segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

.: Crítica: "Está tudo bem" debate direito à eutanásia em comédia dramática

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2021


O pedido de socorro de um pai que precisa de ajuda para se matar. Esse é o pontapé inicial do longa francês "Está tudo bem". A película com direção de François Ozon, apresenta Emmanuèle (Sophie Marceau), uma romancista realizada na vida pessoal e profissional que recebe um pedido inesperado do pai, André (André Dussollier), homem que acaba de sofrer um AVC. 

Em idade avançada e com dificuldades motoras, ele quer a ajuda dela para morrer, ou melhor, quer que Emmanuèle busque informações sobre o procedimento da eutanásia. Enquanto a filha mais velha luta para aceitar a vontade do pai e tentar convencê-lo a mudar de ideia, ao lado dela estão o marido e a irmã mais nova, Pascale (Géraldine Pailhas). 

Enquanto o drama acontece diante dos olhos do público, conhecemos mais sobre André, um apaixonado pela vida e por arte que, na situação em que se encontra, declara-se cansado para seguir em frente. Assim, ao longo de 1h 52min de filme, a história ora faz rir, ora enche os olhos de lágrimas.

"Está tudo bem" que fez parte da Seleção Oficial Festival de Cannes 2021 trata com suavidade um tema delicado e ainda encarado como tabu. A prática da eutanásia e a garantia o direito de morrer com dignidade. O filme que também tem o roteiro de François Ozon debate todos os lados da situação e abre a pergunta: melhor manter a pessoa em estado quase vegetativo e convencê-la a lutar pela vida ou deixá-lo se matar?

O cinema francês tem a delicadeza de contar histórias fortes de um modo realístico a ponto de fazer parecer que o público testemunha o recorte de alguns dias com pessoas que enfrentam dilemas, como por exemplo, o de "Está tudo bem". O filme estreou no Festival Varilux de Cinema Francês. Imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: Está tudo bem (Tout s'est bien passé, França)

Duração: 1h 52min

Gênero: Comédia dramática 

Direção: François Ozon

Roteiro: François Ozon

Elenco: Sophie Marceau, André  Dussollier, Géraldine Pailhas, Charlotte Rampling, Hanna Schygulla, Éric Caravaca, Grégory Gadebois

Distribuição no Brasil: California Filmes

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.