quinta-feira, 28 de julho de 2022

.: Crítica: "Chamas da Vingança" é uma bomba retumbante


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022


"Chamas da Vingança", lançado no primeiro semestre de 2022, é o novo filme para o livro de Stephen King de 1980, intitulado "Firestarter", batizado no Brasil de "A Incendiária"A produção dirigida por Keith Thomas traz Ryan Kiera Armstrong (American Horror Story: Double Feature e "IT: Capítulo II") na pele da garotinha Charlie com poderes pirocinéticos ao lado dos pais interpretados por Zac Efron ("High School Musical" e "Música, Amigos & Festa") e Sydney Lemmon ("Fear The Walking Dead"), além de efeitos visuais nem sempre satisfatórios, mesmo comparado ao longa de 1984 protagonizado pela atriz mirim do momento: Drew Barrymore.

Neste, a história da garotinha com poderes de incendiar com a mente foi adaptada para gerar interpretações, o que leva o público até a crer que o filme da categoria terror e suspense seja, na verdade, uma trama de ficção científica. Antes da metade até o fim, o longa chega a remeter ao clássico "A Experiência" (1995), mas com o diferencial de não ter conteúdo. Como escapar impune à revelação da menina, quando diz ter direcionado o fogo ao pai e ele simplesmente retribui com uma carinha de compreensivo?

A produção de 1h34, da Blumhouse, deixa a todo momento a sensação de que falta algo. E quando os pais, McGee (Zac Efron) e Victoria (Sydney Lemmon) tentam esconder Charlie (Ryan Kiera Armstrong) a todo custo de um agência especializada -em que seria um objeto de estudo-, os diálogos incompletos contribuem para aumentar tal confusão. A forma que a conversa, entre dentes, sobre os poderes dos três é desenvolvida, induz a interpretação de que eles são mutantes destinados ao estudo, mas sem ter o apoio do professor Xavier e da Escola para Jovens Superdotados do Professor Xavier, por exemplo. Logo, fugir é a saída sempre -e tudo se resume a isso. 

Enquanto mil e uma dúvidas surgem na mente do público, a trama não se desenvolve e nem mesmo envolve -é inevitável olhar para o relógio e conferir quanto de tempo falta para o longa terminar. A arrastada fuga do pai com a filha, empurra o grande enfretamento para o final, mas não cria suspense e muito menos terror. Embora tenha sido um retumbante fracasso de bilheteria, o diretor Keith Thomas anunciou uma sequência. Infelizmente, o novo "Chamas da Vingança" é uma tremenda bomba!

Filme: "Chamas da Vingança" ("Firestarter")

Gênero: Terror/Suspense

Classificação: 16 anos

Ano de produção: 2022

Direção: Keith Thomas 

Duração: 1h34

Data de lançamento: 19 de maio de 2022 (Brasil)

Elenco: Zac Efron (McGee), Ryan Kiera Armstrong (Vicky), Sydney Lemmon (Victoria), Gloria Reuben, Michael Greyeyes (John Rainbird), Gavin MacIver-Wright


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.