sexta-feira, 15 de julho de 2022

.: Crítica: "O Telefone Preto" gera tensão crescente diante de um sádico

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022


Num visual retrô, "O Telefone Preto" leva o público para uma pequena cidade suburbana do Colorado em 1978 enquanto acontece uma partida de beisebol. Entre os adolescentes está o tímido e inteligente Finney Shaw (Mason Thames) que perde uma partida para o time oponente. Tudo é festa para os vencedores e Bruce, mas não para Finney que continua sendo perseguido por praticantes de bullying.

O conto de Joe Hill, adaptado para as telonas, e em cartaz na Rede de Cinemas Cineflix, não é somente a história de meninos que foram sequestrados para a satisfação de um sádico. "O Telefone Preto" traz efeitos visuais que contribuem para que o público mergulhe no terror em que Finney é inserido quando capturado pelo sequestrador do carro preto, interpretado por Ethan Hawke (Antes do Amanhecer, Dia de Treinamente e "O Homem do Norte"), ainda que a irmã, Gwen (Madeleine McGraw), tenha algumas informações privilegiadas -daquelas que a polícia esconde.

O filme dá pistas desde o início sobre o que vai acontecer até o momento principal. Lança provocações que, futuramente, terão sentido. No entanto, guarda todo o mistério a ser revelado para a cena em que tudo se resolve, para o bem e para o mal. Esse é o poder de um texto bom que quando chega às telas ainda surpreende. 

E quando se pensa na atual vítima de 13 anos que apanha de valentões e tem uma irmãzinha com visões reveladoras em sonho, a surpresa surge justamente no equipamento que dá nome ao longa. É no telefone preto, desligado, mas que toca, que as chaves para o segredo são dadas ao garoto que precisa encontrar forças dentro de si para lutar pela própria vida. Afinal, ele é prisioneiro de um porão à prova de som. 

Não há como negar que "O Telefone Preto" é um filme de 1h 42 que passa muito rápido. Seja pelo ritmo compassado e extremamente ágil em que tudo acontece na telona, por gerar tensão em sequência -de realmente fazer os olhos arregalarem e deixar o público atento a tudo- e, claro, ainda garantir sustos em cenas surpreendentemente inimagináveis. 

Embora o grande chamariz de "O Telefone Preto" seja, indiscutivelmente, o talentoso Ethan Hawke, também vilão recentemente na série "O Cavaleiro da Lua", há espaço para uma dupla revelação, que são Mason Thames e Madeleine McGraw. Mason revela-se no protagonismo, mas Madeleine rouba a cena quando leva uma surra do pai. É logo ali que a menina transborda talento. Também pudera ela já foi a pequena Hope em "Homem-Formiga e a Vespa" e deu voz para a Bonnie de "Toy Story 3" e Maddy McGear em "Carros 3".

Pode-se afirmar desde já que "O Telefone Preto" é um grande filme do terror, gênero ainda menosprezado no meio cinematográfico. Contudo, o trato recebido pela Blumhouse contribui para que a produção com direção de Scott Derrickson entre para o hall dos clássicos títulos de terror, ficando ao lado de "O Exorcista" e "O Chamado", por exemplo. É um filme imperdível!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "O Telefone Preto" ("The Black Phone")

Gênero: Terror/ Thriller

Classificação: 16 anos

Ano de produção: 2021

Diretor: Scott Derrickson

Cinematografia: Brett Jutkiewicz

Edição: Frédéric Thoraval

Duração: 1h42

Distribuído por: Universal Studios

Data de lançamento: 21 de julho de 2022 (Brasil)

Elenco: Mason Thames (Finney Shaw), Madeleine McGraw (Gwen Shaw), Ethan Hawke (O Sequestrador)


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Trailer






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.