domingo, 27 de fevereiro de 2022

.: Crítica: "Ataque dos Cães" é história de contra-ataque no momento certeiro

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em fevereiro de 2022


"Ataque dos Cães", produção com 12 indicações ao Oscar 2022, incluindo na categoria mais desejada do prêmio, a de "Melhor Filme", é mais do que uma história ambientada no faroeste. Em cartaz na Rede de Cinemas Cineflix, embora estampe toda a secura do ambiente em que toda a trama acontece, não há "bang bang". Ainda que os conflitos sejam trazidos às claras, tudo acontece de modo velado. Detalhe: o fim, surpreendente e de deixar qualquer um de queixo caído, remete até o clássico de Alfred Hitchcock, "Psicose".

No longa diridigo por Jane Campion conhecemos o fazendeiro Phil Burbank (Benedict Cumberbatch, "Doutor Estranho"), durão e de nítida masculinidade frágil, que logo nos primeiros minutos das 2h 5m, inicia um embate feroz com o filho adolescente e afeminado da viúva Rose Gordon (Kirsten Dunst, primeira trilogia "Homem-Aranha"), Peter (Kodi Smit-McPhee). É com flores de papel que uma guerra de ameaças é iniciada.

Baseado no livro homônimo, lançado em 1967 por Thomas Savage, apesar de ser um filme solar, as cores nas vestimentas quebram sempre qualquer sentimento de alegria dos personagens, o que dá o tom da atmosfera de tensão familiar sempre arenosa. Afinal, não bastando haver tal rusga de Phil com a viúva e seu herdeiro, Rose casa-se com George Bunbank (Jesse Plemons). Assim, fica claro que os irmãos Burbank formam opostos: Phil de personalidade intragável, enquanto que George é amável com todos.

Ainda que o destino tenha juntado Rose e George, a rixa de Phil com a mulher e o filho mantém a corda esticada ao máximo, por meio da tensão sexual entre os protagonistas. Em tempo, o duo Benedict Cumberbatch e Kodi Smit-McPhee em cena é um deleite espetacular. Muito da trama acontece no olhar de cada um, mas quando há troca, fica impossível segurar a empolgação e o questionamento sobre o que irá acontecer a seguir. 

Mesmo sendo protagonizado por Cumberbatch e Smit-McPhee, o longa da Netflix garante espaço para a atuação brilhante de Dunst como a ex-viúva alcólatra que lida com fantasmas orquestrados pelo demônio maior, Phil. Plemons, irmão de Phil e marido de Rose, encorpora o homem de bom coração que encontrou a mulher da vida, mas precisa inserí-la na nova forma de vida dele. Aos fãs de Francis Conroy ("Coringa", "American Horror Story"), fica a sensível participação da atriz na pele da mãe dos irmãos fazendeiros.

Quem vai ao cinema, sem muito saber da história, "Ataque dos Cães" lembra, em certos pontos, o célebre "Gangues de Nova de York", sem neve e todo aquele sangue dos embates. É que no filme de Campion, a rivalidade vai crescendo para explodir no confronto final. Com uma fotografia belíssima, o filme justifica seu título numa passagem bíblica, mas não esconde que a edição poderia ter entrado mais vezes em ação. De todo modo, "Ataque dos Cães" é um filme imperdível!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm


Filme: Ataque dos Cães

Data de lançamento: 18 de novembro de 2021 (Brasil)

Diretora: Jane Campion

Adaptação de: The Power of the Dog

Elenco: Benedict Cumberbatch (Phil Burbank), Kirsten Dunst (Rose), Jesse Plemons (George Burbank), Kodi Smit-McPhee (Peter)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.