sexta-feira, 21 de julho de 2023

.: Crítica: "Barbie" é esteticamente lindo, mas perde a magia até o desfecho


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2023


O tão aguardado filme da "Barbie" está em cartaz no Cineflix Cinemas e vale pela estética, principalmente quando tudo acontece em Barbilândia, além de fazer refletir -e arrancar lágrimas- sobre o que é ser mulher nos dias de hoje. Com classificação indicativa para maiores de 12 anos, o longa dirigido por Greta Gerwig ("Lady Bird: A Hora de Voar") ainda batalha pra quebrar o estereótipo da Barbie e mostrá-la como uma mulher comum. 

Aliás, no ponto dos estereótipos sobre o que é a Barbie e sobre ser mulher, a produção entrega um certo aprofundamento, mas acaba lançando e largando muitas pontas soltas. Isto, não somente na visão de colecionadores da boneca, mas para quem desconhece a história da Barbie e se pega analisando o desfecho escolhido por Gerwig. Começando por detalhes bobos, como o não uso do nome da boneca, Barbara Milicents Roberts -mas o da filha de Ruth Handler- ou por inserir Kens suficientes para as Barbies em cena, sendo que o boneco sempre foi escanteado por meninas, logo ter um ou dois já era suficiente.

"Barbie" tem um texto divertido, debochando até mesmo de bonecos e bonecas descontinuados na linha, o cachorro Tanner -que comia e expelia as mesmas esferas- marcam presença. Há, inclusive, uma Barbie estranha (Kate McKinnon), que sofreu nas mãos de uma criança destruidora, embora digam que a boneca fica daquele jeito quando muito brincada. As peças de roupas colecionáveis e raras também são apresentadas no desenrolar da trama -não no corpo da boneca principal que aliás, até o fim do filme, usa roupas longe do estilo Barbie.

Caso você esteja inscrito no canal do estúdio e siga a página "Barbie The Movie" nas redes sociais, fatalmente, assistiu a cada vídeo liberado. Ao estar diante da telona, muito do efeito surpresa será perdido, mesmo que, no filme, as cenas estejam contextualizadas. Trailers e afins, entregaram muito do filme, sim! Algo que aconteceu recentemente com "The Flash", inclusive.

A Barbie da Margot chora e faz o público chorar facilmente, mas não chega a ser uma atuação de milhões, uma vez que a personagem não brilha o tempo todo. É impossível não se emocionar com os encontros de Barbie e Ruth Handler. Ryan Gosling dá a alma para ser um Ken incrível, sendo do tipo que canta e dança, embora a idade fique evidente em certas cenas. Um ponto alto dele é o número musical. Exibido completo é um verdadeiro espetáculo. Contudo, para quem acompanhou os vídeos liberados no YouTube, também poderá ter a expectativas quebradas -eu vi e revi por vezes a ponto de decorar o refrão. Fuja dos "sneak peaks da vida"!

A trama da Gloria (America Ferrera) com a boneca Barbie não é suficientemente desenvolvida, deixando dúvidas para quem está do outro lado da telona. Por outro lado, é lindo o discurso de Gloria, a mãe de Sasha (Ariana Greenblatt) sobre o que é ser mulher, ainda mais nos dias de hoje. Trabalhando com emoção o efeitos do machismo e a submissão feminina. Há criticidade também quando apresenta os funcionários da Mattel trabalhando dentro de "caixas", tendo na sala dos chefões somente homens. 

Quase tudo no filme é pincelado, inclusive a relação mãe e filha, de Gloria e Sasha. Há bastante superficialidade em "Barbie", mas a maior decepção é o desfecho. Além de encerrar para baixo, leva a boneca para um lado nada interessante, uma vez que a Barbie já é a representação de uma mulher, não uma mulher em si.  O longa da Warner é bom e passa longe de ser um filme para amar em primeiro lugar, ainda que exiba um trecho do musical "Grease". De toda forma, é  sem dúvida, um filme para se assistir na telona do Cineflix Cinemas!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 


"Barbie"Ingressos on-line neste link
Gênero: fantasia. Classificação: 12 anos. Duração: 1h55. Ano: 2023.  Idioma: inglês. 
Distribuidora: Warner Bros. Pictures. Roteiro: Greta Gerwig, Noah BaumbachDireção: Greta Gerwig. Elenco: Margot Robbie (Barbie), Ryan Gosling (Ken), Emma Mackey, Simu Liu. Sinopse: Depois de ser expulsa da Barbieland por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie parte para o mundo humano em busca da verdadeira felicidade.

Trailer



Leia +

.: "Barbie: The Movie" e os seis logotipos da Mattel para a boneca.: Almanaque dos brinquedos: a boneca Barbie e as tipo Barbie

.: Barbie, ex-Lili, miniatura de mulher, faz 63 anos

.: "Barbie The Album" retorna com novo single "Watati" de Karol G

.: Almanaque dos brinquedos: Os irmãos da boneca Barbie

.: A trajetória da boneca de todos os tempos

.: Rei do Rock: Barbie Elvis Presley chega ao Brasil

.: Barbie homenageia ícones femininos no Dia Internacional da Mulher

.: Barbie lança boneca do novo filme Jurassic World: Reino Ameaçado

.: Barbie lança as bonecas Frida Kahlo, Katherine Johnson e Amelia Earhart

.: Barbie traz mais diversidade e lança bonecas com deficiências físicas

.: Canal Photonovelas organiza playlists com Barbies e mais

.: Tudo sobre a boneca Fulla, a Barbie dos países islâmicos e do Oriente Médio

.: Crítica: "The Flash" explica teoria espaço-tempo com espaguete

.: Resenha crítica de "Lady Bird - É hora de voar", indicado ao Oscar 2018

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.