segunda-feira, 27 de setembro de 2021

.: Drama desenha história: "A Chorona" não é "A Maldição da Chorona"


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em setembro de 2021


O momento político no Brasil é tão surreal a ponto de ser cinematográfico. Logo, identificar determinados personagens nos filmes que estão nas salas de cinema, seja numa simples animação  como "Patrulha Canina, o Filme" ou o drama com pitadas de terror "A Chorona" é extremamente fácil. A produção dirigida por Jayro Bustamante, em cartaz no Cineflix, é historicamente profundo e não se fundamenta no terror.

O longa de 1h37min destaca que fantasmas do passado sempre voltam para cobrar dívidas. Sendo assim, trinta anos depois dos assassinatos no conflito armado da Guatemala, um processo criminal é movido contra o general aposentado Enrique (Julio Diazque ordenou o genocídio. Contudo, ele é absolvido no julgamento. 

Perturbado, pelo lamento da chorona, Enrique começa a agir de modo estranho, fazendo com que a esposa e a filha, acreditem que o general está iniciando o processo de demência relacionada ao Alzheimer. Com um ataque de Enrique empunhando uma arma, quase todos os funcionários deixam a mansão. Fica somente Valeriana (María Telón) que não dá conta do serviço, até que chega na casa a jovem Alma (María Mercedes Coroy).

Aos fãs de filmes de terror, fica o aviso de que "A Chorona" não é um filme de terror cheio de cenas assustadoras. O filme que representou a Guatemala na disputa pelo último Oscar de melhor filme internacional e que conseguiu ficar entre os 15 semifinalistas, é carregado de muito drama e suspense com uma pegada histórica sobre o massacre que vitimou índios. 

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.



Filme: A Chorona
Data de lançamento: 23 de setembro de 2021 (Brasil)
Diretor: Jayro Bustamante
Lançamento: 30 de agosto de 2019 (Festival de Veneza): 23 de setembro de 2021 (Brasil);
Elenco: María Mercedes Coroy (Alma), Sabrina De La Hoz (Natalia), Julio Diaz (Enrique), María Telón (Valeriana)


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.