sexta-feira, 29 de julho de 2022

.: 2x2: "American Horror Stories" tem "Aura" para tratar a lei do retorno

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em julho de 2022


O segundo episódio da segunda temporada de "American Horror Stories", intitulado "Aura", é brindado com um roteiro impecável -daquele que faz arrepiar e ainda garantir um tremendo de um susto. A trama transita pelo uso da tecnologia como um apoio para se sentir seguro -mas até a página 2 do livro- e as consequências -inclusive espirituais- de certas atitudes do passado que respigam na vida atual, tudo costurado com fantasmas que provocam tal reflexão -alguns são mais convidativos na busca pelo perdão, enquanto que outros somente querem vingança.


Neste, tudo começa quando Jaslyn (Gabourey Sidibe, protagonista do filme "Preciosa") faz compras e fica impactada com uma abordagem pra lá de medonha, o que a faz, imediatamente, colocar "Aura" no carrinho e levar para casa. Mesmo ao preço de 199 dólares. O aparelho moderno funciona como uma câmera com acesso rápido via celular, ao ter algo posicionado à frente, envia uma mensagem para alertar o usuário de que há alguém para atender. 

Jaslyn pede para o marido, Bryce (Max Greenfield, do filme "Bela Vingança" e série "American Horror Story"), instalar o aparato, na porta de entrada, o que a faz se sentir mais segura, uma vez que quando criança foi poupada por um assassino que invadiu a casa dela e tirou a vida de seus pais. Perturbada pela história do passado, sozinha em uma casa grande, Jaslyn conta com o "Aura" para ganhar mais confiança enquanto produz joias para venda online. E é justamente aí que o tormento da moça começa. Ela recebe uma visita que não se faz notar inicialmente e um guaxinim leva a culpa de tudo.


Com ligação para a polícia, até o vizinho com câmeras instaladas para fora de casa entra em cena. Nessa jogada tudo o que se pensa é se Jaslyn está em sã consciência ou completamente desequilibrada. No entanto, uma nova volta ao passado, ao período dos bancos escolares, mostra que aquele homem de aparência cadavérica, que pediu insistentemente para que ela o deixasse entrar, teve uma presença maior na vida da protagonista. 

Não mais sendo no período noturno, de dia, com o Sol no alto, o tal homem retorna à casa de Jaslyn. Contudo, é na última visita que se assiste a uma cena linda de perdão. Afinal, sendo de carne e osso -ou não, como em um dos casos daqui- ninguém é perfeito. Entretanto, "Aura" não para de trabalhar e traz uma jovem pedindo socorro. 


Calma! Quando se pensa que tais aparições começarão a surgir para Jaslyn, uma história pesada do passado do marido dela vem à tona. Em tempo, é inevitável não pensar que Jaslyn nunca assistiu ao seriado "Vampire Diaries" que prega uma premissa muito importante. Assim, fatalmente, por não saber do poder de permitir que alguém entre em sua casa, abre precedentes para que de tudo aconteça lá.

A abertura para o episódio "Aura" não é tão incrível quanto a de "Dollhouse" ou do tipo de fazer cair o queixo, como será a do episódio "Necro". Todavia, nesta há uma brincadeira com a modernidade, traumas de infância e, claro, o medo, sentimento primitivo que nos acompanha até os dias de hoje. Ainda que nos classifiquemos como homens do século XXI e muito evoluídos. 



Tudo o que vai, um dia volta. Neste episódio de "American Horror Stories" tem-se a comprovação por exemplos a respeito da lei do retorno, ainda que pelo uso -muitas vezes descontrolado- de aplicativos de celular. De fato, na vida sempre iremos colher o que plantamos, sejam coisas boas ou ruins. Não há como deixar de aplaudir a produção. Narrativa excelente! Somando dois primeiros episódios estupendos, fica já o alerta de que a 11ª temporada de "American Horror Story" promete muito. Que venha o próximo, por favor!




Seriado: American Horror Stories
Temporada: 2
Episódio 2: "Aura"
Exibido em: 28 de julho de 2022, EUA.
Elenco: 
Gabourey Sidibe (Jaslyn), Max Greenfield (Bryce), Joel Swetow, Lily Rohren, Vince Yap, Nancy Linehan Charles


* Mary Ellen é editora do portal cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm


Abertura





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.