sábado, 13 de agosto de 2022

.: Crítica: documentário "Tintoretto: Um Rebelde em Veneza" é aula de artes

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2022 


Um embarque fantástico pela Veneza que guarda e ainda vive a história do talentoso pintor italiano Jacopo Robusti, que atendia pelo nome artístico de Tintoretto, devido as atividades do pai que tingia tecidos. O documentário de 90 minutos, "Tintoretto: Um Rebelde em Veneza", exibido nos Cinemas Cineflix, durante a Festa do Cinema Italiano, narrado pela atriz Helena Bonham Carter ("Harry Potter" e "Peixe Grande") marca o 500º aniversário de nascimento do último grande artista do Renascimento italiano. 

Para celebrar a vida artística do dono de um talento que foi questionado na época, a produção dirigida por Giuseppe Domingo Romano, tem participação especial do cineasta, autor e artista multimídia britânico, Peter Greenaway. Com informações preciosas, os bastidores desse universo do século XVI são desvendados.

Assim, o surgimento nas artes daquele que iria concorrer com o conhecido pintor Ticiano Vecellio ou Vecelli, criador de obras de arte como "Vênus de Urbino" e "Assunção da Virgem". De fato, Tintoretto incomoda Tiziano a ponto de o já famoso pintor usar a amizade de anos com um conhecedor de arte para não mais elogiar as produções de seu rival, embora Tintoretto ainda estivesse batalhando por espaço e reconhecimento público.

Além de esmiuçar a rivalidade entre os dois pintores e outros que surgiram depois de Tintoretto, o documentário esclarece que a habilidade do pintor em realizar seus trabalhos com maior agilidade que os demais foi um ponto marcante para que o pintor de "A Última Ceia" e "Crucificação" conseguisse conquistar o tão sonhado momento de ser considerado no meio.

A história de vida daquele que sobrevive a peste negra, mostra-se fundamentada em se empenhar para chegar a espaços influentes de Veneza. No entanto, as criações de Tintoretto garantem uma longevidade maior, comparada a de seus concorrentes. Todavia, ao perder uma filha que seguia os mesmos passos na arte, fica abalado, mas não é impedido de fazer com que a pintura vire um negócio de família perpetuando o nome Tintoretto em Veneza.

Com informações importantes e curiosidades sobre o artista que gostava de trabalhar o drama e luminosidade intensa, estudiosos e historiadores destacam cada momento importante na vida de Tintoretto e o processo da produção. Seja estudando as grandes pinturas dele, como por exemplo, "O Milagre do Escravo" ou ainda como foi capaz de pintar todo um ambiente. 

Excelente oportunidade para entender a história da arte na italiana Veneza. "Tintoretto: Um Rebelde em Veneza" é um aulão de artes plásticas em formato de documentário. Impossível terminar de assistir e não querer conhecer mais obras do grande artista veneziano. Imperdível!


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


Filme: "Tintoretto: Um Rebelde em Veneza" ("Tintoretto: Un Rebelle a Venezia")

Classificação: 12 anos

Ano de produção: 2019

Idioma: italiano

Direção: Giuseppe Domingo Romano

Duração: 1h30

Elenco: Helena Bonham Carter, Peter Greenaway, Melania Gaia Mazzucco


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer







← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.