan, com quem Cray trabalhou em 1999, no disco Take Your Shoes Off. Ele foi para Memphis para gravar com os membros da lendária Hi Rhythm Section. Instalando-se no Royal Studios, Cray começou a trabalhar em um punhado de canções,  nem todas estritamente relacionadas a Memphis. Em particular, Cray trouxe o roqueiro Tony Joe White e o líder da Royales "5",  Lowman Pauling, incluindo duas músicas de cada compositor.

Cray e os lendários músicos também tocam duas  de músicas de Mack Rice (o autor de "Mustang Sally", hit de Wilson Pickett nos anos 60), além de uma versão de "The Same Love That Made Me Laugh", de Bill Withers, e três canções de sua própria autoria.

Na prática, o álbum une vários estilos e épocas através do prisma da alma musical de Memphis. Jordan procurou evocar o brilho suave e cheio de alma do Hi Rhythm. E o interessante é que o registro não parece um simples exercício de nostalgia. Há uma elegância que transparece sem esforço. "The Way We Are", um original de Cray, soa como Al Green, mas a maior parte do álbum é com um tom mais funk, alcançando um ápice com "You Must Believe in Yourself" e "Don't Steal My Love", de Tony Joe White.

Apoiado pela Hi Rhythm Section, Robert Cray demonstra estar mais animado. Um sinal de que os próximos trabalhos devem seguir uma linha mais arrojada em sua receita de blues com tempero soul. 

"The Same Love That Made Me Laugh"

"Don´t Steal My Love"

"The Way We Are"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.