domingo, 12 de março de 2023

.: Crítica: "Nada de Novo no Front" vai do sonho ao pesadelo durante guerra


Por: Mary Ellen Farias dos Santos 

Em março de 2023


O incentivo de dar a vida em nome da nação é o que move o jovem alemão Paul Bäumer (Felix Kammerer) a entregar uma assinatura de autorização falsificada dos pais para sair em guerra ao lado de Ludwig Behm (Adrian Grünewald), Franz Mûller (Mortitz Klaus) e Albert Kropp (Aaron Hilmer). "Nada de Novo no Front", filme da Netflix, começa com o sonho colorido de quatro amigos que, no desenrolar, vira um verdadeiro pesadelo sanguinolento por conta da dura realidade daqueles que enfrentaram a Primeira Guerra Mundial, na linha de frente.

 

Diante das atrocidades, os ideais alimentados a respeito do serviço militar são destruído ainda mesmo durante o ingresso quando o jovem Paul recebe vestimentas reformadas de outro soldado, morto em combate. Sem floreios, a produção dirigida por Edward Berger, tem um como diferencial, entre longas do gênero, o modo de retratar a crueldade dos comandantes que optam por defender o próprio orgulho enquanto que as vidas perdidas acabam na insignificância. 

"Nada de Novo no Front" foca as múltiplas situações possíveis que circundam um soldado em guerra enquanto que, do outro lado, os homens de alta patente com roupas limpas e alinhadas, em reuniões, seguem irredutíveis dando ordens para os soldados avançarem nas trincheiras. A produção com roteiro feito por Berger em conjunto com Lesley Paterson e Ian Stokell consegue surpreender. 

Como passar impune à cena em que Paul, ameaçado, esfaqueia repetidamente outro soldado e percebe ter cometido um erro brutal? Entre o desespero de lutar pela própria vida durante os confrontos, aos que sobrevivem com sequelas cabe até mesmo o uso de um garfo para abreviar a despedida dos amigos. No filme de 2 horas e 23 minutos, os horrores da carnificina durante a Primeira Guerra Mundial são realistas e até o desfecho do longa reforçam a estupidez da escolha por confrontos que poderiam ser devidamente negociados. Excelente filme. Imperdível!

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm

Filme: "Nada de Novo no Front" (Im Westen nichts Neues)
Gênero: guerra, drama
Classificação: l6 anos
Ano de produção: 2022
Direção: Edward Berger
Duração: 2h23m
Cinematografia: James Friend
Produção: Edward Berger, Daniel Marc Dreifuss, Malte Grunert
Elenco: Daniel Brühl (Matthias Erzberger), Felix Kammerer (Paul Bäumer), Albrecht Schuch (Stanislaus), Aaron Hilmer (Albert Kropp), Adrian Grünewald (Ludwig Behm), Mortitz Klaus(Franz Mûller), Edin Hasanović (Tjaden Stackfleet), Devid Striesow (General Friedrich), Lesley Paterson, Anton von Lucke (Hauptmann Von Helldorf)
Data de lançamento: 29 de setembro de 2022 (Alemanha)

Trailer



Leia +

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.