sexta-feira, 21 de outubro de 2022

.: Crítica: "Adão Negro", no ponto, longa tem narrativa muito bem conduzida

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2022 


"Adão Negro" é uma produção de 2h 4m exatamente no ponto. O longa da DC, em cartaz no Cineflix Cinemas, apresenta a história de Teth-Adam (Dwayne Johnson), nascido no Egito Antigo quando escravos em Kandahq, procuravam pelo poderoso mineral Eternium, extraído da Rocha da Eternidade. Como o passado pode ser resgatado, nos dias atuais, ao encontrar uma coroa feita no raro mineral, Isis (Sarah Shani) também acorda o anti-herói dono de super força, velocidade, resistência, capaz de voar e de disparar raios. 

Contudo, ao ser libertado da tumba selada por magia, Teth-Adam usa as habilidades especiais para o mal, promovendo muitas mortes e explosões, com muita pancadaria e efeitos especiais dignos de filmes de heróis. A revelação do protagonista acontece de modo misterioso sem que o rosto dele apareça por completo, afinal veste capa com capuz. No entanto, pouco antes do término do primeiro confronto, ele reconhece Isis que parte fugindo do local com a coroa de Eternium, junto de seu irmão numa van que mais parece a "Mistery Machine", de "Scooby Doo" e sua turma. 


Os dois fecham as janelas do veículo manualmente, quando parte do perfil de Teth-Adam vai ganhando a tela gigante dos cinemas. Remete até mesmo a cena clássica de "Jurassic Park" com o T-Rex, faltando só o vidro embaçado pela respiração próxima. Teth-Adam, um tanto que agradecido, decide proteger Isis, mas acaba ferido e e é levado ao apartamento dela com o irmão.

Longe dali, Amanda Waller (Viola Davis) convoca a Sociedade da Justiça para capturar Teth-Adam. Assim, entram na trama Senhor Destino (Pierce Brosnan), Gavião Negro (Aldis Hodge), Esmaga-Átomo (Noah Centineo) e Ciclone (Quintessa Swindell). Por outro lado, Teth-Adam estabelece uma conexão, naturalmente, com o jovem Amon (Bodhi Sabongui), filho de Isis. 


Enquanto que a Sociedade da Justiça se une para aprisionar Teth-Adam, que luta como se não houvesse amanhã, destruindo tudo o que vê pela frente, a busca pela coroa de Eternium continua, pois Sabbac (Marwan Kenzari) precisa tê-la em mãos, colocando Isis e Amon na mira do grande vilão da trama.

Tudo na produção dirigida por Jaume Collet-Serra flui, desde a comicidade ou seriede no texto. O elenco incrivelmente bem escalado reforça a qualidade do longa. Não há como negar que a escolha de Dwayne Johnson para ser o Adão Negro foi acertada. Ele convence tanto a ponto de não se imaginar outro ator no papel. 

No filme, ele é como que um "Detona Ralph" dos heróis, enorme, forte e destruidor. O eterno 007, Pierce Brosnan como Senhor Destino abraça o personagem dando o toque de elegância necessária para um herói ricaço que ao colocar um elmo de ouro, vê o futuro, enquanto que Aldis Hodge é pontual com o Gavião Negro que não simpatiza com Teth-Adam e tem o hábito de separar tudo entre bom e mal.


A jovialidade entra em cena com a Ciclone de 
Quintessa Swindell e o Esmaga-Átomo de Noah Centineo. Enquanto ela se mostra segura, ele é enrolado -principalmente quando cresce demais. Há ainda no quesito juvenil, Bodhi Sabongui interpretando Amon, garoto com um quarto forrado de cartazes do "Superman", "Batman", "Mulher-Maravilha", "Aquaman", quase sempre com seu skate nos pés, que consegue ter por perto "um herói para chamar de seu". Assim como Sarah Shani na pele da destemida Isis, mãe de Amon, mulher corajosa que luta pela liberdade de seu povo.

"Adão Negro" é o tipo de filme de herói para se assistir mais de uma vez, sem cansar. A história é muito bem conduzida e cheia de reviravoltas, trabalhando a trama do passado no presente, ou seja, somos no hoje parte do que já fomos. É um filme simplesmente imperdível para se ver na tela cheia e grande dos cinemas. Vale muito a pena conferir, pois ainda tem uma cena pós-créditos bastante interessante. 


Mary Ellen Farias dos Santos, editora do portal cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm


Em parceria com a rede Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - uma oportunidade para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.



"Adão Negro" (Black Adam) 
Classificação:
 14 anos
Gênero: Ação, fantasia
Diretor: Jaume Collet-Serra
Duração: 2h05
Elenco: Dwayne Johnson, Aldis HodgeNoah Centineo
Lançamento 20 de novembro de 2022

Trailer de "Adão Negro"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.