sábado, 27 de outubro de 2018

.: Almanaque dos brinquedos: Fofolete, Gisele, Minuche, Miudinha e Pipoca

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2018

A Fofolete foi lançada pela Trol, no Brasil


Lançada pela El Greco, fabricante originária da Grécia, em meados dos anos 70, a boneca de olhos de vidro que usa touquinha e cabe na palma da mão, chegou à Itália, pela marca GIG, e recebeu o nome de Fiammiferino (retirando a terminação -no significa fósforo em italiano). Conquistou os Estados Unidos com o nome de William Baby, Matchbox Doll e na França como Feufollettes.

Propaganda italiana da Fiammiferino, Fofolete


No Brasil, a bonequinha de pano que vinha dentro de uma caixinha similar a de fósforos, surgiu no final dos anos 70, pela fabricante Trol e foi batizada com o nome inspirado no francês: Fofolete

Após sumir das prateleiras, nos anos 80, com a falência da Trol, a Fofolete voltou a ser fabricada pela Estrela a partir de 1999. No entanto, as peças em muito se assemelhavam a boneca Miudinha.

Fofolete lançada pela Estrela para comemorar a Copa no Brasil

Ainda nos anos 80, a El Grecco lançou a Le Mimmine, que a Trol colocou nas lojas brasileiras. Um pouco maior do que a soberana de vendas, Fofolete, foi batizada de Gisele. A bonequinha, também com olho de vidro, vinha de vestidinho e chapeuzinho na mesma estampa e dentro de uma caixinha. Na época também estampou a camiseta de muitas meninas, além de ter virado papel de carta.

Propaganda italiana da Le Mimmine, lançada no Brasil como Gisele

Seguindo o formato do que tanto agradou o público infantil, a El Grecco ainda lançou Por Corn, um palhacinho todo colorido, que recebeu o nome no Brasil de Pipoca, além da boneca Paciocchino, que a Trol chamou de Minuche, que vinha de gorrinho e cachecol, combinando.

Paciocchino, que a Trol chamou de Minuche

Durante os anos 80, para concorrer com a Trol, empresa que trouxe todas as variações de bonequinhas de pano, a Brinquedos Estrela conquistou o licenciamento da fabricante italiana Querzola e fabricou Mignolino, batizada de Miudinha/Miudinho. 



*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. Quanta informação boa, desconhecia que a Fofolete era feita na Grécia, mas lançada na Itália. Esse nome brasileiro, nada original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por comentar, Jane!!

      Agradeço o elogio.

      Grande abraço, Mary Ellen.

      Excluir
  2. Eu já conhecia o portal e fico feliz de ver as Fofoletes por aí ❤️ com a história das bonequinhas. @bonecas_fofoletes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Marba!! Fico extremamente feliz!!

      A pesquisa foi longe, mas começou por causa de uma Gisele que encontrei numa feirinha de antiguidades, toda suja. Inicialmente, não a reconheci... Depois que a limpei, lembrei que até tive uma na infância. kkkkk

      Muito, muito obrigada por partilhar sua opinião.

      Estamos aqui, sempre às ordens!!

      Super abraço, Mary Ellen.

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.