sexta-feira, 26 de novembro de 2021

.: Crítica: com família insuportável e mocinha chata, "Encanto" decepciona


Por Helder Moraes Miranda, editor do Resenhando. 

Desde que os primeiros vídeos de divulgação foram divulgados, "Encanto" parecia ser algo bem diferente do que foi apresentado. Quem assistia aos trailers e teasers da animação poderia pensar que o novo filme da Disney seria o sucessor natural da bem-sucedida animação "Viva - A Vida É Uma Festa" - crítica neste link. No entanto, o que se vê do filme em cartaz nos cinemas brasileiros desde a última quinta-feira, dia 25 de novembro, é uma série de equívocos. 

Com uma família de gente insuportável e uma protagonista nada carismática que não convence como uma jovenzinha, "Encanto" perde por apresentar nada além de uma história fraca e pouco convicente. Os personagens não são nada sem os poderes e, se são assim, não haveria razão para existirem. Além disso, o longa-metragem passa uma mensagem equivocada no final: eles só são felizes porque tem poderes. Esqueça todo o discurso de "a união faz a força" que o filme tenta transmitir do meio para o final, o filme simplesmente não acontece ao longo de uma hora e meia. Fica uma sucessão de números musicais lindos e canções que grudam na mente.

Além da nada carismática Maribel, que só funciona quando está cantando e dançando, outra personagem péssima é a avó do clã. Uma mulher beligerante e mal-humorada que, por ter passado por uma situação de sofrimento no passado, ela se vê no direito de humilhar toda a família, sobretudo a protagonista chata. Quando esta, por último, resolve reagir, o filme já está acabando e tudo está perdido - o público já não liga mais e só quer que essa avalanche de erros (que é o filme) acabe logo. Ou seja, não há para quem torcer, nesta história que não engrena. 

O que se pode concluir com a exibição de "Encanto" é que a Pixar precisa rever urgentemente as fórmulas que vem utilizando nos últimos filmes para não passar a produzir cópias mal-feitas de si mesma. Era para ser um novo "Viva" e irá se tornar um embuste no hall de filmes lançados. Tudo comprova que não basta ser um filme visualmente lindo - e realmente é - e com boas músicas - Lin-Manuel Miranda faz mais uma vez um bom trabalho- se não há uma história boa a ser contada. 

Além desses pontos altos, também se salva a casa mágica, que traz um pouco de originalidade ao filme. "Encanto" é um produto bonito, um presente bem embalado, mas frágil, que se quebra logo que é aberto. Enfim, a decepção do ano.


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em 
Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

9 comentários:

  1. moça (o), o filme eh só da Disney

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente!! Finalmente uma crítica que diz tudo o que penso! O povo, em sua maioria, por ser fã da Disney, anda engolindo e achando lindo qualquer coisa que fazem, e isso me incomoda um pouco porque assim Disney nunca vai melhorar. Eu sou fã DEMAIS da Disney, e ando decepcionada com as animações. Já não estava com uma expectativa alta por Encanto devido a Luca que também foi uma decepção pra mim, ja que é uma cópia meio ruim de a Pequena Sereia...
    Então esperava pouco de Encanto, mas esse pouco foi pior ainda que Luca. Espero muito que Disney possa voltar ao que era antes ��
    E sim, a originalidade da casa ser "viva" foi a única coisa que me encantou no filme.

    ResponderExcluir
  3. Que filme chato. A premissa até é interessante mas se perde no caminho, muita cantoria, pouco enredo, como sempre a Disney acha que todo latino é mexicano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, amigo, a história do filme se passa na Colômbia...

      Excluir
  4. Obrigada, é exatamente assim
    Pq estão passando pano pra esse filme ?

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente, assisti 10 minutos do filme e desisti,
    menina chata essa Mirabel, familia chata, tudo chato

    ResponderExcluir
  6. Acabei de assistir e achei entediante, sem emoção, surpresa e vontade, o pior filme da disney de longe! Horrivel, piores 1hora e meia que ja gastei com conteúdo feito para ganhar dinheiro e enganar criança, protagonista burra, história mal contada, uma velha insuportavel com uma familia de imprestaveis chorões. PERDA DE TEMPO!

    (OBS: A Luiza perde seus poderes e continua musculosa, sem sentido)

    ResponderExcluir
  7. antes eu gostava desse filme até ter muita cantoria e também, personagens,a protagonista é a única normal eu acho,os outros são todos chatos,a buella é a personagem que não tem nenhuma importância com a protagonista e só se importa com os membros que tem "dons" e outra coisa que me irritou nesse filme foi a repetição exagerada da música do bruno no Tik tok,pensa como é todos os dias ser obrigado a escutar a mesma música?,sem dúvida esse filme nem deveria existir,se fosse passar no Brasil mesmo,como teorizavam antes,ia ser melhor

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.