domingo, 5 de dezembro de 2021

.: "@Arthur Rambo - Ódio na Rede" e o cancelamento na era digital

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2021


"@Arthur Rambo - Ódio na Rede" é o recorte de 48 horas da vida de um jovem que poderia ser de qualquer um de tantos que tem a necessidade de se expressar -de modo contundente- por meio de postagens no Twitter. No caso, Karim D., personalidade de sucesso na internet, prestes a lançar o livro "Desembarque" muito esperado por fãs e já com críticas positivas na mídia, cai numa armadilha criada por ele mesmo.

Com quase a mesma agilidade em que criava tweets homofóbicos, racistas, misóginos e antissemitas, Karim D. vê seu sonho desmoronar. Um antigo perfil fake que mantinha é desmascarado. Comentários feitos sob um pseudônimo - Arthur Rambo, a sonoridade cria a ideia dupla remetendo ao personagem do cinema Rambo e ao poeta francês Arthur Rimbaud. "@Arthur Rambo - Ódio na Rede", mudam completamente a forma de os admiradores enxergarem ele. 

Logo, a internet se agita e ele acaba sendo "vítima" da cultura do cancelamento. Karim deixa de receber mensagens de amor daqueles que se identificavam com tudo o que o rapaz representava e "pregava" e começa a ser atacado com textos agressivos chegando ao ponto de desejarem a morte dele. De imediato, ele acredita existir uma forma de reverter a situação. Por outro lado, há uma editora que investiu na publicação do livro dele perceber que o investimento foi todo perdido.




Não bastasse jogar a futura carreira para baixo da terra, Karim D. também precisa lidar com conflitos amorosos -ele é amante de uma mulher casada- e em casa, uma vez que o irmão mais novo o defende com unhas e dentes, enquanto que a mãe não consegue entender a motivação de o filho ter escrito tais barbaridades.

Afinal, quem é Karim D.? Tal pergunta, ao longo de toda trama, não tem uma resposta direta do protagonista. Enquanto alguns amigos dizem saber diferenciar Karim D. de Arthur Rambo, a própria mãe do rapaz o desconhece completamente. Para ela, não há compreensão em alguém usar um pseudônimo para espalhar tamanhas mensagens de ódio.

"@Arthur Rambo - Ódio na Rede" mostra que é possível sair do inferno e ir ao céu, mas também voltar ao inferno quando suas atitudes são erradas. Algo como que "ódio com ódio se paga". Afinal, quem há pouco dava tapinhas nas costas do escritor de sucesso, simplesmente vira a cara, uma vez que, agora, está em baixa.

O longa dirigido por Laurent Cantet provoca e faz refletir sobre atitudes impensadas e quando retomadas ganham peso ainda maior. Com roteiro de Cantet, Fanny Burdino e Samuel Doux, o filme integrante da Seleção Oficial dos festivais TIFF 2021 e 69º San Sebastian Film Festival, está em cartaz no Brasil como parte do Festival Varilux de Cinema Francês.


Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: "@Arthur Rambo - Ódio na Rede" (Arthur Rambo)

Direção: Laurent Cantet

Gênero: Drama

Ano: 2021

País de origem: França

Duração:  87 minutos

Elenco: Rabah Naït Oufella, Sofian Khammes, Antoine Reinartz

Trailer



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.