domingo, 31 de julho de 2022

.: Crítica: "A Morte Te Dá Parabéns" é um thriller sem defeitos

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022


Uma garota cheia de si que morre por vezes seguidas. Este seria o resumo em poucas palavras do longa da Blumhouse, "A Morte Te Dá Parabéns" que acumulou mais de US$ 122 milhões nas bilheterias mundiais. Contudo, a produção dirigida por Christopher B. Landon vai além da mudança de comportamento da mocinha má e ainda bebe na fonte do clássico filme com Bill Murray, "Feitiço do Tempo", com o qual, de fato, estabelece uma grande ligação. 

Em 1h36, o público conhece a linda e enjoada estudante universitária Tree Gelbman (Jessica Rothe) que acorda na cama do dormitório do também universitário Carter (Israel Broussard). Grosseira e egocêntrica, segue a vida cercada por outras moças ocas e tão arrogantes quanto ela. Na verdade, Tree mostra o quanto se diverte quando maltrata os outros, inclusive o próprio pai que a acorda por ligação justamente no dia do aniversário dela. 


Recebe os cumprimentos das amigas pela nova fase da vida, ganha um cupcake com velinha e, por fim, o encontro com o assassino. Ao morrer -dia após dia-, Tree renasce e revive tudo. Inicialmente, faz tudo quase que do mesmo jeito até que se dá conta de como seu dia irá terminar -e recomeçar. Assim, ela se empenha em descobrir quem está por trás da máscara de bebê que a mata brutalmente todo dia. Nesse processo repetitivo, ela tenta alterar certas ações para escapar viva. Logo, a esnobe vai baixando a guarda enquanto segue nesse looping macabro. Faz uma autoavaliação no qual constata o quão detestável é e até faz amizade com Carter. 

Embora seja espelhado no romântico "Feitiço do Tempo""A Morte Te Dá Parabéns" é totalmente aterrorizante, pois é um terror slasher -subgênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente. "A Morte Te Dá Parabéns" garante bons e inesperados sustos. Nele há a mocinha, que é a "final girl" -embora seja o único alvo do assassino-, Tree enfrenta quem a ameaça e busca pelo verdadeiro assassino atrás da máscara, além de um perfeito jogo de intrigas e, claro, uma boa e certeira vingança, tal qual sempre se vê em clássicos do terror como "Lenda Urbana", "Pânico", "Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado" e "Sexta-feira 13"

Todos os elementos de um thriller sem defeitos estão no longa com orçamento de US$ 4,8 milhões. O filme surpreende com uma edição envolvente que colabora para o crescimento da trama, assim como a revelação do assassino. Além de garantir uma trilha sonora com Demi Lovato e seu hit "Confident", música que descreve bem a protagonista. "A Morte Te Dá Parabéns" é um filmaço de terror da nova geração que já tem pinta de clássico. Imperdível!


Filme: "A Morte Te Dá Parabéns" ("Happy Death Day")

Gênero: Terror/Thriller

Classificação: 14 anos

Ano de produção: 2017

Direção: Christopher B. Landon

Duração: 1h36

Data de lançamento: 12 de outubro de 2017 (Brasil)

Elenco: Jessica Rothe (Tree Gelbman), Israel Broussard (Carter Davis), Jason Blum, Ruby Wylder Rivera Modine (Lori Spengler), Rachel Matthews, Phi Vu (Ryan Phan)


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.