quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

.: Crítica: "Noite Infeliz" incentiva a ser bonzinho para garantir presente

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em dezembro de 2022


Uma história natalina com momentos de fofura em família e matança de bandidos com muito sangue jorrando. Eis o longa "Noite Infeliz" (Violent Night), que está em cartaz no Cineflix Cinemas, e no título original é batizado como "noite violenta", informação que dá o recado exato do que se vê em 1h52, enquanto faz referências a clássicos "Esqueceram de Mim" e "Duro de Matar" numa véspera de Natal.

A produção estrelada por David Harbour (policial Hooper de "Stranger Things"), que encarna o verdadeiro Papai Noel com veias de guerreiro, faz o "bom velhinho" enfrentar o antagonista de John Leguizamo ("Moulin Rouge" e "O Menu"), que interpreta um mercenário chamado Scrooge que não perdoa nem mesmo a própria sombra, quem dirá o "Santa" que o marcou negativamente na infância. 


Na releitura modernizada desse embate de Natal conhecido, tudo acontece em meio a socos, empurrões, rasteiras e armas, pois Scrooge invade uma mansão com uma equipe de elite, que atende a nomes de motivos natalinos, para saquear um cofre recheado de dinheiro. Assim, "Noite Infeliz" retrata de modo surpreendente o enfrentamento final entre o homem que presenteia as crianças que foram boazinhas durante o ano e o homem sem um pingo de bom humor que só quer dinheiro e acabar com o Natal. 

Em "Noite Infeliz" a trama acontece e cresce rapidamente, tal qual um bom filme de ação -daí a referência a "Duro de Matar"-, mas trabalha muito a comédia com o politicamente incorreto -bebendo bem na fonte de "Esqueceram de Mim"- e entrega um novo longa incrível dentro da temática de final de ano, além de inteligente, porém, às vezes, pesado em certas cenas. 


Ao trabalhar o absurdo, "Noite Infeliz" apresenta a história da família Lighstone que nem mesmo se tolera, mas se junta na véspera de Natal a fim de agradar a matriarca ricaça Gertrude (Beverly D´Angelo). Assim, encontram-se na mansão Linda (Alexis Louder) e Jason (Alex Hassel), pais separados da pequena Trudy (Leah Brady), garotinha que é fã de "Esqueceram de Mim", com Morgan (Cam Gigandet, de "Burlesque") e Alva (Edi Patterson), pais de Bert (Alexander Elliot), garoto com visual juvenil de Justin Bieber que faz TikTok.

Inicialmente, a história parece ser só a de mais um filme de Natal em que a hipocrisia impera ou em que as desavenças são escanteadas, por poucas horas, em nome da data. Contudo, "Noite Infeliz" coloca, numa mansão, metralhadoras empunhadas por bandidos e forçam o verdadeiro Papai Noel a lutar pela própria vida e salvar a pequena Trudy que deseja ver a família unida. Enfim, "Noite Infeliz" é o filmaço do absurdo que faz rir. Imperdível! 

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link.


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: "Noite Infeliz" (Violente Night) 
Classificação: 10 anos
Ano de produção: 2022
Diretor: Tommy Wirkola 
Duração: 1h52
Elenco: David Harbour, John Leguizamo, Beverly D'Angelo e outros

Trailer





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.