quinta-feira, 7 de julho de 2022

.: Crítica: "Thor: Amor e Trovão" é rock'n'roll e perfeição na telona

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2022


"Thor: Amor e Trovão" é o tipo de filme de herói que envolve o público no primeiro minuto, as situações inusitadas ou hilárias fazem com que não se perceba o tempo passar. Em cartaz na Rede de Cinemas Cineflix, a produção de Kevin Feige que soma 1h59m e traz duas cenas pós-créditos, estampa tudo na telona de modo agradável, com muito colorido, piadas e seguindo a estrutura de roteiro que fez a Marvel se tornar uma gigante no meio cinematográfico.

Logo, no quarto filme do filho de Odin, irmão de Loki, há a apresentação dos personagens, um grande problema a ser resolvido, pancadaria com efeitos especiais de grudar os olhos na tela, um vilão potencializando o que pode causar desgraça a todos, o que leva protagonista e antagonista ao confronto final. Aqui há a fórmula Marvel de sucesso, mas insere incrementos que tornam "Thor: Amor e Trovão" único, desde a temática de "o amor salvar" -o fim do vilão reforça isso- até a trilha sonora de puro rock'n'roll -o que também reflete nas roupas do deus. 


A nova produção já épica traz o logo da Marvel, com o "Cavaleiro da Lua" dando as caras. Não ao som habitual, mas um instrumental que começa numa pegada de balada romântica e termina num solo de guitarra pesado. O longa começa com uma contação de histórias, ação que volta e meia surge na trama, dando ritmo e relembrando fatos importantes para o universo dos heróis e, ainda, complementar o que acontece em cena. Chato?! De modo algum. Certamente, quem está do outro lado na telona fica tão empolgado em ouvir quanto as crianças asgardianas e seus pais. 

Calma! Há a pancadaria clássica após a introdução dos personagens e a participação especialíssima de "Os Guardiões da Galáxia" -todos marcam presença. A narrativa atual, apresenta as consequências após os fatos que bagunçaram até com a autoestima de Thor, inserindo, inclusive, um recapitula encenado de modo cômico. Thor inclusive ganha dois bodões que gritam -igual ao meme. Contudo, na mitologia, o deus tem sua carruagem puxada pelos bodes: Tanngrisnir e Tanngnjóstr. No longa Marvel, os dois são batizados de Toothgnasher e Toothgrinder.

De qualquer forma, Asgard, o reino de Thor Odin, virou um ponto de turismo efervescente e repleto de atrações movimentadíssimas. Entre elas está a encenação das aventuras de Thor, num palco a montagem estilo escolinha infantil ganha a telona. É nesse momento que entram em cena Melissa McCarthy, Matt Damon e Luke Hemsworth. Simplesmente hilário!

Nessa estrutura de narrativa ainda há espaço para a construção de uma aliada de Thor, a Poderosa Thor/ Dra. Jane Foster que chega sem dar aviso. Claro que a versão feminina do deus o hipnotiza. Em um embate pesado, ela deixa claro que não é para ser chamada de Lady Foster. O longa ainda tem timming perfeito para brincar com o nome e o sobrenome dela. Jodie Foster ou Jane Fonda?! 


Outro grande destaque no filme é a vilania irretocável de Christian Bale na pele de Gorr. Aliás, ele é quem abre o quarto filme de Thor apresentando o seu drama -familiar. E que escalação acertada. Também pudera o Carniceiro dos Deuses interpretou uma das melhores versões do herói "Batman". Detalhe: em algum momento, apesar dos pesares, é fácil torcer para que ele não morra e somente seja vencido pelo herói.

Na verdade, em "Thor: Amor e Trovão" o próximo vilão do deus que tenta fazer as pazes com Mjolnir, o martelo, embora queira manter relação de afeto com o machado Rompe-tormentas é apresentado com pompa de ouro e raios -além de uma quase-morte que em uma das cenas pós-créditos fica a provocação. Como não se lembrar da animação Disney "Hércules" com a música "O Que Passou" das musas? Por outro lado é bom reforçar a fala: "nunca conheça seus heróis".

Além de tudo, "Thor: Amor e Trovão" tem uma trilha sonora de arrepiar todos os pelos do corpo, seja na primeira pancadaria ao som de "Welcome to the Jungle" ou um embate com o instrumental de "November Rain". Ambas do Guns N' Roses, além de Dio com "Rainbow in the Dark" e outras. Puro entretenimento para se ver e rever com muito prazer!

Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.

"Thor: Amor e Trovão" ("Thor: Love and Thunder")

Gênero:

Classificação: 12 anos

Ano de produção: 2022

Diretor: Taika Waititi

Duração: 1h59

Elenco: Chris Hemsworth, Tessa Thompson e Natalie Portman. 


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer






← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.