quinta-feira, 30 de junho de 2022

.: Crítica: "O Destino de Haffmann" foca no caráter de quem detém o poder

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2022 


"O Destino de Haffmann", drama histórico com pitadas de suspense, em exibição durante o Festival Varilux de Cinema Francês, na Rede de Cinemas Cineflix, apresenta a história de um talentoso joalheiro considerado nas redondezas. Tudo começa na Paris de 1941, quando o senhor Haffmann (Daniel Auteuil) depara-se com um aviso que irá mudar a vida dele e dos que estão a seu redor. Com a invasão dos alemães, por todo o país, a caça aos judeus é iniciada. 

Sem conhecer François Mercier (Gilles Lellouche), o novo funcionário do comerciante recebe a proposta de um acordo bastante corajoso e de muita confiança. Logo, Haffmann passa a casa e a joalheria para o nome do francês, além de permitir que ele e a esposa, Blanche (Sara Giraudeau), morem na casa, enquanto o judeu e a família se refugiam na zona livre. Futuramente, com tudo calmo pelo fim da guerra, retornariam e, o velho Haffmann teria tudo devolvido cumprindo a promessa de ajudar Mercier a ter o próprio negócio. Trato feito!

A esposa e os filhos do joalheiro seguem para a zona livre, mas o atravessador recua quando é a vez do senhor, mesmo ofertando mais dinheiro. Mercier ainda tenta convencer o homem a levar Haffmann, mas recebe um não como resposta. Sem escolha, o judeu volta para casa e o trato de Mercier para com ele sofre mudanças significativas, evoluindo de um modo assombroso e negativo. 

Resumo: o dono da casa vira um prisioneiro que recebe propostas em que a moral de todos ali entra em debate. Até mesmo a história de amor de François Mercier e Blanche, inicialmente vendida como a de família de comercial de margarina, embora os dois sejam tentantes de um filhinho, cai por terra a cada minuto que o longa avança. 

A produção com roteiro de Fred Cavayé e Sarah Kaminsky, estilo novelão, tira o fôlego do público por vezes. Enquanto trabalha o suspense, provoca diversos questionamentos sobre a troca de postura das pessoas quando têm o poder tão palpável. "O Destino de Haffmann" ainda coloca em pauta amizades improváveis, o que dá um respiro, faz rir e tira o peso do drama que fica denso em certos momentos. O vencedor nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme (Prêmio do Público) no Festival du Film de Sarlat 2021, com 1h56m de duração, é um filme imperdível! Daqueles de se assistir mais de uma vez.

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

Filme: "O Destino de Haffmann" ("Adieu Monsieur Haffmanm")

Duração: 1h56

Gênero: drama, histórico

Diretor: Fred Cavayé

Roteiro: Fred Cavayé, Sarah Kaminsky

Produção: Philippe Rousselet, Fabrice Gianfermi

Ano de produção: 2022

Classificação: 14 anos

Distribuidora: Synapse Brazil Production and Distribution Ltda

Elenco: Gilles Lellouche, Daniel Auteuil, Sara Giraudeau


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.